Como demolir paredes no apartamento sem danificar a estrutura?

Decorati / Publicado em 07/03/2020

Compartilhe:

Hoje em dia, com as plantas cada vez mais parecidas, é normal pensar em demolir paredes no apartamento. Afinal, o conceito aberto com ambientes integrados é uma tendência muito forte na arquitetura atual. 

Integrar sala, cozinha e varanda no mesmo espaço é o sonho de muitas pessoas. Para saber se isso é possível no seu caso, é preciso saber como demolir as paredes no apartamento sem danificar a estrutura, já que algumas delas podem ser estruturais e prejudicar o prédio como um todo. 

Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o assunto para ter o layout que você sempre quis no seu apê!

Quais são os tipos de parede?

demolir paredes no apartamento

Em São Paulo, a grande maioria dos prédios possuem dois tipos de parede em sua construção:

Parede de alvenaria estrutural 

Também conhecido como sistema de paredes autoportantes, as paredes de alvenaria estrutural são responsáveis por manter o prédio em pé, como o próprio nome já diz. 

Por conta disso, elas dificilmente podem ser demolidas. Mesmo que você consiga demolir paredes no apartamento, você terá algumas dificuldades em alocar pontos hidráulicos ou elétricos, pois não é recomendado rasgar esse tipo de estrutura. 

Sistema construtivo convencional 

Composto por vigas, lajes e pilares, esse sistema permite demolir paredes no apartamento sem danificar a estrutura do imóvel. 

Esse sistema tem sua estrutura em pilares ou colunas. As vigas são travessas que ficam apoiadas em cima dos pilares e a laje nada mais é do que um tipo de piso que fica em cima das vigas. 

Nesse caso, as paredes têm a função de segmentar um ambiente, permitindo que elas sejam demolidas. Mesmo assim, é necessário contratar um arquiteto ou engenheiro para fazer um estudo de impacto no imóvel. 

Isso deve ser feito porque, quando muitos moradores decidem demolir paredes no apartamento, pode ser que as paredes comecem a apresentar trincas por sobrepeso.

As trincas são causadas porque as paredes de vedação estão se acostumando a ficar sem as outras paredes que ajudavam na estrutura, mas é preciso cuidar para que elas não se transformem em rachaduras ou fissuras maiores. 

Como saber se posso demolir paredes no apartamento?

demolir paredes no apartamento

Fizemos um passo a passo para você não ter problemas com essa questão. Confira!

Passo 1: Contrate um profissional de confiança 

Apenas um arquiteto ou engenheiro poderá te dar certeza se demolir paredes no apartamento é a melhor decisão para o layout do seu imóvel.

Fazendo isso, você garante uma reforma muito mais segura para você e os outros moradores do prédio. 

Todos os documentos da obra estarão em dia, já que esses profissionais podem emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que precisa ser registrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Esses documentos são extremamente importantes, pois garantem que o profissional tem capacidade para assumir a sua reforma. 

Passo 2: Informe o síndico 

Cada condomínio tem a suas normas e uma ótima dica é conhecê-las antes de começar a reforma no seu apartamento. 

O síndico do prédio pode solicitar os documentos mencionados no passo 1. Também é melhor informá-lo da obra antes que ela comece. 

Conversar com o síndico é ótimo porque ele conhece todas as paredes estruturais do prédio. Mostre para ele o seu projeto antes de colocar as mãos na massa e tenha mais uma certeza de que não irá demolir nenhuma parede estrutural do prédio. 

Passo 3: Começando o projeto 

O engenheiro ou arquiteto responsável pela sua obra irá avaliar a planta do seu apartamento antes de começar a fazer projeto. 

Ele também irá procurar vigas, pilares, estruturas de concreto, além dos dutos de energia, água, gás, telefone e televisão.

Para identificar esses pontos, o profissional pode fazer um corte na argamassa em toda a largura da parede ou usar um aparelho de raio X que consegue analisar a densidade dos materiais usado na construção da parede. 

Depois, você está livre para poder fazer o projeto arquitetônico da forma que sempre sonhou!

Está pensando em ter uma sala integrada no seu apartamento? Veja esse vídeo do canal Obra Café e descubra se vale a pena ampliar a área social ou não. 

E para continuar aprendendo cada vez mais sobre arquitetura e decoração, não deixe de conferir o Blog e Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati