6 armadilhas no espaço da planta

Decorati / Publicado em 10/11/2017

Compartilhe:

O momento de comprar um imóvel é excitante, estimulante e traz muita felicidade para a família. Mas, também exige muita cautela e disposição para realizar diversas pesquisas. Afinal, queremos sempre escolher o melhor.

Atualmente, no mercado, temos muitas ofertas de apartamentos que prometem um lar ideal. Em poucos m², garantem que tudo será possível. Inclusive, sua casa com tudo que você tem direito. Contudo, nem sempre conseguem alcançar essas expectativas.

Isso é muito sério e devemos ficar atentos para evitar sofrer enganações ou mal-entendidos na hora de fechar um negócio. Para alertar sobre possíveis “armadilhas”, relacionamos uma série de questões que merecem sua atenção na análise do apartamento.

Banheiros Minúsculos

O banheiro é um cômodo secundário, onde o tempo de permanência é pequeno. Por isso, muitas vezes é negligenciado por certos empreendimentos tradicionais, que não se preocupam em reservar um espaço adequado para eles. Portanto, acabam ficando muito apertados e desconfortáveis.

Um banheiro deve ter dimensões mínimas de 2,6m de comprimento por 1,30m de largura. Podemos dizer que esse banheiro irá atender nossas necessidades de maneira apropriada.

Uma dimensão importante é a do box, a qual exige ter no mínimo 80cm de largura para um conforto na movimentação dos braços. Agora, o que vemos na imagem a seguir, só nos causará frustrações.

Varandas Apertadas

A varanda é um espaço que nos deve proporcionar aconchego, conforto e descontração, mas nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes, alguns empreendimentos, por tendência ou para aumentar o valor do imóvel, procuram de qualquer maneira projetar uma varanda dentro de um apartamento que não comporta esse espaço.

Então, eles acabam tirando a área que seria da sala e transferindo para uma tentativa de varanda, ocasionando um espaço limitado que não atende sua finalidade e prejudica ainda outro ambiente. Por isso, não se deixem enganar por falsas “varandas” que não poderão responder às suas expectativas.

Dormitórios Pequenos

Certos projetos de apartamentos e até casas em condomínios prometem três dormitórios, sendo uma suíte e o restante quartos simples. Esses casos se assemelham com o problema anterior. O desejo é aumentar o valor do imóvel a partir do número de dormitórios, mas não há área suficiente para todos os ambientes, o que resulta em um que será muito prejudicado pela falta de espaço.

No final das contas, o dormitório também não supre as necessidades dos moradores, sendo ineficiente. Frequentemente, uma solução utilizada é a demolição das paredes e ampliação de algum cômodo ou criação de uma pequena área de escritório ou estudos.

4. Distorção nas Plantas Humanizadas

A maioria de nós já folheamos aqueles folhetos que apresentam a planta do futuro apartamento que, geralmente, está sendo construído. As cores e mobiliários representados já nos transportam para um ambiente familiar e nos despertam o desejo de realmente morar naquele cenário.

Apesar de serem uma fonte muito interessante de publicidade e divulgação, temos que ficar atentos, já que é uma imagem ilustrativa que nem sempre reproduz a realidade. Repetidas vezes, essas imagens podem ser manipuladas de maneira a ajustar de maneira mais confortável mobiliários, portas e etc, nos dando uma falsa impressão de que o apartamento é maior. Fique atento!

5. Dimensão de Aberturas

Quando adquirimos um apartamento vazio, ele parece espaçoso e amplo. No entanto, basta apenas começarmos a dispor nosso mobiliário para nos darmos conta que não é bem assim. O espaço vazio realmente nos dá a impressão de maior.

Um outro fator ainda pior é quando percebemos que a abertura de acesso da porta não é suficiente para passar o sofá! Isso é terrivelmente frustrante e irritante. Logo começamos a ter que elaborar uma estratégia para cumprir essa tarefa maçante. Assim sendo, fica a sugestão de sempre verificar a dimensão de portas e janelas ou optar por móveis planejados.

6. Mobiliário especifico

Relaxed Spongebob Squarepants GIF by Nickelodeon

Sabemos que alguns equipamentos, como banheiras e certos cofres, possuem uma carga concentrada maior. Devido a isso, sua instalação em residências precisa ser previamente acertada.

Alguns apartamentos atuais contam apenas com a carga de mobiliários usuais, que não demandam tantos esforços da estrutura. Caso você tenha em mente, por exemplo, instalar uma banheira, verifique antes de fechar o negócio se isso é possível, pois nem sempre essas questões são informadas.

Gostou? Você conhece mais alguma armadilha? Se sim, deixa nos comentários.

Confira também na Decorati