Shaft no apartamento | Descubra o que significa e como ele funciona

Decorati / Publicado em 22/02/2020

Compartilhe:

Quando iniciamos uma reforma no apartamento, é normal ouvir alguns termos dos profissionais especializados e não entender ao certo o que eles significam. Isso já aconteceu com você?

Um exemplo dessa situação é o shaft no apartamento. Se você já ouviu falar sobre ele, mas quer descobrir quais são suas funções, é só continuar lendo esse texto. Entenda essa parte importante da estrutura do seu projeto e não fique com dúvidas!

O que é shaft?

shaft no apartamento

Com presença cada vez mais forte nas plantas dos apartamentos, o shaft é uma abertura vertical na alvenaria por onde passam instalações de extrema importância para qualquer construção. Alguns exemplos são as tubulações elétricas, hidráulicas ou de ar condicionado. 

Ele colabora na decoração, pois deixam os indesejáveis fios escondidos, além de facilitar a manutenção quando ela for necessária. 

É comum encontrarmos o shaft em cozinhas ou banheiros, já que esses são ambientes onde as tubulações estão mais presentes. 

O shaft pode ser projetado de diversas formas, dependendendo do seu objetivo. As mais comuns são com porta dobrável, que facilita o acesso a tubulação, ou cobertos com um painel de gesso acartonado, material que é resistente a água. 

Por que o shaft é importante?

shaft no apartamento

Já deu para entender um pouco qual é a função de um shaft no apartamento, certo? Sua importância está no controle de imprevistos e claro, ser um esconderijo perfeito para fios e tubulações. 

Vamos supor que estourou um cano no seu apartamento ou você teve algum problema com a rede elétrica. Nesses casos, o primeiro passo é entrar em contato com um encanador, eletricista ou outro profissional para cuidar desse problema. 

Quem já passou por esse tipo de situação sabe a quantidade de sujeira, entulho e barulho que esse tipo de serviço gera. 

O shaft auxilia diretamente nesses casos. O profissional que irá fazer o reparo sabe exatamente onde encontrar as instalações do imóvel, sejam elas hidráulicas, elétricas ou de ventilação. 

Para ter acesso aos fios e tubulações, é só abrir a porta ou remover o painel de gesso. Assim que o profissional terminar o serviço, é bem mais simples e limpo colocar a proteção de volta. 

Como projetar um shaft no apartamento?

O projeto de um shaft no apartamento leva em consideração qual o objetivo dele no ambiente e as suas especificações técnicas, além da disposição e fixação dos tubos e fios. 

Antes de decidir colocar um shaft no apartamento, é necessário ter certeza de que o ambiente tem espaço suficiente para comportá-lo. É necessário que a instalação dos dispositivos e o acesso aos equipamentos da tubulação caibam no cômodo de forma confortável. 

Além desses itens essenciais, são aconselhados a instalação de itens complementares, como válvulas redutoras e reguladoras de pressão, misturadores, controle de sistema de combate de incêndios e medidores de consumo de água ou gás. 

Esperamos que nosso texto tenha te ajudado com as suas dúvidas. Se ainda restou alguma pergunta, é só deixar nos comentários. 

Para ver como o shaft funciona na prática, é só assistir esse vídeo do canal Obra Café sobre cozinha corredor, onde o shaft é uma mão na roda!


Para continuar aprendendo ainda mais sobre arquitetura e decoração, não deixe de acompanhar o Blog e o Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati