Como combinar as cores dos móveis e da parede?

Decorati / Publicado em 19/11/2019

Compartilhe:

Escolher as cores certas para os ambientes do apartamento têm muita importância. Além de ajudar a determinar o estilo da decoração desses locais, as cores também ditam a sensação que vamos ter ao ficar em determinado cômodo. 

Se engana quem pensa que as cores estão apenas nas paredes. É necessário combinar os tons dos móveis, itens de decoração, eletrodomésticos, portas, janelas e outros equipamentos essenciais para o dia a dia. 

Combinar as cores das paredes com as dos móveis pode trazer um efeito visual diferente e valorizar a estética do ambiente. Veja algumas dicas que separamos para você não errar na escolha. 

Cores quentes x Cores frias

A escolha de cores quentes ou cores frias no espaço vai depender da sensação que você pretende ter ao habitar nele. 

As cores quentes, como amarelo, marrom e ocre, deixam o local mais aconchegante e estimulam os sentidos. Já os tons frios, como azul, verde, cinza e violeta, ajudam os moradores a  relaxar, mas não são indicados em todos os cômodos do apê por dar a sensação de distanciamento. 

Se você pretende destacar um detalhe ou uma área específica do ambiente, é legal usar o branco ou cores bem claras nas paredes, móveis e pisos e use uma cor que saia dessa paleta base para destacar o item escolhido. 

Branco coringa

combinar as cores dos móveis e da parede

O bom de usar branco nos móveis e ter a possibilidade de aplicar qualquer cor nas paredes, dos tons frios até os quentes. 

O mobiliário branco valoriza a iluminação, ampliando a luz no ambiente. Também é possível usar a mobília como ponto neutro entre duas cores cromáticas. 

Uma junção de três cores que exemplifica muito bem o que dissemos acima é branco, cinza e madeira. Usando essa combinação, seu ambiente ficará harmonioso.

Shabby chic

Em sua tradução, shabby significa desgastado, desalinhado e chic distinto, elegante. As cores utilizadas com esses tipos de móveis podem ser quentes ou frias, mas sempre em tons mais claros. 

Com certeza, você já viu móveis como esses. Eles eram muito utilizados em casas de campo inglesas. 

Hoje, o estilo shabby chic mistura móveis mais rústicos com outros mais modernos e itens de decoração contemporâneos. 

As cores do mobiliário costumam ser madeira envelhecida, branco ou bege. Nas paredes, é utilizado o branco, cinza e tons pastéis, como rosa, azul claro e violeta. 

Se você possui móveis mais antigos e pretende mudar um pouco a estética sem ter que reformar o apê, esse é o estilo certo para você. 

Os móveis escuros também entram dentro desse estilo, mas uma dúvida bem comum é qual cor colocar na parede nesses casos. 

Opte por cinza claro, branco, off-white ou azul claro. Se a sua ideia é deixar o ambiente mais moderno, evite beges e marrons.

Para harmonizar ainda mais as cores, utilize tons parecidos na parede e no piso, sempre preferindo cores claras e neutras.

Madeira

combinar as cores dos móveis e da parede

As cores quentes são perfeitas para ambientes onde gostamos descansar e relaxar, como quarto, living e sala de estar. 

Para deixar esses cômodos ainda mais acolhedores, a madeira é o material mais indicado. Você pode escolher diferentes tipos de acabamento e a madeira combina muito bem com muitas cores clean, passando pelo marrom terra, passando pelo bege e chegando até o branco. 

Além de estar na moda, com essa combinação você não terá erros na decoração. Para deixar tudo ainda melhor, opte por uma iluminação indireta e quente, deixando o ambiente mais acolhedor.

Móveis metalizados 

Para quem gosta do estilo industrial, os móveis metálicos são uma ótima opção. Eles só não são recomendados para espaços pequenos. 

Esse tipo de móvel pode deixar o ambiente com um ar muito pesado. Evite esse efeito usando cores claras nas paredes.

Uma dica de ouro é pintar apenas uma parede com o mesmo tom de cinza do móvel e as outras de branco ou cinza claro. Assim, seu espaço vai ficar com um aspecto bem moderno.

Falando um pouco sobre revestimentos, os móveis metalizados combinam com madeira envernizada ou natural, puxado para os tons mais claros. 

Paredes escuras

É fato que pintar uma parede de um tom escuro, como o azul marinho ou vinho, deixa o ambiente bem elegante e moderno. A maior dúvida é saber como combinar os móveis com esses tons. 

Nesse caso, escolha móveis de cores mais neutros para balancear o tom da parede. O design da mobília também pode ajudar. Escolha os de estilo mais clean, com linhas horizontais. Dessa forma, tanto a cor da parede, como a estética dos móveis serão valorizadas. 

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado! Para saber ainda mais sobre móveis, é só assistir esse vídeo no canal Obra Café!

Confira também na Decorati