Verde na decoração | Ideias, dicas e inspirações para usar o tom nos ambientes

Decorati / Publicado em 31/03/2020

Compartilhe:

Por significar esperança, equilíbrio e remeter a natureza, usar verde na decoração deixa qualquer ambiente lindo, além de fazer muito bem para os moradores e visitas do apartamento. 

Isso acontece porque a cor nos deixa mais calmos e ajuda e diminuir o estresse, além de aumentar a concentração nas tarefas que realizamos no cômodo.

Também pode ser usada em vários locais no apartamento, devido a infinidade de tonalidades diferentes.

Se você quer apostar forte no verde na decoração, ou se está procurando apenas detalhes  nessa cor, esse é o texto perfeito para você. Aqui, você vai aprender o significado desse tom, o que ele transmite e como utilizá-lo na composição dos seus ambiente. Veja!

O que o verde significa?

verde na decoração

Por estar muito presente na natureza, o verde significa vida e crescimento. Isso está totalmente ligado ao fato de nos sentirmos mais relaxados e renovados na presença dessa cor. 

O tom é composto de azul e amarelo. Por conta disso, traz aspectos das duas cores. O relaxamento vem do azul, enquanto a alegria e inspiração vem do amarelo. 

Quando falamos que uma pessoa ainda está “verde” é porque ela ainda não está madura para enfrentar determinadas situações, certo? O verde na decoração funciona da mesma forma.

Quanto mais claro o tom de verde na decoração, mais jovem seu ambiente vai parecer. Se esse é o seu objetivo, aposte no verde limão, verde maçã ou no menta. Esses tons combinam perfeitamente para ateliês, quartos de estudo ou brinquedoteca. 

Por conta desse fator que mencionamos acima, usar verde na decoração do quarto de bebê é uma ótima ideia, principalmente por ele ser uma cor de “gênero neutro”. Você pode mesclar com detalhes em rosa, azul ou amarelo, que também são cores lindas para esse local. 

Os tons mais escuros significam estabilidade e sucesso. Usar tonalidades como verde floresta ou verde oliva vai trazer elegância para o ambiente, mas pode te acalmar tanto que é normal sentir moleza e preguiça. 

Você pode evitar essa sensação usando detalhes em cores quentes. Alguns bons exemplos são vermelho, amarelo, rosa ou laranja. 

O verde na decoração também é bem moderno e pode causar um visual mais urbano no ambiente. Para conseguir esse resultado, uma ótima ideia é usar essa cor com o preto e branco. 

Por conta da natureza da cor, o verde na decoração combina muito bem com o estilo rústico Para quem curte essa vibe mais natural, é legal mesclar o uso da cor com elementos como fibras, tijolinhos, madeira de demolição, entre outros. 

O verde na decoração do seu apartamento não precisa ter um destaque muito grande. Só de você usar plantinhas na decoração do seu espaço, já ajuda a dar um ar mais natural. 

Um bom lugar para usar verde na decoração é no banheiro. A cor é capaz de mudar a energia do ambiente e transformá-lo em um local mais leve. 

O único cuidado que você precisa ter é em usar o verde na decoração misturado com outras cores, como o amarelo ou vermelho, por exemplo. Em excesso, a combinação pode deixar o ambiente poluído e transmitir sentimentos negativos, como a raiva. 

Dicas de como usar o verde na decoração

verde na decoração

Usar verde na decoração está super em alta. A cor pode estar em diversos itens, como azulejos, quadros, objetos decorativos e móveis. Combina com diversos estilos, e na medida certa, irá trazer frescor e equilíbrio para o seu apartamento.

Confira as nossas dicas e não erre na hora de usar o verde na decoração!

Combinação de cores

O verde combina muito bem com tons terrosos. Terracota, ferrugem ou coral são ótimas opções.

O cinza também fica lindo misturado com o verde na decoração. Essa união remete ao estilo industrial, deixando seu ambiente mais moderno e bem atual. 

O dourado ou amarelo ouro junto com o verde dá um ar mais sofisticado a decoração. As cores complementares também podem causar esse efeito, mas de um jeito mais tradicional, usando azul, por exemplo. 

Verde na decoração minimalista

Algumas pessoas têm receio de usar o verde na decoração por acreditar que a cor vai deixar o ambiente carregado. Se você adora verde, mas está passando por essa situação, não tem problema. Você pode usar o verde na decoração minimalista sem problema nenhum. 

Use branco nas paredes e deixe o seu tom de verde favorito por conta dos detalhes. Dessa forma, todo foco sairá do tom mais claro e ficará nos seus itens decorativos.

Para deixar o ambiente mais dinâmico, você pode ousar nas texturas, formatos e materiais. O verde pode estar no sofá de veludo, na cômoda retrô ou na cadeira em um belo tom de madeira. 

Misturando estilos 

Usar verde na decoração te deixa livre para misturar estilos, como o vintage com o boho, por exemplo. 

Para isso, escolha um tom de verde com mais sombras. Uma boa opção é o esmeralda. Esse tom é responsável por trazer elegância, sem deixar o ambiente muito fechado.

Agora, para trazer o ar mais vintage, mescle essa cor com madeira, prata ou cobre. Sua decoração vai ficar super diferente e original. 

Verde na parede? Sim

O verde combina muito com paredes, seja em tinta ou usado em revestimentos, como os azulejos, por exemplo.

Se você pintar a parede do quarto ou da sala desse tom, use móveis de madeira. Mas, se optar por colocar no banheiro ou na cozinha, use plantas ou flores para realçar ainda mais o verde na decoração. 

Rústico na medida certa 

Tons mais claros de verde são perfeitos para trazer frescor e dar um ar mais natural ao ambiente. Para ressaltar esse aspecto, aposte em móveis e pisos de madeira. Assim, você garante o aconchego necessário para o seu espaço. 


Gostou das nossas dicas? Para conhecer mais sobre arquitetura e decoração, é só continuar acompanhando nosso Blog e o Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati