Vistoria do Apartamento: 5 cuidados que se deve tomar

Decorati / Publicado em 18/08/2017

Compartilhe:

Quando se trata da vistoria, quais cuidados devo tomar? O que considerar nesse momento? Quando os clientes não fazem uma vistoria do apartamento bem detalhada, podem aparecer imprevistos no futuro.

Pensando nisso, a Decorati elaborou um guia com algumas dúvidas dos consumidores para checar a metragem, as partes elétrica e hidráulica e, além disso, os cuidados que devem ser necessários nesse momento tão importante.

É necessário que você tenha em mãos alguns instrumentos para realizar tudo da melhor forma possível, tais como a cópia do memorial descritivo (documento que elenca tudo o que o imóvel deve ter, entregue pela construtora na hora da compra na planta), fita métrica ou trena, régua de nível de alumínio, balde, bolinha de gude, esquadro, espelho, lâmpadas e soquete de 110 e 220 v,  máquina fotográfica, cabo de vassoura com uma borracha na ponta (para bater no piso de leve) e carregador de celular (ou outro aparelho elétrico pequeno, como um abajur).

Vistoria do Apartamento: Elétrica

Nesse momento, é necessário verificar se todos os pontos que envolvem elétrica, como os disjuntores, tomadas, campainha e exaustor para banheiro estão funcionando. Afinal, é nesse momento que é necessário validar a qualidade e funcionamento do que está adquirindo.

Vale lembrar que a construtora não entrega o apartamento com luminárias e dificilmente lembram desse item, mas é fácil testar com um soquete e uma lâmpada.

Vistoria do Apartamento: Hidráulica

Nessa fase, é preciso testar todas as pias e bacias e identificar se existe algum vazamento realizando testes. É aconselhável testar os ralos e verificar se tudo está correndo bem. A dica para isso é jogar um balde de água e analisar se o escoamento está ocorrendo da melhor forma.

Vistoria do Apartamento: Contrapiso

Nessa hora, o cuidado é necessário, pois o estado do contra piso determinará a qualidade de onde seu piso será instalado. É fundamental que não existam ondulações e imperfeições.

Vistoria do Apartamento: Medidas

Confira a medida de cada parte da propriedade, incluindo pisos, contrapisos e rodapés. Se na vistoria ficar comprovado que a diferença no tamanho de qualquer dos compartimentos do imóvel é superior a 5%, o dono pode exigir o complemento da área, o abatimento no valor ou rescindir o contrato, como determina o artigo 500 do novo Código Civil.

Vistoria do Apartamento: Portas e esquadrias

Nesse caso, a sugestão é que abra e feche várias vezes as portas e esquadrias. Nessa hora, tem que prestar atenção na parte de ruídos ou se algo está emperrado.

Nos vidros, procure arranhados, amassados ou bolhas. A verificação de uma veneziana é bem prática e importante. Ao apagar a luz do cômodo e fechar a esquadria, é importante que não tenha entrada de luz. Caso seja verificada a passagem de luz entre as folhas e os perfis laterais, significa que por ali também passará água, ar e ruídos, o que está em desacordo com as Normas Técnicas das esquadrias.

 

Não quer passar por situações desse tipo!? Acesse o nosso site!

orçamento-reforma

Confira também na Decorati