Metro white: conheça um revestimento urbano e versátil

Decorati / Publicado em 25/12/2019

Compartilhe:

Poucas pessoas conhecem o Metro White pelo nome, mas com certeza você já viu esse revestimento em algum lugar e achou uma gracinha.

O Metro White surgiu como revestimento das estações de trem e metrô das grandes metrópoles internacionais, como Paris, Londres e Nova York. 

Os tijolinhos brancos são da linha de revestimento subway titles, que em português significa azulejos de metrô. São perfeitos para os ambientes mais úmidos, como banheiro e cozinha, mas também podem ser usados em outros cômodos. 

Com uma pegada mais urbana, se encaixa perfeitamente no estilo industrial. É uma ótima opção para quem já está cansado das tradicionais cerâmicas quadradas.

O Metro White

O revestimento é comercializado em peças de 10cm x 20cm. O Metro White mais usado é o branco, mas também existem vários tons diferentes desse azulejo, como preto, vermelho, amarelo, bege, cinza, azul, laranja, off-white, entre outras. 

Como já mencionamos, o Metro White se adequa muito bem aos ambientes úmidos, como o banheiro ou cozinha. 

Nesses locais, eles podem ser aplicados no box, nas paredes, despensa, bancadas e até na área do peitoral do balcão.

A variedade de cores também ajuda a personalizar os ambientes de forma que a decoração expresse o jeito dos moradores. 

Você ainda pode ousar e aplicar esse revestimento em outros locais do apartamento. Painéis para sala de TV feitos de Metro White ficam lindos!

Também não é difícil combinar esse azulejo com os materiais dos móveis, como madeira, mármore, tintas de cores diferentes, etc.

O rejunte certo 

Na aplicação do Metro White, você pode optar por dois tipos de rejunte. São eles:

Rejunte claro 

Com o rejunte branco, dá a impressão de que não existem divisórias entre os azulejos, remetendo realmente as estações de trem e metrô. A estética fica mais discreta e clean.

Você pode aplicar o revestimento em apenas uma parede ou em todo ambiente. Mas a dica de ouro é usá-lo em paredes de alvenaria, sem outras cerâmicas. A mistura pode causar excesso de informação e pesar na aparência do cômodo.

O branco é uma cor linda e amplamente utilizada na decoração para trazer amplitude aos ambientes menores. 

Para ter esse resultado, principalmente no banheiro, locais cada vez menores nas plantas dos apartamentos, você pode revestir as paredes com o azulejo e optar por móveis coloridos ou no mesmo tom. 

Inclusive, usar uma cor mais forte para as bancadas com o Metro White na parede é uma ótima opção para quem gosta do ambiente mais moderno

Rejunte escuro 

O rejunte escuro faz com que o revestimento da parede vire o centro das atenções da sua decoração. Ele destaca essa área e dá um ar mais retrô e industrial para o ambiente. 

O único cuidado que você precisa ter com esse tipo de rejunte é com a mão de obra. Se o profissional não tiver experiência com o material, os defeitos da aplicação ficarão em destaque. Certifique-se de que está contratando uma empresa de arquitetura confiável.

Para combinar com a personalidade do Metro White com rejunte escuro, prefira móveis mais simples e sem muitos detalhes. Aqui, quanto mais discrição na mobília, melhor.

Também é possível mesclar diferentes materiais nos móveis, mas a decoração ficará mais harmoniosa se eles forem apenas detalhes. Evite mobília feita completamente de madeira, granito, mármore, entre outros. 

Tipos de paginação

  • Tijolinho: Fileira de cima é colocada na metade do azulejo de baixo
  • Tijolinho vertical: A mesma coisa do de cima, só que com junta amarrada
  • Tijolinho diagonal: Aplicados com junta amarrada, em direção diagonal ao chão
  • Espinha de peixe: Imita a disposição dos pisos de taco
  • Alinhado: Cada peça fica exatamente em cima da outra
  • Alinhado vertical: Cada peça fica exatamente ao lado da outra
  • Dama: É só juntar dois azulejos e formar um quadrado. Alterne de forma horizontal e vertical na fileira
  • Escama de peixe: São zig zags, bem parecidos com o espinha de peixe, mas aplicados na vertical e na horizontal

Quanto o Metro White custa?

O Metro White tem um ótimo custo benefício. O valor pode alterar de região para região, além da cor escolhida. 

O revestimento branco é o mais barato, custando cerca de R$50 o m², ou uma caixa. Já o preto pode chegar a R$100 a caixa, por exemplo. 

Além dos benefícios estéticos que já citamos ao longo desse texto, outra vantagem é a facilidade na limpeza. A junta entre as peças é bem fechada, o que evita o acúmulo de sujeira. 

E aí, gostou do Metro White? Se precisar de mais dicas sobre decoração de banheiros, não deixe de assistir o vídeo do canal Obra Café que fala exatamente sobre isso!

Confira também na Decorati