Como não errar na hora de pintar as paredes do apartamento?

Decorati / Publicado em 11/12/2019

Compartilhe:

Pintar as paredes do apartamento é uma maneira bem simples de mudar a decoração do seu lar. Um dos motivos para isso é porque você pode fazer por conta própria, sem precisar da ajuda de um profissional. 

Dessa forma, além de economizar uma graninha, você também tem a certeza de que seu apartamento vai ficar do seu jeito.

Mas, pintar as paredes do apartamento não é tão fácil quanto parece. Para não errar nos processos, não deixe de conferir esse texto!

Aqui, você vai conferir o passo a passo para pintar as paredes do apartamento perfeitamente e dicas para evitar erros que podem prejudicar a sua decoração.

Vamos lá?

O que é necessário para pintar as paredes do apartamento?

O primeiro passo antes de colocar a mão na massa é ter todos os materiais necessários para pintar as paredes do apartamento. Até porque não é só de tinta que vive um bom serviço. 

Confira abaixo a lista completa:

  • Rolo de lã de 23cm
  • Garfo para rolo
  • Prolongador ou cabo para rolo de tinta
  • Bandeja de aplicação de tinta
  • Pincel médio
  • Lixa para massa média e fina
  • Espátula
  • Pano
  • Jornal, lona ou papelão para cobrir o piso
  • Desempenadeira de aço
  • Massa corrida
  • Selador acrílico
  • Tinta acrílica na cor da sua preferência, podendo ser fosca, semi brilho ou acetinado 

Além da tinta, outros itens podem ser usados para decorar as paredes dos ambientes. É isso que você irá ver assistindo esse vídeo do Obra Café!

Passo a passo para pintar as paredes do apartamento

Agora que você já tem tudo que precisa para pintar as paredes do apartamento, é hora de conhecer o passo a passo para você não ter manchas ou defeitos na sua pintura. 

Passo 1: Separe os materiais 

Pegue tudo que você precisa para começar o trabalho e deixe em um lugar de fácil acesso. Assim, você não tem que parar toda hora para pegar algo e acabar prejudicando o resultado da pintura.

Outras coisas importantes que não estão na lista por serem opcionais são luvas, fitas adesivas para proteger as quinas e um óculos de proteção.

Passo 2: Preparação para a pintura

Pintar as paredes do apartamento é cansativo. Por isso, você precisa estar preparado para fazer o trabalho de forma mais confortável possível. 

Coloque uma roupa específica ou uma mais velha que você não use mais. A tinta pode acabar sujando a roupa de forma que você não consiga utilizá-la de novo no futuro. 

Feito isso, coloque uma bota de proteção ou um tênis. Dessa forma, seus pés estarão protegidos contra acidentes.

Depois, coloque os óculos de proteção e as luvas para ficar livre dos efeitos dos produtos químicos. 

Passo 3: Prepare o cômodo

Não só você, como também o ambiente que você irá pintar, precisam estar preparados.

Tire todos os móveis, quadros, enfeites, espelhos e cortinas para que eles não se sujem e você fique com espaço livre.  

Pegue o jornal, lona ou papelão e forre todo o chão do cômodo. Prenda as extremidades com fita adesiva para ter certeza de que o forro não irá soltar. Fazendo isso você protege seu piso da tinta.

Os interruptores e tomadas também precisam de proteção. Coloque uma fita crepe mais grossa neles e fique tranquilo. 

O mesmo material deve ser usado para cobrir batentes de porta, rodapés, juntas de parede, esquadrias de alumínio, sancas, rodabancas e rodapés. 

Passo 4: Cuide da superfície 

Essa etapa será mais simples ou mais difícil dependendo do estado da sua parede atualmente. 

Se ela estiver firme e sem muito reboco, use uma lixa mais fina que pode ser de 220 ou 240. Já nas áreas que estiverem mais grossas, utilize as lixas 80 ou 100. 

Também é importante avaliar se há mofo, umidade ou estufamento. Caso você tenha esses problemas na parede, é melhor procurar ajuda de um profissional ou empresa de confiança.

Vá lixando a parede e verificando se a superfície está ficando lisa. Quando terminar, pegue um pano de chão ou uma vassoura para retirar o pó. Para finalizar, passe um aspirador, retirando toda a sujeira. 

Essa etapa é importante pois prepara a parede para receber a tinta. Dessa forma, a cor vai ficar bem parecida com a do mostruário e as paredes ganharão um destaque especial.

Passo 5: Trabalhe a tinta

Em um primeiro momento, essa etapa parece uma receita de bolo, mas é super importante para preparar o material para a aplicação.

Abra a lata de tinta e coloque o material em uma bandeja. Use um misturador para mexer a tinta e adicione água conforme as orientações da embalagem. Mexa de novo. 

Passo 6: Comece a pintura!

Dentro da pintura, existem outros pequenos processos para que o resultado fique perfeito. Confira como pintar as paredes do apartamento do jeito certo.

Aplique o selador 

Abra a lata do selador e comece a mexer o material para que ele fique completamente uniforme.

Feito isso, coloque o selador na bandeja de aplicação e use o rolo de lã de 23cm para fazer a aplicação do produto na parede. Repita o processo em todas as paredes que você deseja pintar em seu apartamento.

Não esqueça de olhar na lata do selador qual é a diluição recomendada pelo fabricante. 

Passe massa corrida

Com uma desempenadeira, passe a massa corrida na parede. A massa corrida é recomendada para ambientes internos e a acrílica para ambientes externos.

É importante ressaltar que esse produto não pode ser diluído. Usar uma espátula vai garantir um melhor acabamento nos cantinhos mais difíceis. 

Dê uma olhada na parede para ter certeza de que não ficaram pedacinhos sem massa corrida. Se o acabamento não estiver perfeito, corrija-o.

O produto precisa secar na parede e esse processo demora de duas a três horas. Quando a massa corrida secar, passe uma lixa para uniformizar a parede, deixando ela bem lisinha. 

O último passo é aplicar o selador por cima da massa corrida para diminuir o consumo de tinta. 

Aplique a primeira demão de tinta

Com a parede devidamente preparada, é hora de aplicar a primeira demão de tinta. 

É necessário ler a embalagem para descobrir se o fabricante recomenda algum tipo de procedimento específico. Assim, fica mais fácil seguir com a pintura da maneira correta. 

Abra a lata de tinta e misture bem, diluindo o produto conforme a recomendação do fabricante. Deixe o produto homogêneo.

Coloque uma boa quantidade de tinta em uma bandeja de aplicação limpa e seca, para que seu produto não fique com nenhum resíduo. 

Aplique a tinta no rolo de lã. Cuidado para não deixar a ferramenta encharcada com o produto. Isso pode prejudicar sua decoração. 

O rolo é o material mais usado para pintar as paredes do apartamento porque os pincéis podem prejudicar o acabamento. Eles podem fazer a tinta escorrer e as cerdas podem deixar marcas caso a ferramenta fique com pouco produto.

Os rolos são feitos com um tipo de esponja e por isso é muito mais fácil espalhar a tinta usando eles. O rolo também pode deixar marcas nas paredes, mas elas são muito mais fáceis de consertar. É só passar mais uma demão de tinta. 

Se você tem pé direito mais alto, um cabo de vassoura pode funcionar como um extensor para aumentar o tamanho do rolo. 

Para aplicação da tinta, a melhor forma é fazer movimentos uniformes e constantes, para que a parede não fique marcada. 

Uma boa opção é fazer a letra N na parede, começando de baixo para cima para aplicar a tinta. Depois, repasse o rolo de forma paralela verticalmente para espalhar o produto. 

Outra ideia é pintar em forma de W. Faça a letra na parede e depois preencha dentro do desenho, formando um quadrado. Repita o processo depois que passar mais tinta no rolo.

Ambas as técnicas vão deixar a sua parede com um acabamento limpo e profissional.

Lembrando que cada quadrado deve ter mais ou menos o comprimento de um braço, ou seja, cerca de 30cm.

Dessa forma, você evita que manchas e outras deformações apareçam porque o acabamento fica bem homogêneo.

Cubra toda a superfície e veja como ficou. Se você gostou do resultado, repita o procedimento em todas as paredes, para que todas fiquem com uma camada uniforme.

Pegue um pincel pequeno para dar um acabamento perfeito nos cantinhos mais difíceis de alcançar. Para garantir uma aplicação perfeita, use o pincel levemente inclinado a 30 graus da parede e siga uma linha reta.

A tinta demora cerca de quatro horas para secar. Aguarde esse período para dar continuidade ao passo a passo.

Uma dica de ouro é olhar o clima com antecedência antes de começar a pintar as paredes do apartamento. Se ele estiver muito quente, pode prejudicar a pintura.

Aplique a segunda demão de tinta

Depois que a primeira demão secar, você pode passar a segunda demão. Não esqueça de olhar novamente as recomendações do fabricante antes de aplicar a tinta e repetir todo o processo. 

Pode ser que você sinta a necessidade de mais uma ou duas demãos, principalmente se for um ambiente externo. Se esse for o caso, repita novamente todos os processos.

Passo 7: Finalize o processo 

Finalmente, você está terminando de pintar as paredes do apartamento. Agora, só falta finalizar o processo. 

É hora de tirar toda a fita que você usou para colar a proteção. Você precisa fazer isso antes da tinta secar.

Antes da parede secar completamente, limpe o rolo, a bandeja, os pincéis, e outros materiais com água corrente. Não esqueça de secar bem antes de guardar para que eles durem por bastante tempo. 

A parede demora de três a quatro horas para secar. Quando isso acontecer, limpe o chão e devolva os móveis e itens de decoração para seus devidos lugares. 

Dicas para não errar na hora de pintar as paredes do apartamento

pintar as paredes do apartamento

Cor no mostruário x Cor na parede

Cores são lindas e podem dar um toque todo especial em qualquer ambiente. Mas, nem sempre as belas tonalidades que vemos nos mostruários ficam boas se forem usadas no ambiente todo.

Tons mais fortes podem causar agitação nos moradores do apartamento e até atrapalhar algumas atividades diárias e as noites de sono. 

Na dúvida, é melhor apostar em tons mais claros e deixar suas cores preferidas para os itens de decoração.

Se mesmo assim você quiser ousar na cor, escolha apenas uma parede com mais destaque no cômodo. Também pense se a tonalidade combina com seu estilo de decoração, com o objetivo do ambiente e com os seus móveis.

Faça testes

Quando compramos a tinta, nem sempre ela vai ficar da mesma cor quando for aplicada na parede. Por isso, é importante testar diferentes tonalidades para acertar o tom.

Em um espaço de cerca de 60cmx60cm na parede, passe algumas demãos, misture com branco, ou até mesmo com outros tons da mesma cor. 

Também vale a pena testar a cor na iluminação natural e a artificial escolhida para o ambiente. 

Bons materiais fazem toda diferença 

Pela lista que indicamos no começo do texto, você já deve estar imaginando quanto essa conta vai dar, certo?

Nossa dica é não economizar tanto com a compra dos materiais, pois essa decisão pode não valer tanto a pena assim. 

Uma boa ferramenta pode tornar seu trabalho muito mais fácil e te ajudar a realizar um trabalho muito mais bonito. 

Os pincéis são ótimos exemplos disso. Se você comprar um bom pincel, verá que ele consegue pegar mais tinta e aplicá-la de uma maneira mais rápida, além de traçar uma linha fina e reta. Sem contar na longa durabilidade de um produto como esse. 

A escolha do pincel prefeito 

Ainda sobre pincéis, escolher o modelo certo pode fazer toda diferença no seu acabamento.

Com a grande variedade desse material no mercado, nossa dica é que você escolha primeiro o acabamento que prefere e depois o pincel. Isso porque o material das cerdas pode mudar o resultado da pintura. Dessa forma, você vai ter o acabamento do jeito que espera e de forma durável. 

Pesquise antes de pôr a mão na massa

Assim como os pincéis, também existem diversos tipos de acabamentos. Alguns exemplos são o plano, o com brilho, acetinado, entre outros. 

Todos eles são lindos, mas nem sempre combinam com o ambiente ou com o estilo de decoração escolhido.

O acabamento plano, por exemplo, não é indicado para locais onde há uma grande circulação de pessoas. Ele absorve muita luz, o que pode deixar o ambiente escuro, além de ser mais difícil de limpar. 

Por esse motivo, é muito importante pesquisar muito bem não só os tipos de acabamentos, mas também os materiais, produtos, e tudo mais que você vai precisar para pintar as paredes do apartamento.

Limpe antes de começar 

Antes mesmo de lixar a parede e passar os produtos recomendados, é necessário limpar a superfície para ter um acabamento profissional. 

Passe água morna e detergente nas paredes. Depois, consertar buracos e imperfeições e proteja maçanetas e outros locais que não vão ser pintados com fita crepe.

Se necessário, peça ajuda

Sabemos que é um passo a passo bem longo e trabalhoso e nem sempre temos a habilidade e tempo necessários para pintar as paredes do apartamento. 

Por isso, se sentir que terá dificuldade em alguma etapa, procure por profissionais ou uma empresa de confiança, como a Decorati, por exemplo. 

Aqui, fazemos a reforma completa do seu apartamento, do projeto até a execução. Confira todos os detalhes sobre o nosso serviço no nosso site!

E se você precisar aprender mais sobre decoração de paredes, confira esse vídeo no canal Obra Café!

Confira também na Decorati