Espelhos: ampliando e valorizando ambientes

Decorati / Publicado em 19/09/2019

Compartilhe:

Hoje em dia, é muito comum que os apartamentos sejam cada vez menores. Por conta disso, técnicas para ampliar ambientes estão em alta. 

Uma delas é o uso de espelhos no cômodo. Se colocados corretamente, eles podem deixar o ambiente com um ar mais sofisticado, bonito, e claro, bem mais espaçoso. 

Confira algumas dicas de como usar os espelhos para ampliar a valorizar os cômodos do seu apê.

Valorize a iluminação

espelhos

Além de aumentar a percepção de espaço, o espelho também dá uma sensação de profundidade muito maior. Isso acontece porque os espelhos refletem a luz natural e a artificial, aumentando a iluminação do ambiente

Para conseguir esse resultado, aposte nos espelhos grandes. Eles podem ser usados em peças ou até mesmo para revestir toda a parede ou móveis, como portas de armários ou guarda-roupas, por exemplo. 

Colocar um espelho em um cômodo com um lustre também fica incrível. Ele vai refletir a luz emitida e vai espalhá-la no ambiente.

O único cuidado que você precisa ter é não refletir a luz com objetos com lâmpada aparente, pois ela pode ofuscar os olhos.  

Móveis com espelho fazem toda diferença

espelhos

Agora, se você não tem muito espaço para colocar espelhos grandes no apartamento, preste muita atenção nessa dica!

Móveis revestidos com espelhos aumentam o ambiente, além de dar um toque de modernidade e beleza no cômodo. 

Você também pode colocar espelhos no fundo de alguns móveis. Fazendo isso, você consegue aumentar a sensação de profundidade do ambiente e equilibra o peso do móvel. Todos os objetos que ficarem na frente do espelho irão ganhar destaque na decoração. 

Cuidado onde colocar o espelho na sala de estar. Evite aplicar o espelho atrás da TV. Ele irá refletir a luz da tela, tirar a atenção de quem está assistindo e cansar os olhos. 

Use a moldura do espelho como decoração do apê

Existem inúmeros tipos de moldura de espelhos. Cada uma delas é perfeita para se adequar aos tipos de decoração, e claro que o estilo escolhido para o seu apê não iria ficar de fora. 

Se você adora cores ou objetos decorativos com mais personalidade, escolha uma moldura mais simples e com formatos mais discretos. Para ambientes mais clean, escolha um tom que você goste e use a moldura para dar um toque de cor no seu cômodo. 

Falando sobre materiais, para cômodos mais aconchegantes, use molduras de madeira. Os modernos pedem molduras de metal. Ambientes que recebem menos atenção podem receber espelhos com moldura em ferro ou madeira. 

O formato certo também faz toda diferença. O espelho quadrado fica ótimo em locais com decoração mais formal, retangulares para pequenos ambientes e os redondos e os de formato irregular são ótimos para estilos mais modernos e descontraídos.

Os espelhos grandes são perfeitos para trazer o toque de requinte que faltava no seu cômodo. Os pequenos não dão tanto a sensação de amplitude no ambiente e os médios dão um aconchego a mais no local.

Una o útil ao agradável 

Quem nunca sentiu falta de um espelho para dar aquela ajeitadinha básica antes de sair de casa? 

Geralmente, o hall de entrada é um cômodo que recebe pouca ou até mesmo nenhuma atenção na hora de decorar o apartamento. Você pode colocar um espelho com uma moldura linda que combine com a decoração do apê para atrair todos os olhares para aquele cantinho. 

Detalhes merecem atenção 

Por mais que o espelho seja um grande aliado da decoração, eles podem se tornar verdadeiros inimigos da beleza se forem usados da forma errada. 

Por exemplo, imagine um espelho lindo na sala ou no quarto, mas que está refletindo o banheiro? Ou a pia cheia de louça para lavar? Já estragou a decoração do ambiente. 

A dica de ouro é fazer com que o espelho reflita uma parte do ambiente que você quer que ganhe destaque. Coloque esse objeto na frente do espelho para garantir esse resultado.

Cuidados com o espelho no quarto 

espelhos

É necessário um planejamento antes de colocar o espelho em algum ambiente. No quarto, por exemplo, algumas pessoas se incomodam em deixar o espelho na frente da cama. 

Se você também não se sente a vontade de ter um espelho aplicado dessa maneira, é possível aplicá-lo atrás da cabeceira, em cima de criados-mudos ou na porta dos armários e guarda-roupa. 

Use o tamanho do ambiente a seu favor

Ambientes maiores também podem ser valorizados com o espelho. Coloque ele no alto da parede, com a parte superior um pouco inclinada. Essa técnica melhora a iluminação do cômodo e o torna mais aconchegante. 

Espelhos pequenos e paredes grandes não combinam. É muito provável que eles fiquem avulsos na decoração e não cumpram com seu objetivo.

Nesses casos, use o espelho junto com outros objetos de decoração, como quadros, para formar um mosaico e deixar o estilo mais harmonioso. 

E por último, lembre-se: espelhos na vertical para ambientes com pé direito alto e na horizontal para locais com pé direito baixo. 

Não coloque muitos espelhos no ambiente

espelhos

Mesmo melhorando tantos pontos no ambiente, usar muitos espelhos pode acabar com a sua decoração. Por isso, é importante lembrar de colocar apenas um espelho em cada cômodo e escolher uma parede para ganhar esse destaque. 

Cômodos que não combinam com espelhos

Home office, escritórios e salas de estudo são ambientes que não necessitam de espelhos. O motivo é que todas as atividades que fazemos nesses locais demandam atenção e o espelho tira nosso foco com muita facilidade.

Segurança em primeiro lugar

espelhos

Todo mundo já viu espelhos pendurados com apenas um prego, certo? Essa prática é totalmente equivocada e não traz segurança para os moradores do apê. 

Cada ganchinho atrás da moldura do espelho precisa de um prego único. Dessa forma, o objeto vai ficar totalmente fixado na parede e você vai evitar muitos acidentes.

Agora que você virou um expert em espelhos no apartamento, não esqueça de conferir outros conteúdos sobre arquitetura e decoração no nosso Blog, Instagram e Facebook.

Confira também na Decorati