Tapetes na decoração | Dicas e inspirações

Decorati / Publicado em 29/03/2020

Compartilhe:

Para que uma decoração seja agradável visualmente, todos os elementos precisam combinar entre si. Além disso, escolher um estilo para aquele ambiente irá guiar todos os itens que irão compor a decoração. 

Um desses objetos são os tapetes na decoração. Usados de forma correta, eles podem mudar a percepção do espaço, dando um destaque a mais para ele. Também servem para abafar ruídos, são fáceis de mudar de lugar e ainda podem esconder as manchinhas mais chatas no chão. 

Se você está com dúvidas sobre como usar tapetes na decoração, está no lugar certo! Hoje, você vai aprender as melhores dicas e ter acesso às melhores referências direto dos projetos da Decorati! Vamos lá?

Qual o tamanho certo?

tapetes na decoração

O tamanho dos tapetes na decoração vai depender do tamanho do espaço que você pretende colocá-los. 

Essa técnica é empregada pois é o tapete que delimita os espaços. Quando ele é desproporcional ao ambiente, você tem um resultado oposto e que causa estranheza. 

Se você é apaixonada por um tapete estampado, mas ele é desproporcional ao seu ambiente, não se desespere. Você pode dar ainda mais destaque a sua peça fazendo uma sobreposição de tapetes na decoração. 

Você pode comprar um tapete com um tamanho adequado para o seu espaço de um material mais neutro e colocar o seu preferido por cima. Assim, ele vai ficar parecendo um quadro emoldurado. 

Na sala de estar, o tapete deve ter a largura do sofá, de modo que entre debaixo dele pelo menos até a metade. Dessa forma, os dois elementos vão ficar no mesmo plano, deixando o ambiente mais harmonioso. 

Já na sala de jantar, o ideal é que o tapete fique debaixo da mesa. Para isso, é aconselhado que ele tenha 1 metro a mais que esse móvel. Dessa forma, você terá espaço suficiente para arrastar as cadeiras sem que elas se enrosquem no tapete.

Sabemos que nem sempre temos todo esse espaço disponível. Se esse for o seu caso, compre um tapete no mínimo 70cm maior do que a mesa.

Qual o formato certo?

tapetes na decoração

Hoje em dia, existem diversos formatos de tapetes na decoração. O redondo é o queridinho dos que gostam bastante do estilo moderno, mas não é tão simples distribuir os móveis com esse modelo de tapete. 

O recomendado é que os móveis fiquem em cima do tapete. No formato redondo, isso só é possível quando o espaço é muito grande.

Se você quer muito tapetes na decoração que sejam redondos, prefira novamente na composição das peças. Use diversos tapetes desse formato no espaço e aposte em uma decoração mais contemporânea. Os cômodos que mais combinam com essa técnica são o living, salas de tv e home office. 

Uma boa dica para escolher o formato do tapete é levar em consideração os móveis que vão ficar em cima deles.

Por exemplo, tapetes quadrados combinam com móveis no mesmo formato ou redondos, mas tapetes retangulares na decoração ficam melhores com a mobília oval ou igualmente retangular. 

Qual material escolher?

tapetes na decoração

O ideal é escolher materiais que sejam mais resistentes a lavagens, como pura lã ou 100% nylon.

Os modelos peludinhos estão fazendo a cabeça dos apaixonados por tapetes na decoração. Eles podem ser feitos de nylon, lá, retalhos de couro ou lycra e combinam muito bem com ambientes contemporâneos.

O ideal é colocar esses tapetes em espaços onde as pessoas ficam descalças, como o quarto e a sala de estar. Nos outros ambientes, prefira tapetes de altura mais baixa, como algodão feito em tear manual, nylon de pelo curto, sisal, seagrass ou outros tipos de fibra.

Como usar mais de um tapete no ambiente?

tapetes na decoração

Houve um tempo em que era moda colocar três tapetes menores em volta da cama. Se você gosta desse estilo, pode adotá-lo sem problemas, mas você também pode ousar com outra composição de tapetes na decoração. 

Uma boa ideia para quem tem piso de madeira, cerâmica ou pedra é colocar um tapete retangular no sentido contrário da cama. Assim, ele vai ficar sobrando nas laterais e na frente do móvel, dando o mesmo efeito dos três tapetes menores, além de valorizar o material do piso. 

Para ambientes integrados, como salas de jantar, estar e tv, os tapetes não precisam ser exatamente iguais, mas devem ter elementos em comum, como cor, textura, estampa, acabamentos, entre outros.

A distância entre esses tapetes vai depender vai depender do tamanho do seu cômodo e da disposição dos móveis.

Quando não usar tapetes na decoração?

Não é recomendado usar tapetes na decoração de ambientes que têm carpete, pois esse material já é responsável por trazer aconchego ao espaço. 

Dependendo do seu tipo de piso, pode ser que você sofra com escorregões no tapete. Para evitá-los, coloque produtos antiderrapantes embaixo do objeto. Você pode optar pelo PVC ou borracha. 

Para quem tem bichinhos no apartamento, é possível sim ter tapetes na decoração, mas você deve tomar alguns cuidados. 

Os gatos adoram arranhar coisas. Fios então nem se fala, não é? Para conciliar gatos com tapetes na decoração, a dica é comprar alguns arranhadores para o seu bichano. 

Primeiro, o hábito precisa deixar de acontecer. Eles gostam muito de arranhar os mesmos locais, então coloque uma fita dupla face na superfície para ficar incômodo e ele parar de arranhar.

Outra dica é amarrar um fio de nylon preso a um objeto barulhento. Sempre que ele arranhar o fio, vai ouvir um barulho e se assustar. Com o tempo, o gato vai deixar de fazer aquilo. 

Também vale a técnica de respingar água todas as vezes que ele arranhar o tapete e oferecer um mimo toda vez que ele arranhar o arranhador. 

O xixi dos animais de estimação também é um problema. Por ser muito ácido, acaba manchando a superfície dos tapetes, muitas vezes de forma permanente, dependendo do material. 

Hoje em dia, existem diversas opções de tapetes na decoração feitos especialmente para donos de bichinhos, como os feitos com garrafas pet ou polipropileno, materiais que não mancham com a urina dos animais.

Como aumentar a durabilidade dos tapetes na decoração?

Fazer a manutenção de tempos em tempos com certeza vai aumentar a durabilidade dos tapetes na decoração. Como você deve fazer isso vai depender do material que você escolher para a sua peça, mas existem dicas que vão servir para qualquer tipo de tapete. 

Evite deixá-los onde bate sol na maior parte do dia. A luz solar pode fazer com que as cores do tapete desbotem. 

Também não deixe vasos ou qualquer coisa que tenha água perto dos tapetes. Caso aconteça algum acidente e o líquido derramar o material, pode causar manchas que não vão sair. O melhor é fazer é secar a água imediatamente, pois isso aumenta as chances do líquido ser removido. 

Para retirar as manchas de água ou qualquer outro líquido, primeiro você deve secar a substância com um papel toalha ou pano seco. Feito isso, pegue uma esponja com detergente neutro e limpe de fora para dentro, evitando que a mancha se espalhe no tapete. Depois, use um pano úmido para tirar o que sobrou do produto e seque com outro pano limpo e seco. 

Quando pisamos no tapete, as partículas de pó cortam as fibras do objeto. Passe aspirador de pó sempre no sentido da trama para evitar que isso aconteça. 

A limpeza vai depender de alguns fatores. O tapete precisa ser lavado sempre que você perceber que as cores estão mais opacas e que a trama está seca ou endurecida. Observe também se há manchas ou menos brilho no material.

Sabemos que nem sempre existe espaço para lavar os tapetes no apartamento. Por isso, não deixe de levar a sua peça em uma lavanderia especializada. 

Esperamos ter ajudado com as nossas dicas de como usar tapetes na decoração! Sabia que essas técnicas ajudam a dar amplitude em salas pequenas? Veja tudo sobre esse assunto nesse vídeo do canal Obra Café!


E para saber como usar outros objetos na decoração, não deixe de acompanhar o Blog e o Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati