Tipos de Nicho

Decorati / Publicado em 01/11/2017

Compartilhe:

Hoje, vamos falar sobre um elemento decorativo muito funcional, que se tornou uma tendência no design contemporâneo: os nichos. Muitas pessoas desejam utilizá-los em ambientes e acabam não sabendo muito bem como. Mas afinal, qual é a definição e a função desse componente na decoração?

O que são nichos?

Tradicionalmente, o nicho é um tipo de cavidade aberta em uma parede para colocar imagens, urnas, estátuas. É muito comum encontrá-lo em igrejas. Recentemente, eles vêm se modernizando e já podemos achá-los em diversos materiais e não necessariamente como uma cavidade na parede.

Dentre os materiais mais utilizados como matéria-prima está a madeira, que pode ser utilizada ao natural ou com algum revestimento, como pintura, textura ou papel de parede. Existem opções mais industriais, como o plástico, acrílico, metal, cerâmica e cimento.

Na hora da escolha, é importante levar em consideração o ambiente onde esse componente será inserido. Informações como umidade não devem ser ignoradas e a melhor opção são os de plástico, acrílico e até metal inoxidável para esses espaços.

Agora, se você deseja ter o nicho embutido na parede do banheiro, você pode revesti-lo com pastilha, tipos de pedra, como mármore ou granito, vidro, azulejo e espelho.

Fitas de led fazem a diferença nesses elementos e os enriquecem de maneira muito criativa, além de contribuir para a funcionalidade. Uma outra ideia muito atual é a instalação de prateleiras no interior do nicho. Eles ficam mais práticos, funcionais e estilosos.

Confira alguns projetos da Decorati onde há a presença de nichos:

Esse é o banheiro da Monica Rodrigues, projetado pelo decorete Lucas Hidalgo. Ele utilizou a pastilhas em conjunto com a cerâmica. Um detalhe interessante é a continuidade das pastilhas fora do box.

No box da Gislaine Navas, a decorete, Lais Matter optou por um nicho embutido na cor branca, que contrasta com o revestimento de porcelanato com textura de madeira.

Nossa arquiteta Tatiane Nabella utilizou os nichos tanto no box como no gabinete do banheiro. Os Nichos instalados são muito práticos nesse espaço para abrigar utensílios de banho, trazendo funcionalidade para o banheiro do Celio Soares.

Deu para perceber que o nicho é super utilitário, prático, democrático e flexível. Agora, é só pegar todas essas dicas e colocar a mão na massa para criar o nicho que mais se adéqua ao seu projeto!

Gostaria de ter um nicho projetado da melhor forma possível? Clique aqui.

Confira também na Decorati