Como fazer a instalação da tomada USB? Veja dicas e vantagens

Decorati / Publicado em 09/03/2020

Compartilhe:

As tomadas USB chegaram para transformar as instalações elétricas e facilitar o nosso dia a dia. Ela serve para recarregar diferentes aparelhos com conexão USB que usamos na rotina, como celulares, notebooks e tablets. 

Ter tomadas USB no seu apartamento, além de simplificar a rotina, também deixa seu imóvel mais funcional e moderno, pois ele estará adaptado às suas necessidades e as da sua família. 

Muitos projetos arquitetônicos atuais já estão instalando tomadas USB, oferecendo praticidade e comodidade para os moradores do apartamento.

Para você ficar totalmente dentro desse assunto, fizemos esse texto. Nele, você vai conferir como instalar as tomadas USB e quais são as vantagens de ter essa nova tecnologia  no seu apartamento. 

Como instalar as tomadas USB?

tomadas usb

É importante colocar em evidência que a instalação das tomadas USB pode ser feita por quem já sabe instalar uma tomada normal. Se você não tem essa experiência, o mais indicado é contratar profissionais de confiança para realizar esse serviço

Hoje em dia, existem diversos fabricantes de tomadas USB. Pesquise e escolha a marca que mais te agrada. 

Veja como trocar uma tomada normal pelas tomadas USB da maneira certa e sem esquecer da segurança!

  • Primeiro, desligue a chave geral do apartamento, para evitar possíveis acidentes elétricos 
  • Feito isso, retire o espelho da tomada, o suporte e os fios condutores
  • A tomada USB tem um suporte incluso, que deve ser encaixado nela 
  • É recomendado que você deixe 6mm de fio desencapado para conectar na tomada. Caso você sinta necessidade, corte a ponta dos condutores para fazer uma nova decapagem 
  • Conecte os cabos e faça e aperte-os corretamente
  • Parafuse o suporte e o espelho que veio na compra da tomada
  • Ligue a chave geral novamente e teste a tomada USB

É essencial lembrar da importância de seguir as recomendações do fabricante antes de definir a entrada dos cabos. Também é importante olhar se o equipamento é bivolt antes de comprá-lo. 

Vantagens das tomadas USB

tomada usb

Recarga rápida

Quem nunca precisou que o celular carregasse rápido porque tinha um compromisso urgente? As tomadas USB carregam os aparelhos bem mais rápido do que as tomadas tradicionais, por conseguirem suportar uma quantidade maior de eletricidade. 

Menos consumo de energia 

Justamente por demorar menos tempo para carregar os aparelhos, as tomadas USB consomem menos energia.

O que muitas pessoas fazem também é conectar o celular a outros aparelhos que tem entrada USB para carregá-los, como notebooks e computadores, por exemplo. 

Isso faz com que eles tenham menos eficiência energética, ou seja, eles consomem mais energia para continuarem ligados e carregando outro aparelho ao mesmo tempo. 

Você já deve ter notado que, se você carregá-los dessa forma, eles irão demorar horas para ficarem com bateria 100%, certo? Isso faz com que eles gastem bem mais energia do que o normal, diferente das tomadas USB. 

Carrega mais de um aparelho de uma vez 

As tomadas USB podem ser encontradas facilmente em modelos com mais de uma entrada. Dessa forma, você consegue carregar dois aparelhos ao mesmo tempo sem pressa. 

Instalação simples

Como você pôde perceber no primeiro tópico do texto, instalar as tomadas USB é uma tarefa simples e que não faz sujeira. 

Mais uma vez, ressaltamos a necessidade de contratar um profissional de confiança, caso você não tenha experiência com instalações de tomadas convencionais. 

Versátil e funcional 

É impossível ter apenas um aparelho em casa com entrada USB. Celulares, controles de videogame, câmeras, luminárias, babás eletrônicas, filmadoras e outros utensílios são produzidos com a mesma entrada. 

Essa realidade transforma as tomadas USB em um item versátil e muito funcional, pois ela pode carregar diversos aparelhos que você tem dentro do apartamento. 

Não precisa de cabos 

Com apenas um cabo você consegue carregar qualquer aparelho eletrônico que tenha a entrada USB. Sendo assim, não precisa ficar levando diferentes cabos para os lugares que você frequenta. 

Para quem gosta de comprar aparelhos eletrônicos em outros países, as tomadas USB ajudam muito, já que o plugue do Brasil é diferente. Usando apenas o cabo para carregar, isso não será um problema para você. 

Durabilidade dos aparelhos 

Já falamos disso no texto, mas é bastante comum as pessoas utilizarem o notebook como tomada para carregar celulares e tablets. 

Além de aumentar o valor da conta de luz, essa prática prejudica muito a durabilidade do seu aparelho. Isso porque carregar os celulares nos notebooks faz com que a máquina fique numa temperatura mais elevada, afetando o seu funcionamento ao longo do tempo. 

Esperamos ter ajudado na sua instalação de tomadas USB! Para mais dicas como essas, não deixe de conferir o conteúdo do nosso Blog e Instagram.

Confira também na Decorati