Meu pedreiro sumiu!

Decorati / Publicado em 26/11/2017

Compartilhe:

Na obra podem acontecer muitas coisas que causam frustrações e prejudicam o processo de trabalho. Imagina se o seu pedreiro sumir? Devemos ser pacientes e ter cautela no momento da contratação de funcionários.

Essa é uma questão muito delicada e problemática de resolver. Para enfrentarmos da melhor maneira essa situação, o Dr. Decorati vai nos explicar os motivos que podem resultar na falta de profissionais.

1. Distância e meio de transporte

Geralmente, os colaboradores vêm de lugares diferentes da cidade. Por isso, pode acontecer atrasos ou até faltas no trabalho devido a essas condições.

Para tentar evitar essas situações, tente conversar com a pessoa que está liderando a obra para fazer com que ele oriente os outros trabalhadores e procure saber qual o motivo das faltas e atrasos, a fim de solucionar esses problemas.

2. Conciliar outras obras

autor desastres GIF by Alina Sánchez

Todo trabalhador está tentando conseguir o máximo de atividades remuneradas possíveis, já que quanto mais trabalho, mais dinheiro. No entanto, alguns podem não conseguir conciliar todas essas obras simultâneas e acabam esquecendo de uma ou outra ou dando prioridades para as mais convenientes.

Procure saber se esse é um dos motivos e tente encontrar uma solução mediadora ou dispense o funcionário e procure encontrar outro que se dedique o tempo necessário que seu projeto demanda.

3. Falta de equipe

excited power rangers GIF by Nickelodeon

Alguns podem estar desmotivados por não ter uma equipe que colabore para um bom projeto. Levar sozinho uma obra pode ser muito desgastante e requer uma grande responsabilidade e comprometimento, que é muito mais fácil quando as atividades estão delegadas entre várias pessoas e não em uma só para cuidar de todos os processos e questões da obra.

4. Descaso ou irresponsabilidade

kim kardashian married friends GIF

Um outro motivo pode ser a falta de responsabilidade de alguns funcionários, que simplesmente não cumprem suas funções. Por isso, é essencial que sempre quando for contratar a mão de obra, você procure por referências anteriores, a fim de analisar se a pessoa sabe executar o serviço e se cumpre prazos.

5. Acidentes

voo GIF

É possível que algum funcionário falte por algum acidente que aconteceu com ele, tanto na obra ou nas suas vidas pessoais. Para eliminar essa possibilidade de acidente no trabalho, é essencial o uso de equipamentos de proteção individual. Fique atento se isso está sendo feito no seu canteiro ou na sua obra.

Caso você enfrente algum desses problemas, precisa checar se a empresa que você contratou tem a possibilidade de repor o funcionário a qualquer momento.

Agora, se você estiver contratando o profissional autônomo, talvez isso seja mais difícil. Um contrato por escrito contendo descrição da atividade a ser executada, preço dos serviços, prazos para execução, materiais como EPI e forma/datas de pagamento, é uma boa saída, pois formaliza a contratação e já pode espantar maus profissionais.

Confira também na Decorati