As melhores dicas de iluminação

Decorati / Publicado em 08/10/2019

Compartilhe:

Muitas pessoas não dão a devida importância para a iluminação na hora de pensar na decoração do apartamento. Mas, essa atitude é um erro que não pode passar despercebido. 

Sem a iluminação adequada, detalhes bem legais do seu lar não vão ficar em evidência, além do conforto e a experiência que você terá em morar no seu apê ficarem a desejar. 

Para você não passar por esse problema, é só continuar lendo esse texto e descobrir as melhores dicas de iluminação. 

Pense na sensação que você quer transmitir em cada ambiente

dicas de decoração

Você sabia que a cor da luz pode mudar totalmente a percepção que você tem daquele cômodo?

As luzes amarelas dão mais aconchego, mas para lugares que necessitam de mais concentração, as luzes brancas são ideais. 

A posição da luz também é importante

Dependendo de onde a luz ficar posicionada, ela vai dar outro ar para o ambiente. Você pode optar por uma luz centralizada, lateral, entre outras. 

A mais comum é a iluminação central, pois ela espalha luz por todo o cômodo. Mas, fique a vontade para ousar e escolher a melhor opção para o seu apê. 

A luminária certa faz toda diferença 

dicas de iluminação

As luminárias, além de trazer a iluminação que o ambiente precisa, também é um item de decoração. Isso quer dizer que o formato, a cor, o tamanho e o material precisam estar dentro do estilo que você escolheu para aquele cômodo. 

Outro fator que também deve ser levado em consideração é que o tipo de luminária que você escolher pode favorecer ou não a funcionalidade da lâmpada. Caso tenha dúvidas nessa parte, um arquiteto pode te ajudar a tomar a melhor decisão

Escolha além da iluminação central 

A iluminação central é ótima, mas usar luzes em alguns pontos específicos pode destacar itens importantes e dar mais personalidade ao ambiente. 

Aposte nas luzes instaladas no forro de gesso, luminárias no chão, abajures, arandelas e fitas de LED. 

A iluminação certa ajuda no dia a dia

dicas de iluminação

A luz certa no lugar certo pode facilitar diversas tarefas que fazemos em nossas rotinas sem que a gente perceba. 

Por exemplo, uma luz forte no centro e algumas luzes mais fracas nas laterais do ambiente podem favorecer um momento de leitura, estudo ou até mesmo uma conversa. 

A luz central precisa de luzes de apoio nas laterais. Fazendo isso, você irá garantir a funcionalidade do seu ambiente. 

E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser saber mais sobre o assunto, é só conferir o vídeo sobre tipos de lâmpada no canal Obra Café!

Confira também na Decorati