Luz natural no apartamento | Saiba como aproveitar e aumentar sua qualidade de vida

Decorati / Publicado em 14/02/2020

Compartilhe:

Nada como ter a luz natural no apartamento! Se bem aproveitada, ela pode deixar seu lar mais aconchegante, cheio de vida e bem-estar, além de abaixar a conta de luz e melhorar a sua saúde. 

Nesse texto, você vai aprender como aproveitar melhor a luz natural no apartamento e entender porque ela é tão importante para as nossas vidas. 

Então, abra suas janelas e venha aprender mais sobre arquitetura e decoração com a Decorati!

Por que a luz natural é tão importante?

luz natural no apartamento

Ela une a economia com a sustentabilidade

Com as contas de energia cada vez mais elevadas, é ótimo conhecer maneiras de tentar diminuir esse valor e economizar um pouquinho, não é mesmo?

Além de beneficiar o seu bolso, utilizar a luz natural no apartamento em grande parte do dia é uma atitude sustentável, pois para que a energia chegue até o seu lar, são consumidos diversos recursos naturais importantes para o ecossistema.

Valoriza a decoração 

Quando está escuro, ligamos a luz para poder enxergar melhor o que está a nossa volta, certo?

A luz natural no apartamento tem o mesmo efeito na decoração. Ela ilumina o ambiente por completo, destacando os detalhes, cores e outros elementos. 

Ah, e se você costuma decorar o apartamento com plantinhas, com certeza elas vão agradecer o uso adequado de luz natural!

Melhora a saúde

Ter mais saúde e uma qualidade de vida melhor irá melhorar muito o seu dia a dia e a sua relação com o seu lar. 

Os raios de sol do tipo ultravioleta B estimulam a produção de vitamina D no nosso corpo, responsável pelo fortalecimento dos ossos e absorção do cálcio. 

Quem passa muito tempo em contato com a luz artificial pode ter carência de vitamina D. Isso traz diversas reações negativas para a saúde e comprova o quanto é importante ter luz natural no apartamento.

Traz bem-estar para as visitas e os moradores

Você sabia que a luz natural pode diminuir a indisposição e a falta de energia pela manhã? Ao entrar em contato com os raios solares, nosso corpo começa um tipo de programação, como se fosse um alerta dizendo que o dia está começando. 

O efeito disso é incrível! A luz natural tem a capacidade de acelerar nossas atividades vitais. Sendo assim, deixamos o repouso de lado e nos entregamos a vontade de fazer alguma atividade ou movimento.

Quando não valorizamos a luz natural no apartamento, causamos o efeito contrário nos nossos corpos. Isso significa que é normal sentir falta de vitalidade e desânimo.

Em casos mais extremos, como nos países do norte europeu, a falta de claridade solar pode causar um tipo específico de depressão chamada SAD (Seasonal Affective Disorder, que em português significa Transtorno Afetivo Sazonal).

Controle da temperatura no apartamento

A luz natural no apartamento vai garantir o conforto térmico independente da estação do ano, além de ser mais um fator econômico. 

No verão, abrir as janelas é uma ótima ideia. A luz natural vai entrar com mais facilidade no ambiente, o que também vai aumentar a circulação de ar no espaço. Assim, se estiver aquele ventinho gostoso no dia, você pode evitar o uso de ventiladores e ar condicionado e economizar ainda mais na sua conta de luz. 

Já no inverno, fechar as janelas não vai impedir que a luz natural entre no ambiente. Isso vai transformá-lo em uma estufa natural, deixando o espaço quentinho e perfeito para ler um livro ou assistir filmes e séries. 

Como aproveitar melhor a luz natural no apartamento?

luz natural no apartamento

Não deixe as janelas acumulares sujeira

Aquelas indesejáveis sujeirinhas nos vidros das janelas podem atrapalhar a entrada de luz natural no apartamento. 

Para evitar que isso aconteça, é só limpar periodicamente o vidro das janelas com produtos específicos e finalizar o processo com uma flanela macia. 

Falando em vidros, o melhor tipo para que a luz natural entre no apartamento da melhor maneira possível é o 100% transparente. Dessa forma, a iluminação ficará sem nenhum escurecimento devido ao material.

Pense na posição dos móveis

Ao colocar móveis perto da entrada de luz natural no apartamento, ele pode acabar impedindo a iluminação de clarear completamente o ambiente. 

Disponibilize os móveis de modo que eles não entrem em contato direto com a luz natural. Assim, você pode aproveitá-la de uma maneira mais eficaz. 

Coloque espelho nos ambientes

Os espelhos são ótimos para valorizar a luz natural no apartamento, além de dar mais amplitude aos ambientes. 

Para ter esse resultado, é só colocar o espelho estrategicamente na parede em frente a janela. Você pode colocar espelhos em diversos cômodos e causar esse efeito em todo o apartamento. 

Cores e materiais que ajudam na iluminação

Escolhendo as cores e materiais certos para os ambientes, você pode mantê-los mais iluminados e arejados. 

Cores claras nos revestimentos, pisos e paredes fazem com que a luz se espalhe pelo espaço, além dessa combinação deixá-lo mais bonito e aconchegante. 

Cortinas ajudam ou atrapalham?

Como já mencionamos no texto, a melhor forma de deixar que a luz natural no apartamento entre é abrindo as janelas. 

Se você tiver cortinas blackout no apartamento, levantar, amarrar ou suspendê-las durante o dia é uma tarefa que precisa entrar na sua rotina. 

A melhor opção mesmo é não colocar cortinas nos ambientes, mas existem alguns modelos que podem ajudar na estrada de luz natural no apartamento. 

As cortinas mais indicadas são as de tecido mais fino, como véu, por exemplo. Dessa forma, você permite que a claridade entre no ambiente sem que o espaço fique a mostra na janela. 

Driblando a posição solar do apartamento

A posição solar do apartamento está relacionada com a intensidade de calor que ele irá receber nos dias mais quentes e se o imóvel recebe iluminação solar suficiente ou não. 

Se você sofre com a falta de luz natural no apartamento, uma boa dica é colocar plantas próximas das janelas e portas. Elas ajudam a captar a luz solar e melhoram a circulação solar no ambiente.

Gostou das nossas dicas? Sabia que o local que mais entra luz natural no apartamento são nos ambientes integrados?

Se está pensando em integrar os cômodos sociais do seu apê, não deixe de conferir as nossas dicas nesse vídeo do canal Obra Café

E para continuar aprendendo mais sobre arquitetura e decoração, é só continuar acompanhando o Blog e Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati