Como planejar a reforma de um apartamento?

Decorati / Publicado em 12/09/2019

Compartilhe:

É comum que todo mundo que realiza o sonho de ter um apê fique animado com a reforma. Afinal, ela também é uma parte importante dessa realização. 

Mas, por conta desse motivo, muitas pessoas acabam se enrolando com tantas etapas presentes em uma obra. Isso gera muitas dores de cabeça para os futuros moradores do apartamento. 

Para evitar esses problemas, planejar a reforma de um apartamento é fundamental. O planejamento engloba o projeto, compra de materiais, mão de obra necessária, iluminação, entre outras questões estruturais de cada ambiente. 

Confira nesse texto tudo que você precisa saber para fazer o planejamento adequado para o resultado da sua reforma ser perfeito!

Pense nas suas necessidades para cada cômodo

Os cômodos têm uma função diferente e cada pessoa que mora no apartamento pode precisar que algo esteja naquele local para que ele se torne funcional. 

Além disso, é importante pensar em seus objetivos a curto, médio e longo prazo, dependendo do tempo que você pretende continuar morando naquele apartamento. Por exemplo, está pensando em ter ou adotar filhos? Quer trabalhar em casa? Precisa de um cantinho para estudos?

As respostas destas e de outras perguntas vão servir para facilitar o seu planejamento, contratar a mão de obra adequada e formular um orçamento mais assertivo.

Separe as etapas das obras

Agora que você já sabe tudo que precisa, pense no que vai ser reformado no seu apê. Vai ser uma reforma completa ou só em alguns cômodos? O que vai ser reformado?

Ter essas respostas vai evitar muitos problemas no futuro. Não elaborar as etapas da obra pode encarecer seu orçamento e aumentar o tempo da reforma. 

Ao separar as etapas, não esqueça de estipular as datas que você deseja que elas terminem. Tudo tem início, meio e fim, inclusive a sua obra! 

Veja se é possível fazer o que você deseja

Morar em apartamento é bem diferente do que morar em casa. Como o condomínio é coletivo, você precisa verificar as normas de convivência para saber se é possível fazer todos os ajustes que você deseja . 

Para evitar as temidas multas, vale muito a pena conferir os horários disponíveis para reformar apartamentos, uso do elevador, limpeza, etc. 

Avalie o quanto você vai gastar na reforma

Não é segredo para ninguém que uma reforma de apartamento não é barata. Por isso, é muito importante se preparar financeiramente para assumir a responsabilidade de um gasto como esse. 

O primeiro passo é saber o quanto você tem disponível para gastar com a obra. Sabendo disso, é  mais fácil saber quais são os materiais e outros itens necessários na sua faixa de preço. 

Lembrando que, mesmo querendo economizar, é muito importante escolher materiais de qualidade para o seu apê. Muitas vezes, materiais mais baratos rendem menos, vem com defeitos e causam outros problemas, fazendo o barato sair caro.

Caso você não tenha experiência, peça para algum profissional da sua obra indicar os melhores materiais para você. 

Os valores dos materiais e mão de obra podem variar muito de acordo com a região e o local que você os procura. Então, não esqueça de colocar esse item na sua pesquisa também para saber se tudo vai encaixar dentro do seu orçamento. 

Na hora de somar todos os itens, o mais indicado é que você faça em uma planilha do Excel para não se perder. Também será mais fácil de compartilhar seu orçamento com algum profissional, caso seja necessário. 

Não deixe nenhum item de fora. Pisos, revestimentos, pintura, esquadrias, parte elétrica, hidráulica e outros itens também precisam ser calculados para que seu orçamento seja o mais real possível.

Procure por profissionais de confiança 

Quem não conhece algum amigo ou parente que já passou um sufoco com os profissionais responsáveis pela obra? 

Evite passar por esse transtorno pesquisando muito antes de escolher qualquer integrante da sua mão de reforma. 

Na internet, você consegue encontrar facilmente perfis de arquitetos, engenheiros civis, entre outros. Avalie os projetos já realizados para saber se o resultado é aquilo que você espera para o seu apê.

Escolher bons profissionais pode fazer toda diferença no sucesso da sua obra. Por já serem experientes no ramo, eles podem acrescentar o conhecimento deles em todas as fases da reforma, melhorando muito o que você já tinha sonhado para o seu apê.

A importância do contrato 

Ao encontrar os profissionais perfeitos para a sua reforma, é extremamente importante formular um contrato com cada um deles. 

Mesmo que ele seja simples, dentro do contrato de prestação de serviço estará acordado questões de ética, regras do condomínio, formas de pagamento, entre outros pontos que irão dar segurança para você e para os profissionais. 

São muitas etapas, não é mesmo? Imagina que ótimo seria se você pudesse ter uma empresa que fizesse a reforma completa no seu apê? A Decorati pode fazer do seu sonho uma realidade!

Visite nosso site e agende uma reunião com um dos nossos arquitetos!

Confira também na Decorati