Louças sanitárias | Como escolher os melhores modelos para o seu banheiro?

Decorati / Publicado em 23/03/2020

Compartilhe:

Por não ser um espaço onde ficamos muito tempo, o banheiro acaba sendo deixado em segundo plano na hora de reformar o apartamento. Mas, não podemos negar que quando esse ambiente é bem projetado, encanta os olhos dos moradores e das visitas. 

Umas das peças principais para compor a decoração de banheiro são as louças sanitárias. Para que a estética desse banheiro fique perfeita, você precisa conferir as nossas dicas. 

Nesse texto, você vai saber como deixar seu banheiro mais confortável, aconchegante e cheio de charme usando as louças sanitárias certas. Vamos lá?

Quais são os tipos de louças sanitárias?

louças sanitárias

Antes de saber quais são os tipos de louças sanitárias, você precisa conversar com um arquiteto, engenheiro ou profissional do gênero para descobrir se a sua instalação hidráulica demanda um modelo específico.

Basicamente, as louças sanitárias se dividem em vasos e cubas. Antigamente, o bidê também era utilizado, mas com o uso das duchas higiênicas e o espaço do banheiro cada vez menor, ele foi sumindo aos poucos do mercado. 

Vasos sanitários 

Para saber qual vaso sanitário combina melhor com o projeto do seu banheiro, é necessário levar vários fatores em consideração. 

O vaso sanitário deve combinar com a decoração do banheiro, ser funcional para o espaço e não prejudicar o meio ambiente, já que ele é responsável por economizar água.

Hoje em dia, você consegue encontrar facilmente três modelos de vaso sanitário:

Vaso com válvula de descarga

Ela é a mais conhecida, mas infelizmente a que mais consome água. A válvula de descarga fica na parede e separada da bacia. Por conta disso, ocupa menos espaço do que os outros modelos. 

O modelo em si é mais em conta em comparação aos outros, mas sua instalação é bem complicada justamente porque a descarga é embutida na parede. 

Sua maior vantagem é ser menor. Ideal para banheiros pequenos, sua grande desvantagem é o consumo exagerado de água, podendo gastar até 14 litros de água por descarga. 

Vaso com caixa acoplada 

Um pouco mais cara do que o modelo acima, o vaso com caixa acoplada traz uma estética inovadora para o seu banheiro.

A economia de água é outro grande benefício. A válvula de descarga menos água e ainda conta com acionamento duplo, um de 3 litros e outro de 6.

Caso você tenha algum problema com a sua peça, a manutenção dela também vai ser mais barata. Isso acontece porque a caixa fica fora da parede, mas esse mesmo fator impede esse tipo de vaso sanitário ser colocado em banheiros muito pequenos.

Vasos sanitários suspensos

É o modelo mais caro entre os três tipos de vaso sanitário. Ele é perfeito para ambientes menores, já que a descarga também fica dentro da parede. 

O nome suspenso está relacionado ao fato da peça não ter pé, dando a sensação de que ela estão flutuando.

Depois de você escolher o modelo que mais te agrada, contrate um encanador de confiança para realizar a instalação da sua peça. Caso tenha dificuldades em escolher, ele também pode esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a decidir o melhor custo benefício.

Cubas

Existem diversos modelos de cuba disponíveis no mercado. O que vai determinar qual tipo é o melhor para o seu caso é o tamanho da peça e do seu banheiro.

Levar os espaços em consideração com certeza vai deixar seu ambiente mais aconchegante e organizado.

A escolha da cuba certa é importante pois, devido a grande variedade de modelos, formatos e cores, elas se transformaram em objetos de decoração para o banheiro. Confira alguns modelos abaixo. 

Cuba de apoio 

Como o próprio nome já diz, as cubas de apoio são aquelas instaladas sob a bancada. Isso faz com que elas tragam mais leveza ao espaço e fiquem perfeitas em banheiros pequenos. 

Cuba de sobrepor

Esse modelo é encaixado na bancada e as bordas se sobressaem. Você pode encontrar uma infinidade de formatos de cuba de sobrepor, desde as redondas, quadradas ou ovais. 

São simples de instalar e a torneira deve ser inserida na bancada.

Cuba de semi-encaixe 

As cubas de semi-encaixe têm esse nome porque tem apenas a parte de trás instaladas na bancada. A parte da frente se sobressai do móvel.

Elas são ótimas para deixar o banheiro e lavabo mais elegante e podem ajudar na estética de espaços com pouca profundidade. 

Cuba de embutir 

Esse modelo é instalado embaixo da bancada. Sendo assim, todo seu acabamento fica escondido dentro do móvel.

Para quem tem uma rotina bem corrida, a cuba de embutir facilita a limpeza do dia a dia, já que é só enxaguar a bancada e jogar a água na pia para fazer a manutenção. 

Cuba de parede

Elas podem ter bancada ou não e são instaladas na parede. Caso escolha ter bancada, opte por vidro ou materiais que não sejam tão pesados. 

Cuba montada

A cuba e a bancada se transformam em uma peça única. É ótima para quem quer causar um efeito visual bem diferente na decoração do banheiro ou lavabo. 

Cuba de coluna

Mais um modelo de cuba que fica maravilhoso em banheiros pequenos. O diferencial dessa  peça é que ela não tem gabinete e nem tampo.

A cuba de coluna era muito usada antigamente, mas hoje em dia existem modelos bem atuais e modernos. 

Dicas para escolher as louças sanitárias

louças sanitárias

Analise as instalações hidráulicas 

De nada adianta escolher lindas louças sanitárias sendo que as suas instalações hidráulicas não podem recebê-las. 

Antes de comprar suas peças, dê uma olhada nos tubos de conexão, mangueira, sifão e não esqueça de medir o espaço do ambiente.

Fazendo isso você garante que todas as peças que você comprar estejam de acordo com as suas instalações. 

Leve a ergonomia do banheiro em consideração 

Na decoração do banheiro, conforto e ergonomia andam lado a lado. Para que isso flua corretamente deixe um espaço de no mínimo 30cm entre o vaso, a pia, lixeira e papelaria. Assim, você garante um bom espaço para circulação de pessoas no ambiente. 

Harmonia na decoração 

Não é todo mundo que tem espaço de sobra na decoração para colocar objetos decorativos cheios de personalidade no local. Por isso, as louças sanitárias são responsáveis por ditar o estilo do ambiente. 

Para deixar sua decoração harmoniosa, escolha pia, vaso e cuba que combinem entre si. Pense também em qual estilo você mais gosta e traga ele para o banheiro. Você pode optar por peças mais clean e deixar o espaço leve ou ousar e trazer modernidade ao seu ambiente. 

Não priorize apenas a estética, como também as marcas das peças que você está escolhendo. Assim, você garante seu belo visual por mais tempo.

A cor certa 

O branco é a cor mais utilizada para as louças sanitárias. O tom remete a limpeza e fazem parte de um estilo mais clássico. 

Porém, as louças sanitárias pretas estão ganhando espaço no mercado e são ótimas para quem prefere um visual mais moderno e elegante nesse ambiente.

Nesse caso, o único cuidado que você precisa tomar é não sobrecarregar na decoração do ambiente. A dica é colocar tons mais claros na parede, como o próprio branco. Tons amadeirados também combinam perfeitamente com o preto.

Limpeza em dia 

Deixar o banheiro e lavabo sempre limpos é essencial. Caso você opte por louças sanitárias esmaltadas, a limpeza pode ser feita com detergente neutro, desinfetante, esponja e pano macio. Como esse material não deixa a sujeira impregnar na superfície, a limpeza fica bem mais simples. 

Para que as suas peças durem bastante, evite produtos abrasivos que podem danificar o material, como ácidos e palhas de aço. 


Já decidiu quais louças sanitárias você vai comprar? Para saber como decorar os outros ambientes do seu apartamento, é só continuar no Blog e Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati