Tudo sobre decoração | Conheça os principais estilos

Decorati / Publicado em 26/01/2020

Compartilhe:

Novo ano, vida nova, certo? Nada melhor do que começar esse ciclo com o pé direito: trocando a decoração do apartamento. 

Se reformar o apê está na sua lista de metas para esse ano, você não pode deixar de conferir esse texto. 

Aqui, você vai saber quais são os principais estilos de decoração, tendências e dicas de como escolher qual é o melhor modelo para você e todos os moradores do apartamento. 

Pronto para decorar seu apê? Então, vamos lá!

Quais são os principais estilos de decoração?

Decoração clássica

decoração

O estilo clássico está na moda há vários anos. Fundado pela arquitetura romana e grega, é caracterizado pela elegância e sofisticação. 

Para que a decoração clássica fique bem legal no seu ambiente, é melhor que ele seja mais amplo e alto. Essa é uma dica de ouro, pois os móveis e as peças que compõe esse estilo costumam ser maiores e mais robustas. 

Madeira em tons mais escuros fazem parte do estilo clássico. Opte por móveis feitos em mogno, nogueira, cerejeira, entre outros. Esse tom de madeira combina muito bem com o branco e os tons pastéis usados na decoração, valorizando a beleza e os detalhes. 

O mármore também aparece bastante em banheiros e cozinhas clássicas. Lembra da madeira com o branco que mencionamos? Essa combinação fica linda com o mármore também. 

Invista em papéis de parede com estampas florais, padronizadas ou listradas, molduras douradas e acabamentos nas colunas, rodapés e arcos. 

As cores desse estilo são os tons pastéis misturados com o vermelho, verde esmeralda, azul marinho e preto. O dourado, prata, bronze, castanho, creme e bege podem ser usados nas paredes, tecidos e itens de decoração. 

Para a decoração das paredes, use obras de arte antigas, retratos, natureza-morta e tapeçarias. Os outros itens de decoração podem ser cristais, porcelanas, bustos, candelabros, livros, lustres, arranjos de flores e espelhos com molduras ornamentadas. 

Você deve apenas tomar cuidado com a composição de itens dentro do estilo clássico, para garantir que a sua decoração tenha harmonia. 

Decoração retrô 

decoração

O estilo retrô é cheio de personalidade, dinamismo e impacto visual. Sua maior característica são móveis e itens de decoração que remetam às décadas de 1950 até 1970.

Nessa decoração, você consegue ousar um pouco mais nos formatos e cores, usando o dia a dia objetos que normalmente serviriam apenas para decorar, como as linhas retrôs de alguns eletrodomésticos. 


Também é permitido usar bastante formas geométricas, abstratas, estampas florais e xadrez e algumas texturas, como o veludo, plástico e vinil. 

As cores mais usadas no estilo retrô são o laranja, amarelo, rosa, azul e a clássica mistura do preto, branco e vermelho. Nem todas as cores ficam bonitas juntas como essas três, então cuidado na hora de combinar os tons nesse tipo de decoração.

Os móveis têm algumas características em comum, como os pés palito, superfícies lisas e brilhantes e com pouca altura. Os sofás são mais compridos e as poltronas arredondadas.

Você também pode usar diversas decorações na parede, como quadros, ilustrações, espelhos de diferentes formatos e tamanhos, fotos e tudo que sua criatividade permitir.

Uma boa dica para esse estilo é usar uma cor clara nas paredes e deixar as cores mais fortes por conta dos itens de decoração. 

Decoração boho

A palavra boho vem da expressão bohemian. É por isso que esse estilo tem diversas referências ciganas, boêmias, orientais, hippie e étnicas.

O estilo boho mescla estilos exóticos, várias estampas e tem um ar mais rústico, mas sem perder a delicadeza. 

Esse tipo de decoração ganhou uma versão mais contemporânea nos últimos anos e se transformou em uma grande tendência. O chamado boho chic traz o aconchego e o requinte unidos em um ambiente. 

Para ter esse estilo na decoração do seu apartamento, use cortinas, almofadas, pendentes e outros detalhes. O que mais importa no boho chic é ter um ambiente livre, despojado, coloridos e bem personalizado, com itens de viagens que você fez, artesanatos e outros objetos bem pessoais. 

Decoração noir 

decoração

O estilo noir é perfeito para quem gosta de uma decoração mais básica, mas ao mesmo tempo elegante e sofisticada. 

O preto e outros tons escuros são usados nos móveis, nos itens de decoração e na madeira, tudo para fazer contraste com os tons claros aplicados nas paredes.

Outros tons também podem ser usados. Cores terrosas ficam lindas em detalhes, como almofadas e tapetes. 

O branco e o preto dão um ar mais sério ao ambiente, que pode ser quebrado com tons clean. Dessa forma, seu espaço vai ficar bem moderno e aconchegante. 

Decoração industrial 

decoração

O estilo industrial ganhou muito espaço nas tendências de decoração, por ser simples, funcional e fácil de decorar. 

Por mais que pareça um movimento moderno, ele surgiu nas décadas de 50 e 70, em Nova York. A inspiração veio das fábricas e galpões, locais onde as pessoas costumavam trabalhar e morar. Esses espaços eram repletos de tubulações aparentes, madeira, metal e concreto. Depois disso, o estilo foi muito usado nos lofts. 

O ponto de destaque do estilo industrial é o cimento queimado ou os tijolinhos nas paredes.É importante lembrar que os móveis e itens de decoração também precisam combinar com o estilo escolhido. Se isso não acontecer, irá causar uma impressão de exagero. 

Outros pontos importantes dentro do estilo industrial são janelas grandes para entrada de luz natural e piso rústico. Cores mais fortes podem ser colocadas em itens de decoração. 

Decoração rústica 

Esse estilo é baseado na decoração usada nas casas de campo e na vida bucólica. A decoração rústica é perfeita para quem procura trazer conforto e aconchego para o apartamento. 

Os pontos principais do estilo rústico são a madeira de demolição ou gasta pelo tempo, móveis antigos e itens de decoração mais voltados ao natural. 

O artesanato é bastante presente na decoração rústica. Você pode apostar em tapetes, colchas, almofadas e mantas. O patchwork, cadeiras de balanço, cestos de vime ou palha e as cerâmicas também ajudam a compor o estilo. 

Muitas pessoas também gostam de colocar móveis ou heranças de família, que são passadas de geração em geração, na decoração do apartamento. O estilo rústico comporta muito bem essa escolha. 

Nas paredes, a decoração fica por conta dos quadros com paisagens, retratos envelhecidos, murais, peças mais rústicas e espelhos com molduras antigas. 

Decoração minimalista

decoração

O estilo minimalista é composto de dois itens principais: funcionalidade e estética. Esses dois fatores devem andar lado a lado para que além de bonitos, os ambientes do apartamento também tenham utilidade. 

Além de ser um tipo de decoração, o minimalismo também pode ser considerado um estilo de vida. Ele surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, época em que as pessoas estavam passando por diversas dificuldades e tinham que viver apenas com o essencial. 

No Brasil, o estilo surgiu na década de 80. Aqui, decoramos os espaços com poucos móveis, texturas lisas e polidas e sem muitos itens de decoração. Mesmo com poucos elementos, o estilo minimalista utiliza materiais de qualidade, por conta da durabilidade deles. 

Claro que, se você quiser, pode colocar mais itens de decoração nos ambientes, desde que eles tenham outra função além da estética. Dessa forma, você pode combinar formas e cores de elementos modestos, mas que estejam de acordo com o estilo minimalista. 

As cores mais usadas são as clean, tons de cinza e preto. Nos detalhes, você pode usar cores mais fortes. Assim, você traz mais personalidade ao ambiente. 

Aposte também em luz natural, linhas retas e estreitas e janelas e rodapés planos. 

Decoração contemporânea

decoração

Para quem curte espaços mais modernos, o estilo contemporâneo é a melhor opção. Desde os anos 50, ele está presente em casas e apartamentos, com uma decoração simples, direta e funcional. 

Muitas pessoas confundem o estilo contemporâneo com o minimalista. A diferença é que o contemporâneo pode apresentar mais itens de decoração e objetos nos espaços sem fugir da proposta da decoração. 

Assim como o estilo minimalista, grande parte dos itens de decoração também são funcionais, mas tem um apelo maior para a arte e a estética. Em outras palavras, tudo que tem uma função também deve ser bonito e agradável. 

O estilo contemporâneo é composto de traços bem modernos, como materiais tecnológicos e formas geométricas. Também usa bastante cores e texturas, que contrastam muito bem com as linhas suaves e alguns elementos mais neutros. 

Os móveis nesse estilo são mais largos e espaçosos, chamando mais atenção nos ambientes. As linhas são simples e as silhuetas angulares. 

Grande parte da mobília é baixa, com toque mais liso e limpo. Bons exemplos são vidros laqueados, cimento, metal, pedras polidas, aço escovado ou inox e madeiras claras ou escuras com bom acabamento.

Para não deixar os ambientes carregados, a decoração é mais leve. Usam-se tecidos finos, como linho, vinil, linho, corda, juta e caxemira. Eles podem aparecer nos tapetes, cortinas e persianas. Os tecidos podem ser lisos ou com estampas, como formas geométricas, por exemplo. 

Falando sobre as cores, os tons mais neutros estão muito presentes no estilo contemporâneo. A iluminação também é muito importante nesse tipo de decoração, que ganha um destaque em ambientes com bastante cinza, branco e creme.

Para dar um toque de cor, você pode usar amarelo, magenta, verde, roxo ou vermelho nos detalhes da decoração. As cores mais sóbrias vão ficar nas paredes, teto, chão e móveis.

Decoração romântica

decoração

Infelizmente, muitas pessoas associam o estilo romântico a uma decoração mais feminina. Porém, na prática, não é necessariamente assim. 

As palavras chaves para compor o estilo romântico são serenidade, aconchego, conforto e elegância.

Com certeza você já viu um quarto decorado no estilo romântico. As camas são grande e podem ter estruturas de ferro com quatro colunas, além das luxuosas cabeceiras forradas. O dossel, cortina suspensa ou tule em cima da cama também é uma característica marcante.

O guarda-roupa também tem um papel importante na composição do estilo romântico, além da penteadeira com espelho com diversos cosméticos e itens de decoração.

A mobília da decoração romântica é bem parecida com a clássica: traços com mais curvatura, peças bastante trabalhadas, pés arredondados e detalhes que chamam atenção.

O estofado marca bastante presença no estilo romântico, assim como móveis que utilizados antigamente. Camilhas com encosto, mesas redondas ou ovais, bancos estofados perto da cama ou poltronas são muito usados, pois trazem conforto, elegância e requinte. 

Os principais materiais para os móveis são o ferro, a madeira clara ou escura, e outros elementos que podem ser pintados de branco, para quem também gosta do estilo clean. 

O estilo romântico é cheio de detalhes. Os objetos são colocados de forma suave e despretensiosa, gerando uma harmonia e personalidade na decoração.

As cores são bem leves, em tons neutros ou pastéis. Se quiser usar cores mais fortes, opte pelo azul, lilás, rosa ou amarelo. Os tons mais escuros entram bastante nas estampas floral, vitoriana, adamascada, xadrez ou listrada.

Os tecidos também têm grande participação no estilo romântico. Veludo, seda, renda, tricô, crochê, chenilha ou tecidos acolchoados podem ser usados principalmente no tapete para colocar o revestimento do piso em evidência.

Decoração asiática

Baseada na cultura oriental, o estilo asiático traz equilíbrio e simplicidade aos ambientes do apartamento. Ele é composto por itens artesanais, arte e materiais de qualidade. 

Os espaços são projetados para demonstrar tranquilidade e conforto, com elementos relacionados principalmente ao Japão e a China. 

Almofadas no chão, jardins de inverno, espelhos, lanternas de papel, biombos, tatames, tecidos translúcidos, madeira e bambu são elementos facilmente encontrados na decoração asiática. 

As cores principais são o preto e o vermelho. Para não deixar o ambiente sobrecarregado, use elementos neutros, tons mais claros e detalhes dourados. 

Itens naturais também são importantes para a decoração asiática. Pedra, cedro, madeiras, papel de arroz, seda, bonsais, fontes de água, aquários e plantas são elementos essenciais. Dessa forma, você consegue ter um ambiente lindo e que irá melhorar sua qualidade de vida.

Decoração escandinava 

decoração

No estilo escandinavo, o branco é misturado com a madeira dos móveis e outros elementos naturais.

Ele pega emprestado alguns itens de outros tipos de decoração. Do estilo rústico, podemos notar a madeira natural e a palha. Da decoração industrial, os tijolinhos aparentes e do estilo romântico, as cores neutras e o aconchego. 

Por ser mais puxado para o estilo clean, a decoração escandinava traz conforto para os ambientes do apartamento, dando aquela sensação de que nada é melhor do que o nosso lar!

Decoração pop

Derivado do pop art, o estilo pop tem cores marcantes, como vermelho, amarelo, rosa e laranja. Além disso, usa diversos elementos da cultura pop atual e também do início desse movimento nos anos 50, como as sopas Campbell ou fotos e ilustrações de artistas, como Madonna e Michael Jackson. 

Ele é perfeito para quem gosta de um estilo de decoração mais alternativo e fora do comum. Aqui, você pode usar bastante cor e criatividade. 

Como escolher o estilo de decoração ideal?

decoração

Com tantas opções disponíveis, como escolher o melhor estilo de decoração para o seu apartamento?

Como você já leu sobre as principais decorações, fica mais fácil escolher qual combina mais com a sua personalidade. Mas, se mesmo assim você está na dúvida, dá uma olhada nas nossas dicas!

Monte seu ranking 

Uma das melhores formas de escolher qual é a decoração ideal para o seu apartamento é fazer um ranking com os seus estilos preferidos.

Para fazer isso, é necessário separar o apartamento por ambientes e analisar qual estilo se encadra melhor em cada espaço. A partir daí, fica mais fácil analisar se é possível misturar dois tipos de decoração e outros fatores importantes para sua tomada de decisão. 

Não esqueça de levar em consideração as suas necessidades para os móveis, itens de decoração, cores, acessórios, materiais, etc. 

Analise os detalhes de cada estilo 

Nosso texto foi bem completo e explicou direitinho o que é necessário para compor cada estilo de decoração. 

Depois de fazer seu ranking, veja tudo que é necessário para ter o estilo de decoração que você deseja em cada ambiente. Não esqueça dos menores detalhes, como acabamentos, combinações de cores, móveis, materiais, texturas, etc. 

Essa etapa é importante para que você não se perca na decoração e acabe mesclando estilos que não combinem ou até mesmo aplique a decoração de forma errada nos seus ambientes. 

Tenha referências de decoração 

Mesmo que você saiba tudo que você precisa para ter a decoração no estilo que você sempre sonhou, sempre é bom ter algumas referências de ambientes que te agradaram.

O Instagram da Decorati está cheio de fotos de apartamentos lindos e nos mais diferentes estilos de decoração. Não deixe de conferir!

Não esqueça da funcionalidade

As vezes, ficamos encantados com algum estilo de decoração ou com uma referência que vimos na internet, mas depois percebemos que aquilo não daria certo no nosso apartamento. 

Não coloque a estética na frente da funcionalidade, pois isso pode prejudicar bastante a sua rotina e a da sua família. 

Por isso que contratar um arquiteto é tão importante. É ele que vai projetar o seu apartamento com o estilo que você goste e de uma forma que atenda às suas necessidades. 

Saiba o que é melhor para cada espaço 

Muitas pessoas gostam de escolher um estilo de decoração para o apartamento todo, mas isso nem sempre dá certo, já que cada ambiente tem uma função e cada morador uma necessidade. 

A melhor opção e escolher mais de um estilo de decoração e usar nos ambientes, de uma forma que não fique confuso e esteja de acordo com que cada morador precisa e deseja para o apartamento. 

E aí, pronto para escolher o estilo de decoração dos seus sonhos? Para mais dicas, continue no Blog da Decorati!

Confira também na Decorati