7 dicas para você manter sua lavanderia organizada

Decorati / Publicado em 05/11/2019

Compartilhe:

Cada vez menores nas plantas dos apartamentos, a lavanderia é um ambiente que é sempre deixado de lado na hora de decorar o lar. 

Mesmo que seja simples fechar a porta e deixar esse cômodo todo bagunçado sem que ninguém veja, hoje em dia existem diversas formas de deixar a lavanderia organizada e funcional. 

Se você está sentindo que precisa de ajuda para manter sua lavanderia organizada, você abriu o texto certo. Com as nossas dicas, não tem como as coisas ficarem fora de ordem!

O primeiro passo 

Antes de colocar a mão na massa e transformar seu espaço em uma lavanderia organizada, é necessário saber o que você precisa organizar. 

Faça uma lista com todos os objetos que você deseja comportar nesse ambiente. Dessa forma, você tem uma noção muito melhor de quanto espaço precisa para cada coisa e ficará mais fácil organizar tudo. 

Cuidado com os objetos 

lavanderia organizada

Pode parecer óbvio, mas, quanto menor a lavanderia, fica cada vez mais importante que cada coisa tenha o seu devido lugar, principalmente se tratando de objetos usados diariamente. 

Uma dica super importante é separar os objetos por categoria. Para diferenciá-los, você pode usar uma prateleira ou armário. 

Se seu espaço for reduzido, use e abuse das caixinhas organizadoras. O ponto positivo delas é que você pode separar os itens por categoria ou por frequência de uso, deixando os que você usa com mais frequência em um lugar mais acessível. 

Para objetos maiores, como a tábua de passar, por exemplo, é legal pensar em formas específicas de otimização de espaço. Ela pode ser dobrável ou então pendurada atrás da porta por um ferro. Também há a opção de guardá-la em móveis laterais ou gabinetes. 

Todos os espaços são importantes

Muitas vezes, não aproveitamos os espaços aéreos da lavanderia, justamente por não fazer o planejamento desse ambiente. Para quem tem pouco espaço, esse pode ser um erro que vai tornar difícil manter a lavanderia organizada. 

Você pode usar armários, prateleiras e nichos para aproveitar esse espaço e deixar os itens organizados de formas mais simples. 

As prateleiras são mais simples de estruturar na lavanderia e elas podem te ajudar de diversas formas. Você pode colocar uma prateleira próxima a máquina de lavar para colocar cestos e dividir a roupa limpa e suja. 

Em cima do tanque também é uma ótima pedida. Nelas, você pode colocar tudo que você precisa para lavar as roupas, como esponjas, escovas, sabão em pó, prendedores, etc. 

Falando um pouco sobre o material das prateleiras, o ideal é que elas sejam de madeira maciça. Esse tipo de madeira pode ser molhado e é mais resistente. 

Mas, se você quer economizar e não vai deixar as prateleiras perto do contato com a água, pode apostar no MDF

Outra opção são as prateleiras de vidro, feitas especialmente para quem quer investir e ousar na decoração da lavanderia. 

Os famosos ganchinhos 

Os ganchinhos são ótimos para pendurar vassouras, rodos e afins. Assim, eles ficam escondidos e não atrapalham a circulação na lavanderia. 

Além de serem bem baratinhos, hoje em dia existem diversos modelos de ganchos ou suporte de paredes para você escolher qual combina mais com a sua decoração. 

Móveis com rodinha 

Optar por móveis com rodinha pode facilitar sua rotina de uma forma inimaginável. Eles ajudam na organização, otimização de espaço, podem ser multifuncionais e não dificultam a limpeza do ambiente. 

Para limpar a lavanderia, é só usar as rodinhas para mover o móvel de lugar. Ele também pode servir de várias formas, como armário, suporte para objetos, entre outros. 

O dilema do varal 

Muitas pessoas têm dificuldade em achar o varal ideal para suas lavanderias. Existem algumas dicas bem legais para quem mora em apartamento e sofre com espaços apertados. 

Escolha varais que possam ficar perto da janela, assim, fica mais fácil secar as roupas. Os varais de piso podem ser muito úteis para quem tem pouco espaço, pois eles podem ser dobrados e guardados quando ninguém estiver usando. 

Se você não é adepto de passar as roupas, ter um varal com cabideiro imbutido pode facilitar a sua vida. Isso porque, ao retirar as roupas que amassam com mais facilidade da máquina, você pode pendurá-las no cabideiro para que fiquem menos amassadas.

Cestos de roupa são super úteis 

Os cestos são os melhores amigos de uma lavanderia organizada. Eles são responsáveis por abrigar as roupas e ajudar na sua lavagem. 

Você pode usar um ou mais cestos e escolher o modelo que mais te agrada. Hoje em dia, existem até cestos dobráveis que podem ser guardados quando você não estiver precisando deles. 

Viu como manter sua lavanderia organizada pode ser mais simples do que você pensava? Para conferir mais dicas sobre decoração e organização, é só continuar conectado ao Blog da Decorati, nosso Instagram e nosso Facebook!

Confira também na Decorati