Quais são os tipos de tijolinhos?

Decorati / Publicado em 25/10/2017

Compartilhe:

Os tijolos maciços de barro aparente são revestimentos que transmitem graça e rusticidade ao ambiente, ornando muito bem tanto em projetos contemporâneos como nos mais rústicos.

Dentre suas vantagens estão a resistência, durabilidade, conforto térmico e acústico, a versatilidade dos blocos que podem ser usados como estrutura e acabamento, além da atemporalidade, já que estão em alta praticamente em todas as épocas.

A desvantagem é que, na hora da limpeza, os tijolos demandam maior trabalho, pois sofrem frequentemente com o limo nas áreas externas.

Cuidados essenciais

Para a sua manutenção, podem ser lavados por hidro-jateamento ou com uma vassoura com solução de água e cloro. Os tamanhos e cores mudam bastante, o que exige atenção na escolha das peças e no efeito que se deseja causar.

Identificando os tipos de tijolinhos

A variedade de cores e tamanhos nos abrem um leque de opções e estilos que podem se adequar ao seu projeto. As tonalidades mais comuns são o vermelho e laranja. No entanto, há alternativas de todas as cores, além de ser possível, no acabamento final, a escolha pela pintura, patinado ou ao natural.

Numa pesquisa rápida, você pode encontrá-los numa faixa de preço de R$ 40,00 o m² e os tamanhos mais recorrentes são 25x10x5cm e 35x17x8cm, produzidos por marcas como Bauth e Spina, especializadas no tijolo maciço artesanal.

Se você deseja utilizá-los em áreas externas ou molhadas, será necessária a impermeabilização do material para que ele responda às intempéries e umidade de forma satisfatória. Conseguimos esse efeito com a aplicação do verniz acrílico, resina ou silicone como acabamento.

Um elemento muito importante por caracterizar e prover estilo à parede de tijolinho é o modo de suas juntas. Com elas, reforçamos a finalidade que se deseja alcançar.

A primeira é a cheia, caracterizada por a massa ser nivelada na superfície do tijolo. Já a frisada não possui massa entre os tijolos, criando uma pequena profundidade entre as peças. A junta seca cria uma composição onde os tijolos se apoiam uns sobre os outros.

Inspirações

No projeto que a Decoreti Rosangela Nunes elaborou para a Laura Grossmann, do empreendimento Dimension Vila Olímpia, de 109m², foi utilizado os tijolinhos brancos na parede onde se localiza a TV. Podemos notar que o revestimento dialoga muito bem com os demais materiais, criando uma harmonia entre eles.

A Decoreti Anielly Freitas apostou nos tijolinhos para a churrasqueira no apartamento de 88m². O revestimento cai como uma luva em áreas gourmet.

A Decoreti Thais Ferreira também se apropriou dos tijolos brancos para compor a área de vivência do apartamento da Caroline Rodrigues, do empreendimento Spazio Sublime – 44m².

E aí, gostou dos tijolinhos e quer aplicar no seu projeto? Clique aqui!

#MateriaisEmFoco #tijolinhos #DecoratiOficial

Confira também na Decorati