O que posso pendurar na parede de drywall?

Decorati / Publicado em 19/02/2018

Compartilhe:

Com certeza, você já pensou na frase: “Vou pendurar minha TV novinha de 58 polegadas, mas minha parede é de drywall. Será que pode?”

Fique tranquilo! Saber o que pode ou não ser fixado nas paredes de drywall é uma das dúvidas mais comuns de quem está montando um apê. Por isso, separamos uma lista bem prática de tudo que pode ser fixado e como fazer isso com segurança. Confira abaixo!

 Quadros

Por exemplo, um quadro de 5kg que ficará rente à parede pode ser fixado através das buchas de expansão plásticas, conhecidas como buchas borboletas ou guarda-chuva, utilizadas com parafusos metálicos, permitindo que paredes com uma única camada de plástico suportem uma carga de até 15kg.

Antes de adquirir a bucha, verifique se sua parede é composta por uma ou duas camadas de placa, já que isso pode variar na dimensão da bucha.

TVs

No caso de TVs, é necessário definir qual será o tipo de suporte: fixo ou articulado. Vamos usar como exemplo uma TV de 32 polegadas e o suporte articulado em 4 pontos. Para isso, é necessário instalar um reforço metálico ou de madeira entre os perfis da parede de drywall para garantir que o peso seja suportado tranquilamente, já que a TV pesa de 7 a 10kg.

Para esse serviço, o ideal é que se contrate um profissional especializado. Depois disso, é só utilizar a bucha novamente e instalar o suporte da TV.

Prateleiras

Para a fixação de prateleiras de livros ou objetos, geralmente, são dois pontos de fixação, considerando que o peso pode chegar até 30kg. Portanto, precisamos utilizar uma bucha basculante com braço metálico que serão instalados nos montantes da parede. Depois disso, é só apoiar a base da prateleira nos suportes.

Enfim, para pendurar qualquer coisa na parede, você precisa saber 3 coisas básicas, que são:

  1. Peso do Objeto;
  2. Quantidade de furos necessários e a distância entre eles;
  3. O objeto vai ficar rente ou afastado da parede?

A partir dessas informações, conseguimos definir o tipo de fixador e o local de fixação.

Para ter ideia do que pode ser pendurado ou não, é só ter em mente que uma parede de drywall pode suportar até 30 kg sem o uso de reforços. Em situações onde existem reforços, podem suportar até 50 kg por fixador. Então, objetos com carga superior a 50kg não devem ser pendurados nas paredes.

É frequente que as construtoras projetem reforços em pontos estratégicos para cargas elevadas. Por isso, é importante se informar antes de pendurar qualquer objeto pesado na parede.

Passou um pouco o medo de utilizar a parede como apoio? Agora é só colocar tudo em prática!

Confira também na Decorati