5 IMPREVISTOS QUE PODEM ATRASAR SUA OBRA

Decorati / Publicado em 22/09/2017

Compartilhe:

O prazo é uma das questões importantes para quem está no processo de obras. Com um cronograma a ser seguido, a esperança de receber tudo pronto na hora certa é a que manda e desmanda nos ânimos de quem está vivenciando esse momento especial, mas conturbado ao mesmo tempo.

Porém, existem imprevistos que podem atrasar essa entrega final. Abaixo, iremos listar os 5 principais!

1. O sindico

É por ele que passam os principais tramites para se dar inicio em uma reforma. A liberação da obra, análise e aprovação do projeto e o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) são documentos primordiais para que todo o serviço possa ser realizado. Eles são responsáveis para dar a cara ao seu novo apartamento, desde demolições, mudanças estruturais, elétricas, hidráulicas e por fim, atuação de profissionais com as instalações de materiais.

Ter uma empresa profissional nesse ramo facilita quebrar algumas objeções que o sindico pode colocar em determinados momentos. Afinal, com uma empresa mostrando a responsabilidade sobre os atos realizados, as decisões passam a ser aceitas com menos burocracias.

2. Controle de compras

Esse é um fator que pode influenciar totalmente no cronograma. Afinal, ao realizar as compras, é necessário pensar no tempo, o prazo de entrega. Na hora da compra, você deve se certificar dos prazos de entrega para alinhar com os momentos e fases da obra e programar quando a mão de obra irá atuar para instalação ou execução do material em questão.

Além disso, vale lembrar que, para as compras, é necessário um controle exato para não comprar nem a mais, nem a menos. Assim, não desperdiçamos o espaço. Esse controle exato feito por profissionais especializados acaba sendo mais fácil.

3. Caçamba e entulhos

O entulho é uma forte dor de cabeça, mas pode ser resolvida com empresas responsáveis que concentrem esses serviços com responsabilidade, pensando nos sacos de entulho, remoção, locomoção e caçambas.

É isso mesmo! A quantidade das caçambas é algo que dificilmente pode ser pensado sozinho e influencia bastante no andamento da sua obra. Afinal, o processo acaba gerando entulho e resto de resíduo. Concentrar isso dentro do apartamento é totalmente contra a fluidez da sua reforma, até porque os entulhos limitam a atuação dos profissionais e concentração de materiais.

Além disso, vale pensar que a caçamba tem um custo por tempo. Então, o ideal é ter uma caçamba e uma quantidade de entulho suficiente para ela. A falta de espaço pode ser prejudicial por continuar concentrando entulho até ter outra disponível.

4. Sujeira na Obra

Cuidado! A sujeira pode te deixar de cabelos para o alto.

Ter o controle para realizar os serviços e manter em ordem a parte de organização e higiene, evita com que seja necessário realizar uma limpeza final.

Profissionais que atuam em reformas podem facilitar isso, atuando não só na sua função principal, mas visando a obra como um todo. Certas empresas realizam essa concentração de tarefas, mantendo em dia o cronograma combinado.

5. Você!

Isso mesmo, você! O proprietário pode ser um dos mais importantes motivos de atraso. É totalmente aceitável que se tenha uma certa ansiedade para receber seu sonho dentro do prazo combinado, mas existem várias atitudes e ações suas que podem influenciar totalmente na entrega da sua obra.

Algumas atitudes podem tornar o prazo maior como: mudar de ideia no meio do processo, demorar para tomar decisões, querer correr com as coisas, tomar atitudes sem o consenso dos profissionais atuantes, etc.

Por isso, é preciso que você deixe os profissionais atuarem e realizarem os serviços como combinado. Afinal, o combinado não sai caro. Com essa calma e respeito com o cronograma, tudo indica que sua obra será entregue no prazo estipulado!

orçamento-reforma

Confira também na Decorati