O que fazer em uma decoração de sala?

Decorati / Publicado em 22/01/2020

Compartilhe:

Por ser um ambiente onde os moradores se juntam para conversar ou onde as visitas se sentem mais confortáveis, a decoração de sala precisa ser pensada e planejada. 

Nesse texto, você vai conferir várias dicas para ter a decoração de sala do jeito que você sempre quis.

Você vai conhecer maneiras de ampliar o espaço, saber onde deixar os objetos no ambiente, como expressar sua personalidade no cômodo e descobrir truques para deixar a sua decoração de sala ainda mais aconchegante. 

Está pronto para ter a decoração de sala dos sonhos? Então, vamos lá!

Anote as medidas da sala

decoração de sala

Antes de pensar na decoração de sala, é importante saber o real tamanho desse ambiente e de alguns pontos específicos. 

Por exemplo, se você quer colocar uma estante em uma das paredes, você precisa saber as medidas dela antes de comprar esse móvel. O mesmo vale para outros elementos essenciais para a sala, como o sofá.

Fazendo isso, você evita o transtorno de fazer suas compras e descobrir que elas não cabem no seu apartamento no dia da entrega.

Menos é mais 

decoração de sala

Se você quer uma decoração de sala bem aconchegante e funcional, aposte no ditado menos é mais. 

Carregar na decoração de ambientes sociais pode fazer com que você perca espaços importantes e não aproveite o layout da melhor forma.

Cuidado com a quantidade de objetos 

decoração de sala

Um lugar com diversos objetos e itens de decoração dá a sensação de que ele é menor do que realmente é.

Eles são lindos e não tem nada melhor do que utilizá-los para deixar a decoração de sala com a sua cara, mas o ideal é escolher alguns itens decorativos para não pesar o espaço.

A altura dos móveis também é importante para decidir onde seus itens de decoração vão ficar. Prefira colocá-los abaixo do nível dos olhos. 

Escolha seu estilo

decoração de sala

Decidir qual estilo de decoração você vai adotar para a sua sala é um passo muito importante. Aqui, você precisa pesquisar alguns tipos de decoração e avaliar qual combina mais com a sua personalidade a dos outros moradores do apartamento, caso você não more sozinho.

Além do gosto pessoal, pense também em como você usará a sua sala. Um ambiente que funcione bem no seu dia a dia faz toda a diferença. 

Coloque espelhos na decoração de sala 

decoração de sala

Os espelhos são ótimos para dar a sensação de que um ambiente é mais amplo e iluminado, coisas essenciais para a estética e funcionalidade de uma sala. 

O bom dos espelhos é que eles conseguem seguir a decoração do seu ambiente sem problemas. Existem modelos dos mais diversos formatos e tamanhos, além das molduras, que vão das clássicas até as mais modernas. 

Procure pelo sofá perfeito 

decoração de sala

A primeira coisa que olhamos quando entramos em uma sala é o sofá. Por isso, escolher o sofá ideal para a decoração de sala vai dar um toque especial para o seu ambiente. 

O primeiro passo é procurar por modelos que estejam adequados a metragem, a decoração e ao layout da sua sala. Para que tudo fique em harmonia, o sofá precisa deixar um espaço de circulação suficiente para as pessoas transitarem. 

Se você quer dar uma sensação de amplitude para a sala, escolha modelos de sofás com linhas horizontais. Caso você goste de receber visitas em casa, o sofá cama sem braços pode ser uma ótima opção.

O sofá costuma ser o maior móvel dentro da sala. Por isso, se você optar por modelos de cor clara, ele vai trazer mais amplitude para o espaço. Sofás mais escuros podem limitar a sensação de espaço. 

As cores claras também são ótimas para quem gosta de ousar nas cores da decoração de sala. Dessa forma, você não tem que se preocupar com qual tom vai combinar com o sofá. 

Nas salas pequenas, aconselhamos colocar apenas um sofá com três ou dois lugares e complementar os assentos usando puffs e poltronas. Assim, você vai ganhar espaço de circulação e vai ter um ambiente mais cômodo para as pessoas. 

Cinema em casa

decoração de sala

Quem nunca sonhou em ter uma TV bem grande e fazer um cinema em casa? Infelizmente, é bem difícil fazer com que isso realmente aconteça, por conta do tamanho da sala. 

Em salas menores, é preciso escolher o tamanho da TV com muito cuidado, pois além de ficar desproporcional ao ambiente, ficar muito perto dos televisores pode prejudicar a visão com o passar do tempo. 

Existe um cálculo bem fácil para calcular a distância correta, de acordo com o tamanho da TV:

  • Telas de 32” a 37”: distância do telespectador deve ficar de 2,40m a 2,80m
  • Telas de 42” a 37”:  distância de 3,20m a 3,60m 
  • Telas de 52” ou mais: distância a partir de 4m 

A altura da TV também é importante para garantir um conforto visual para as visitas e para os moradores do apartamento. O mais indicado é que tenha 1,20m de altura do piso até a base da tela.

Evite deixar a televisão próxima ou na parede onde a iluminação natural reflete. Isso irá causar um reflexo na tela e será difícil assistir séries e filmes de dia. 

Colocar um painel também ajuda a otimizar o espaço, já que além de armazenar a TV, ele também pode ser usado para guardar outros móveis e objetos. 

Como podem ser produzidos de diversos materiais, combinar a decoração de sala com o painel é algo bem simples. Esse móvel também ajuda na organização, pois permite que os indesejáveis cabos fiquem escondidos. 

Paredes clean 

decoração de sala

As cores claras nas paredes também ajudam na percepção de um espaço maior. Mas, se você gosta de tons mais escuros nas paredes, existem alguns truques que podem te ajudar a não perder a amplitude que as cores claras trazem. 

Você pode colocar as cores mais fortes nas divisórias ou em apenas uma parede. Essa última opção dá a sensação de profundidade ao ambiente, que também é ótima para salas pequenas. 

Móveis clean

decoração de sala

Os móveis são outra opção de onde você pode colocar as cores claras. Eles também dão a sensação de um ambiente mais amplo e podem ser colocados em prateleiras, mesas de canto e outros tipos de mobília. 

Para quebrar um pouco a cor, coloque detalhes em madeira nos móveis. Esse material combina muito com tons mais claros e essa união remete ao estilo escandinavo. 

Cores nos itens de decoração

decoração de sala

Quem gosta de cor deve estar se perguntando: onde eu posso colocar tons mais escuros na decoração de sala? Os itens de decoração podem e vão te ajudar a dar um toque de alegria nesse ambiente. 

Almofadas, vasos, porta-retratos e outros objetos podem ter diversas tonalidades, já que é bem fácil combinar as cores usando tons clean nas paredes e nos móveis. 

Se você gostar de uma decoração de sala mais minimalista, é só continuar usando as cores claras também nos objetos decorativos. 

Profundidade na decoração

decoração de sala

Quando podemos ver através de um móvel, temos a sensação de um campo de visão maior. Usar móveis com pernas expostas, como as banquetas, por exemplo, ajudam na circulação e no aumento de amplitude, além de serem funcionais. 

Conforto em primeiro lugar  

decoração de sala

Quem tem sala pequena sabe a dificuldade que é colocar um sofá grande nela, não é mesmo? 

Uma ótima saída é usar as poltronas. Elas combinam super bem com esse ambiente, são confortáveis e você consegue encontrá-las facilmente em qualquer cor, estilo e formato.

As que têm rodas nos pés são ainda mais funcionais. Por conta da facilidade em ser transportada, você pode colocá-la em qualquer lugar do apartamento. Quando você for receber visitas, tudo ficará bem mais fácil.

Os puffs têm a mesma função das poltronas com rodinhas. Eles são mais baratos e também podem ser encontrados em diversos formatos, estampas, texturas, etc, o que dá um tom único a sua decoração de sala. 

Mesa de centro, pode?

decoração de sala

Só se você tiver espaço suficiente na sua sala. O mais importante é que você tenha um bom espaço para circulação. Então, a mesa de centro só pode entrar na sua decoração de sala se for realmente necessário e não for atrapalhar o movimento dos moradores ou das visitas.

A importância dos móveis

decoração de sala

Móveis muito grandes não combinam com salas pequenas. Eles ficam desproporcionais ao ambiente, atrapalham a circulação de pessoas, chamam toda a atenção e prejudicam a sensação de profundidade. 

Ao escolher os móveis para a sua sala, opte pelos modelos menores, mas que não deixam de ser funcionais. 

Para não ter problemas em relação a isso, uma boa dica é fazer móveis sob medida. Eles serão criados de acordo com as suas necessidades e com o seu gosto pessoal, além de você ter absoluta certeza de que eles irão combinar com a sua decoração de sala.

Outro benefício dos móveis sob medida é o aproveitamento do espaço da maneira mais inteligente possível, pois ele vem com as medidas exatas para encaixe.

O layout perfeito 

decoração de sala

O primeiro passo para ter o layout perfeito é começar pelos móveis maiores, já que são eles quem definem o espaço. Feito isso, é só espalhar os outros móveis e objetos da maneira mais harmoniosa possível.

Essa técnica é ótima, pois com ela você consegue ter uma noção melhor de onde cada elemento vai ficar quando estiver acomodando as peças.

Para valorizar o espaço de circulação e a sensação de amplitude, evite encostar os móveis na parede.

Outra dica é evitar bloquear corredores e outros espaços de circulação com móveis. Assim, elas ficam livres e com uma funcionalidade mais clara. Os objetos ficam acomodados de forma correta e o espaço é melhor aproveitado. 

Use prateleiras e nichos 

decoração de sala

As paredes podem ser usadas como um item importante na decoração de sala. Além de separarem os ambientes, elas também podem ser usadas como base para itens decorativos. 

As prateleiras e nichos são ótimos exemplos disso. Elas são bem práticas e funcionais, já que também podem armazenar outros objetos de decoração.

Os quadros, ilustrações e fotos são perfeitos para dar sua cara a decoração de sala. Pendure nas paredes fotos de viagens e outros momentos especiais e expressões artísticas que você goste e que combinem com a decoração do seu ambiente. 

Suavize o ambiente com cortinas

decoração de sala

Cortinas são ótimas para trazer leveza na decoração de sala. Para que isso aconteça, é só pendurá-las acima do limite da janela, bem próximas ao teto mesmo. 

Outra ideia que gera o mesmo resultado é esconder o trilho da cortina com o gesso. Para fazer o cortineiro, faça um acabamento com rebaixo de 15 cm aproximadamente no gesso, onde o trilho da cortina vai ficar embutido. 

Se você quer dar a sensação de altura para a sua sala, escolha uma cortina com estampa de linhas verticais. Mas, se você precisa de praticidade no dia a dia, escolha as persianas. 

Itens de decoração que não podem faltar

decoração de sala

Assim como as paredes são bases importantes na decoração de sala, o chão também pode ser usado para o mesmo objetivo. 

Os tapetes são uma das melhores maneiras de deixar um ambiente confortável. Você ainda pode valorizar a amplitude, optando por um tapete com estampas de listras.

Para uma decoração de sala mais elegante e charmosa, os vasos são uma ótima escolha. Eles conseguem dar vidas a diversos móveis mais clean, como mesas e estantes. 

Com a correria do dia a dia, precisamos encontrar formas de melhorar nossa qualidade de vida. Uma boa maneira de fazer isso é decorar a sala com plantas. 

Sabe aqueles cantos mais altos nos móveis que acabam sendo esquecidos na decoração de sala? As plantinhas ficam perfeitas ali. 

Iluminação não pode faltar

decoração de sala

Se utilizada da maneira correta, a iluminação pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante, o que é perfeito para a decoração de sala. 

A iluminação também pode ser funcional. Por exemplo, você pode utilizá-la para destacar algum objeto de decoração ou para iluminar algumas atividades que você gosta de fazer na sala, como ler um livro, por exemplo.

A organização valoriza a decoração 

decoração de sala

Um ambiente organizado já dá uma cara diferente ao apartamento. Além disso, também valoriza o espaço e otimiza sua rotina dentro de casa, já que você tem certeza de onde estão todas as coisas. 

Materiais exóticos podem fazer toda diferença 

decoração de sala

O estilo rústico está em alta na decoração e alguns materiais que não tinham utilidade podem ser o grande destaque da sua sala. 

Alguns exemplos são os pallets, caixotes de madeira, correntes, cordas, entre outros. Diversos móveis podem ser confeccionados com esses materiais sem que você gaste muito, além de ser uma forma sustentável de fazer a decoração de sala. 

Decor nova, móveis velhos

decoração de sala

Ainda falando sobre decoração faça você mesmo, você pode reaproveitar alguns móveis que você gosta na nova decoração da sua sala.

Existem diversas formas de renovar o acabamento dos móveis. Você pode colocar azulejos vintage, pallets, madeira de demolição, pintar de outra cor, aplicar tecidos ou adesivos, etc. 

Outra ideia é garimpar em lojas de móveis antigos ou de segunda mão. Lá, além da mobília, você também pode encontrar itens de decoração vintage, como quadros e jogos de porcelana, por exemplo. 

Integração de ambientes

decoração de sala

Se você optar por integrar a sala de estar com a de jantar, uma ótima dica é usar móveis no mesmo estilo nos dois ambientes. Fazendo isso, você vai dar a sensação de unidade a sua área social.

Conforto nas atividades da sala  

decoração de sala

Para garantir um conforto e um bom espaço de circulação, é preciso se atentar a algumas medidas importantes. 

O espaço entre a parede e as cadeiras da mesa de jantar precisa ser de, no mínimo, 80cm. Já entre as cadeiras, precisa haver um espaço de 50cm para evitar acidentes. Se você não tiver todo esse espaço, cuide para que tenha pelo menos 30cm. 

O material do aconchego

decoração de sala

Para quem não quer abrir mão do aconchego na decoração de sala, use e abuse da madeira

Esse material também é super charmoso. Há quem diga que a madeira lembra casa de vó, mas hoje em dia ela é usada para fazer móveis bem modernos, quebrando totalmente esse tabu.

Procure referências

decoração de sala

Existem diversos tipos de decoração que você pode escolher para a sua sala. Além disso, você também pode misturar dois estilos, o que pode dificultar ainda mais a sua decisão. 

Para ajudar, sempre procure por referências de decoração de sala que você goste e que queira reproduzir no seu apartamento. 

No Instagram da Decorati tem várias fotos de salas reformadas pelos nossos arquitetos. Fique a vontade para dar uma olhada e pegar inspirações para a sua decoração de sala. 

Esperamos que você use e abuse das nossas dicas sobre decoração de sala. Se você precisa de ajuda para decorar outros ambientes do apartamento, continue no Blog da Decorati!

Confira também na Decorati