Tudo que você precisa saber sobre MDF

Decorati / Publicado em 26/02/2020

Compartilhe:

Com tantas opções no mercado, fica difícil decidir qual é o melhor material para fazer os móveis sob medida para o apartamento

Uma dos materiais mais utilizados nas reformas da Decorati é o MDF. Ele é bastante versátil por conseguir receber diversos tipos de acabamento e revestimento. Também pode ser usado para confeccionar cadeiras, armários, estantes, mesas e outros tipos de móveis. 

É comum encontrar o MDF como uma das principais opções para os móveis do apartamento, mas você sabe o que a sigla realmente significa? Nesse texto, você vai descobrir tudo que você precisa saber sobre MDF e decidir se ele é a melhor escolha para a sua mobília. 

O que é MDF?

mdf

A sigla MDF quer dizer Medium Density Fiberboard, o que em português significa painel de fibra de densidade média.

O MDF é composto de uma chapa de madeira com fibras de média densidade que são produzidas em um processo de aglutinação, com o auxílio de resinas sintéticas e alguns aditivos. 

Essas chapas são coladas umas em cima das outras com resina e fixadas com pressão. Todo esse processo resulta em uma chapa ou painel de madeira homogêneo e com uma textura suave ao toque. 

Como as placas são homogêneas, elas não possuem nódulos. Essa vantagem possibilita que a madeira seja cortada em qualquer direção, o que resulta em um móvel com acabamento mais elaborado, como entalhes e bordas arredondadas, por exemplo. 

O material também pode ser revestido por diversos materiais. Os mais usados são a fórmica, a pintura e as lâminas de PVC. 

Quais são as vantagens do MDF?

mdf

Para que o MDF tenha o resultado esperado, é preciso extrair uma substância da madeira chamada linina. Ela é responsável por dar resistência e durabilidade para as madeiras naturais. 

O MDF pode ser usado para diversas finalidades, como pisos, móveis, revestimentos de parede, chapas de madeiras, portas, etc.

É bem simples trabalhar com esse material, porque ele não dobra ou racha, além de poder ser escovado com facilidade. 

 A qualidade do material varia de acordo com a marca do fabricante, assim como a sua espessura e outros aspectos. Para que sua peça dure mais, vale bastante a pena investir em uma boa opção no mercado. 

Podemos comparar a qualidade do MDF a uma madeira maciça. A maior vantagem é que você tem um bom material no apartamento pagando muito menos. 

Como fazer com que o MDF dure mais?

mdf

Por mais que o MDF combine muito bem com acabamentos e revestimentos diferentes e seja uma opção de material sustentável, é preciso ter alguns cuidados para que o MDF tenha uma durabilidade maior. 

Cuidado com a umidade 

Se você optar por móveis em MDF na cozinha e no banheiro, é importante ter consciência de que a umidade desses ambientes pode prejudicar o material. 

Para que ele dure mais nesses espaços, evite colocar toalhas e panos molhados em cima dos móveis. 

Cuidado com os produtos de limpeza

Jamais utilize produtos abrasivos para fazer a limpeza dos móveis em MDF. Dessa forma, você evita que o acabamento do material se danifique com o passar do tempo. 

Para limpar a peça, passe um pano umedecido com água e sabão neutro. 

Cuidado com os objetos e itens de decoração 

Não coloque objetos quentes em cima dos móveis em MDF. Altas temperaturas podem deixar marcas na mobília que não saem. 

O peso dos objetos também deve ser levado em consideração, pois muito peso pode afundar, causar irregularidades de tamanho ou até quebrar o móvel. 

Como personalizar um móvel em MDF?

mdf

Uma maneira de economizar com móveis é comprar as peças em MDF cruas, ou seja, sem pintura ou acabamento e personalizar você mesmo. 

Se as peças forem pequenas, você pode pintá-las com tinta acrílica. Mas, em móveis maiores, é melhor investir em uma pintura automotiva para garantir um acabamento melhor. 

Lembrando que, caso você precise de ajuda para fazer sua personalização, não hesite em contratar um profissional de confiança

E aí, já decidiu se o MDF é a melhor opção para os móveis sob medida do seu apartamento? Se ainda está na dúvida, visite o Blog e o Instagram da Decorati! Neles, você consegue encontrar diversas outras referências para a decoração do seu apê!

Confira também na Decorati