Quais são os profissionais necessários para fazer uma reforma no apartamento?

Decorati / Publicado em 23/11/2019

Compartilhe:

Que reformar o apartamento dá um trabalhão, todo mundo sabe. Mas também é ótimo ter a sensação de que todo aquele esforço valeu a pena e seu lar está do jeito que você sempre sonhou.

Agora, imagine passar por tudo isso e não ter o resultado que você deseja? Por isso, é tão importante contratar profissionais qualificados e de confiança. 

Vamos te ajudar a ter um apê confortável, bonito e aconchegante com esse texto. Nele, você vai descobrir quais são os profissionais necessários para fazer uma reforma no apartamento. Vamos lá?

Arquiteto 

É com o arquiteto que a sua reforma começa. Sua principal função é projetar os elementos que estarão presentes no ambiente, com base nas suas necessidades, gosto pessoal e orçamento disponível. 

Ele também pode te ajudar a descobrir o que pode ou não ser feito no seu apartamento. Por exemplo, no caso de prédios mais antigos, algumas paredes não podem ser demolidas por serem estruturais e comprometerem o edifício. O arquiteto vai avaliar esse caso na planta e prezar pela sua segurança e bem estar. 

O arquiteto trabalha de três formas diferentes com os seus clientes. A mais conhecida é por projeto arquitetônico, onde o profissional vai projetar os ambientes do apê com todos os detalhes técnicos. Também é possível planejar e fazer um cronograma de obra. 

O profissional também pode oferecer apenas uma consultoria, muito utilizada quando você quer reformar apenas um cômodo e não o apartamento inteiro. Nesse caso, o arquiteto vai te ajudar a escolher os melhores produtos, acabamento e mão de obra, com base nas suas necessidades e gostos pessoais. 

Você também pode contratar um arquiteto para gerenciar a sua obra. Assim, ele vai acompanhar todas as etapas da sua reforma e garantir que o resultado que você espera seja alcançado. 

Para não errar na hora de escolher o seu arquiteto, pesquise muito na internet. Hoje em dia, é bem comum que esses profissionais compartilhem seus projetos em sites pessoais e redes sociais.

Fique de olho na qualidade do serviço e nos comentários, já que lá ficam as opiniões dos clientes sobre aquele profissional.

Designer de interiores 

Muitas pessoas confundem a função de um design de interiores com a de um arquiteto. O serviço de um design de interiores é deixar os ambiente do apartamento funcionais, confortáveis e bonitos, tudo de acordo com a sua rotina. 

Esse tipo de serviço é feito no final da execução do projeto, mas, o designer e o arquiteto podem trabalhar juntos, pois têm funções complementares. 

É o designer de interiores que vai deixar seus espaços com uma boa acústica, temperatura, iluminação, circulação e ergonomia, seguindo suas necessidades diárias.

Além disso, ele cuida de fatores estéticos como combinação de cores, posicionamento dos móveis, entre outros.

Na contratação desse profissional, valem as mesmas dicas que damos para avaliar o trabalho de um arquiteto.

Eletricista

Nem só de estética vive uma obra. A parte elétrica de uma reforma é muito importante, pois, se feita de maneira incorreta, pode comprometer a segurança dos moradores do apartamento. 

Fazer a mudança da parte elétrica com a reforma é uma ótima escolha, porque é bem comum que alguns móveis mudem de lugar, e com isso, as tomadas também. 

Por esses e outros motivos, é essencial contratar um eletricista de confiança, para que você não tenha problemas graves no futuro. 

Lembre-se sempre de comparar o orçamento dos eletricistas e procure por referências de profissionais de confiança de amigos e familiares. 

As vezes, compensa pagar um preço mais caro e ter a certeza de que terá um trabalho bem feito do que pagar barato agora e mais caro no futuro.

Marceneiro

Os móveis são super importantes na hora de definir o estilo de decoração do apê. Também são imprescindíveis no dia a dia. 

Você pode comprar móveis em lojas, optar pelos planejados ou pedir para um marceneiro fazer móveis sob medida

No caso dos sob medida, você ter itens totalmente 100% personalizados. Também é legal porque os preços variam muito de profissional para profissional e é bem mais fácil pechinchar valores direto com os marceneiros. 

Para quem tem móveis de madeira que precisam ser restaurados, esses profissionais também são os mais indicados. 

Assim como os eletricistas, é importante pesquisar com conhecidos por algum marceneiro de confiança. Como os preços podem variar bastante, nossa dica é que você faça orçamentos com três profissionais diferentes para ter uma boa base de comparação. 

Pedreiro 

Pensou que a gente estava esquecendo dele, não é? Não existe reforma sem pedreiro!

É ele o responsável por demolir, restaurar ou construir a estrutura do apartamento. Também sabe manusear materiais como tijolos, cimento, pedras, revestimentos, entre outros. 

Em outras palavras, o pedreiro irá colocar a parte estrutural do projeto arquitetônico em prática.

Muitas pessoas já sofreram muito nas mãos de pedreiros que não tem profissionalismo. É importante ter referências, assim como dos outros profissionais, mas é legal ter alguns outros cuidados. 

Faça um contrato com base na metragem construída, por hora ou dias trabalhados. Para garantir o resultado que você procura, também é necessário fazer o acompanhamento da obra diariamente e ver se tudo está correndo como deveria. 

Pintor 

É comum pensar que, ao contratar um pedreiro, o pintor não é necessário. Mas é aí que muita gente se engana.

Além de pintar e lixar as paredes, esse profissional específico sabe lidar com as tintas e vernizes como ninguém. Também sabe aplicar massa corrida, fazer texturas, aplicar papel de parede, etc.

O pintor conhece as melhores tintas do mercado e sabe muito bem fazer aplicações de revestimentos de acordo com o local escolhido. 

Se você preza por um bom acabamento, não deixe de contratar um pintor para a sua reforma. A contratação precisa dos mesmos cuidados dos profissionais citados acima. 

Agora que você sabe todos os profissionais necessários para fazer a reforma do seu apartamento, temos mais uma dica para você.

Na hora de fazer seu orçamento, não deixe de usar nossa calculadora! Ela vai te dar um orçamento rápido e bem detalhado. Para acessar, é só clicar aqui

E se quiser mais dicas para uma reforma perfeita, é só continuar acompanhando nosso Blog, Instagram e Facebook.

Confira também na Decorati