O que fazer em uma decoração de quarto?

Decorati / Publicado em 19/01/2020

Compartilhe:

Nada melhor do que conseguir expressar a sua personalidade em um ambiente tão íntimo quanto o quarto, não é mesmo?

Por isso, nesse texto você vai conferir várias dicas sobre como fazer a decoração de quarto de maneira personalizada e simples. Dessa forma, você vai ter um dormitório confortável e com a sua cara. 

Além de tudo isso, você também vai aprender como combinar seus itens pessoais com os móveis e a decoração de parede. 

Pronto para ter a decoração de quarto dos sonhos? Então, continue acompanhando esse texto!

Decoração das paredes

decoração de quarto

Antes de começar a decoração das paredes no quarto, é preciso avaliar o tamanho dele e decidir o que você quer para o seu ambiente. Fazendo isso, você conseguirá aproveitar o espaço que você tem disponível da melhor maneira possível.

Se tratando da parede em si, tudo faz diferença. A cor, a textura ou estampas aplicadas podem favorecer ou não a decoração de quarto que você escolher.

Se você pretende dar a sensação de amplitude no seu quarto, uma ótima dica é usar cores claras e neutras no teto e na parede e aplicar uma cor mais escura no piso. Fazer o processo contrário dá a impressão de que o ambiente é mais longo. 

Já para quem quer aumentar a altura do pé direito, é só escolher cores claras para o teto, chão e a parede do fundo, enquanto as paredes laterais ficam num tom mais escuro. Porém, esse efeito também ajuda a reduzir o tamanho do quarto visualmente. 

Falando um pouco sobre cores e estampas, existem uma infinidade de possibilidades para decorar as paredes do quarto. 

A mais famosa delas é o papel de parede, mas, se você prefere economizar, é possível criar padrões e desenhos com tinta. É bem simples criar linhas e formas geométricas usando fita adesiva, por exemplo.

Decoração com quadros

decoração de quarto

Ainda falando sobre como as paredes ajudam a compor a decoração de quarto, os quadros são objetos decorativos bastante presentes nesse ambiente. 

Você pode comprar pinturas ou telas estampadas de diferentes formas, como também pode emoldurar fotos, pendurar porta-retratos ou pôsteres de filmes.

Para quem quer pendurar itens mais pessoas, mas não pode ou não gosta de pendurar nada na parede, é só comprar grades ou painéis feitos de cortiça ou metal. Para personalizá-lo, é só prender seus itens com percevejos, imãs ou pregadores. 

As fotografias no varais também são ótimas ideias para quem gosta bastante de mudar a decoração de quarto. 

Alguns móveis, como prateleiras, nichos, escrivaninhas ou mesas laterais são ótimas para abrigar quadros e porta-retratos. Além disso, você pode misturar suas lembranças com outros objetos pessoais, como plantas, bonecos, livros, espelhos, maquiagem, etc.  

Decoração com objetos pessoais

decoração de quarto

Falando neles, os itens de decoração são perfeitos para deixar a decoração de quarto com a sua cara, mas lembre-se de que menos é mais. Se você pesar a mão na quantidade de objetos, pode causar uma poluição visual no ambiente e também a sensação de que ele não é confortável.

Equilíbrio e tudo! Na cabeceira da cama, coloque os itens mais essenciais. Coloque poucos quadros nas paredes e também tente não deixar os objetos muito próximos uns dos outros. 

Decoração da cama

decoração de quarto

Muita gente esquece, mas a cama também pode ser um elemento importante para a decoração de quarto. 

Caso você tenha optado por tons mais neutros nas paredes, você pode colocar um pouco de cor nas almofadas, fronhas, lençóis, edredons, mantas, colchas, entre outros elementos.

Para acertar em cheio nas cores e estampas das roupas de cama, escolha tons que combinem com as almofadas e com outros itens de decoração de quarto. 

Decoração com tapetes

decoração de quarto

Se bem utilizados, os tapetes conseguem ter o centro das atenções na decoração de quarto. 

Você pode optar por diversas cores, tipos de tecido e tamanhos, contanto que sua escolha combine com o resto da decoração de quarto. 

Sendo assim, se você optou por cores neutras nas paredes, pode ousar mais nas cores e estampas do seu tapete, por exemplo. Caso contrário, use cores clean no item de decoração. 

Decoração com cortina 

decoração de quarto

Cortinas são lindas e super úteis para o dia a dia. Porém, costumam ser um dos itens de decoração de quarto mais caros. 

Por isso, nossa dica é que você escolha cortinas com cores mais claras para que elas não prejudiquem a decoração de quarto, nem acabe deixando a cortina apagada em meio a uma decoração mais pesada. 

As cortinas são grandes e ocupam bastante espaço nos quartos. Esse é um dos motivos das cores clean serem as melhores opções para elas. Dessa forma, você não corre o risco de enjoar rapidamente da sua peça. 

Decoração com móveis 

decoração de quarto

Para quem preza por ambientes bonitos e confortáveis, a melhor escolha são os móveis sob medida. Dessa forma, você irá aproveitar o espaço disponível no seu quarto da maneira mais inteligente possível.

Imagine usar até mesmo os cantinhos do seu quarto? Ou o espaço embaixo da cama? Móveis sob medida são incríveis, principalmente para quem tem um quarto com espaço reduzido. 

Também existe a possibilidade de comprar móveis 2 em 1, ou seja, peças que têm duas funções diferentes. Bons exemplos são os puffs que também podem ser utilizados como baús, por exemplo. 

Os móveis suspensos, além de serem mais fáceis de limpar, facilitam a circulação de pessoas no ambiente. Uma opção parecida são os móveis com rodinha.

Se mesmo assim você prefere móveis planejados, não tem problema. Mas, uma boa dica é comprar uma mobília mais baixa, para dar a sensação de que o pé direito é maior do que realmente é. 

O único cuidado que você deve tomar nesses casos é a área de circulação disponível no quarto. Os móveis não podem invadir essa área de forma alguma. 

Deixar as passagens dos moradores e visitantes do apartamento sempre livres irá garantir o conforto e a praticidade necessárias para a decoração de quarto. 

Decoração com conforto 

decoração de quarto

Tem coisa mais gostosa do que chegar de um dia cansativo e poder deitar para assistir TV na própria cama?

Uma das maiores dúvidas de quem precisa fazer a decoração de quarto é onde colocar a TV. 

A melhor maneira de ter um cinema na decoração de quarto é pendurar a TV na parede, para não atrapalhar a circulação de pessoas no ambiente. 

Para comportar melhor a TV, é legal usar um painel. Dessa forma, você esconde os indesejáveis fios dentro do móvel e mantém o ambiente organizado. 

Decoração com iluminação 

decoração de quarto

A iluminação correta pode deixar a decoração de quarto mais leve e clarear o ambiente de uma forma bem harmoniosa.

Colocar luminárias ou abajures pendurados no teto ou nas paredes ajuda a poupar espaço na decoração de quarto, além de deixar a aparência do ambiente mais clean e auxiliar na organização. 

Para otimizar ainda mais o espaço, utilize a iluminação natural ao máximo. Ela vai clarear o cômodo e dar a impressão de amplitude no ambiente. 

Decoração com espelhos 

decoração de quarto

Usar espelhos na decoração de quarto é uma ótima dica para dar mais amplitude para esse cômodo. Mesmo assim, é importante seguir algumas regrinhas para que você não tenha o efeito contrário no seu ambiente. 

A melhor opção de modelo de espelho são os que mostram o corpo inteiro. Também é necessário se atentar com o que o espelho vai refletir. A dica de ouro é que o espelho reflita outras técnicas para aumentar a amplitude, como as paredes pintadas em tons clean e iluminação natural.

Gostou das nossas dicas de decoração de quarto? Se precisar de ajuda para decorar outros ambientes do seu apartamento, não deixe de continuar conferindo o nosso Blog, Instagram e Facebook!

Confira também na Decorati