Sala de jantar: dicas de decoração

Decorati / Publicado em 30/11/2019

Compartilhe:

Antigamente, a sala de jantar era um espaço onde o anfitrião recebia as visitas para ostentar seu status e sua qualidade de vida. O espaço era utilizado apenas quando haviam outras pessoas na casa, ou em datas especiais. 

Os tempos mudaram e, hoje em dia, a sala de jantar é onde fazemos todas as refeições no apartamento. O ambiente tem um clima bem mais leve e nele são compartilhados os bons e os maus momentos, além de todos os acontecimentos do dia. 

Também continuamos recebendo visitas de amigos e familiares na sala de jantar, mas com um ar bem mais descontraído do que era há alguns anos atrás, remetendo ao lazer. 

Deu para perceber o quanto a sala de jantar é importante, não é? Por isso, decorá-la para que ela seja o mais agradável possível é essencial. Separamos algumas dicas para você ter um local lindo para comer e receber quem você ama no seu apartamento. 

O layout

É comum que a sala de jantar esteja integrada a outros ambientes do apê, como a sala de estar, cozinha e varanda.

Sendo assim, é importante que os móveis escolhidos para todos esses ambientes tenham o mesmo estilo, para que juntos transmitam a sensação de unidade. 

Falando especificamente da sala de jantar, é interessante optar por fatores que ajudem a deixar o cômodo arejado, bonito, confortável, descontraído e aconchegante. Ou seja, tudo que uma boa sala de jantar deve ser. 

Um ponto importante na hora de definir o layout do ambiente é o espaço de circulação das pessoas. Deixe no mínimo 60 cm de distância entre os móveis e 120 cm entre a parede e a mesa. 

As paredes

sala de jantar

Para quebrar a monotonia do local, a dica é aplicar cor nas paredes. Verde e vermelho são cores bem legais para a sala de jantar.

Além das tintas, você também pode usar outros revestimentos nas paredes, como tijolinhos ou papéis de parede, por exemplo.

Se você sofre com pouco espaço na sala de jantar, coloque um espelho para dar a sensação de amplitude no ambiente. Escolha uma peça sem molduras são as melhores opções nesse caso. 

Os quadros também são uma gracinha e combinam bastante com a decoração da sala de jantar. Eles estão na moda e você pode escolher o modelo que mais combina com a sua decoração. 

O piso 

Não existem muitas restrições de piso na sala de jantar, mas uma dica de ouro é colocar um tapete na região da mesa e cadeiras. Isso vai fazer com que seu piso esteja protegido do constante movimento desses móveis. 

Para acertar na escolha, opte por modelos de fio mais curto, com um material mais resistente e fácil de limpar. 

A iluminação

sala de jantar

Se você tem bastante luz natural entrando na sua sala de jantar, ótimo. A única coisa que você precisa se preocupar é em comprar cortinas ou persianas, para os dias em que o sol estiver muito forte.

Falando sobre luz artificial, existem dois pontos que merecem muita atenção na hora de iluminar a sua sala de jantar. 

O primeiro é que a luz não pode causar reflexo nos olhos das pessoas, principalmente se você tiver espelhos nas paredes. O segundo é que a iluminação não pode fazer com que a mesa fique quente.

Para trazer aconchego para o seu ambiente, é recomendado usar iluminação difusa, puxada para o amarelo.

Em cima da mesa de jantar, é legal colocar um lustre ou uma luminária pendente. Lembrando que ela precisa estar posicionada no meio do móvel e entre 75 cm a 1 m do tampo.

Os móveis

Chegamos ao ponto crucial, os grandes responsáveis por definir a decoração do seu espaço: os móveis!

Mesas e cadeiras

Ao olhar para uma sala de jantar, a primeira coisa que prestamos atenção são as mesas e cadeiras. É por isso que é tão difícil escolher o modelo certo para o ambiente. 

O seu modelo ideal vai depender do estilo de decoração que você pretende aplicar na sua sala de jantar, do tamanho do espaço e do seu projeto

O formato da mesa é um dos pontos mais importantes, porque é ele que define o layout do ambiente e o espaço destinado à circulação de pessoas no local.

Se a sua sala de jantar é retangular ou estreita, é recomendável usar mesas com tampos de bordas retas, como as quadradas e as retangulares. 

Os modelos ovais e redondos podem ser usados para as salas de jantar maiores. Elas também ficam perfeitas com decoração mais informais, pois colaboram para uma interação melhor das pessoas que sentam na mesa.

Para garantir seu conforto e o das visitas também, o ideal é que a distância entre a parte inferior do tampo da mesa e o assento das cadeiras seja de 30 cm aproximadamente. 

Outros móveis

Nem só de mesa e cadeira se faz uma boa sala de jantar. Existem outros móveis que também podem ajudar a compor a sua decoração.

Você pode usar aparadores, puffes, cristaleiras, carrinhos de apoio, banquinhos, entre outras opções que sejam úteis para o seu dia a dia. 

O estilo dos móveis também tem que seguir a decoração que você escolheu para a sua sala de jantar. Também é importante escolher peças que sejam confortáveis, duráveis e bonitas. 

Curtiu as nossas dicas? Se precisar de ajuda para decorar outro ambiente do seu apartamento, não deixe de conferir nosso Blog, Instagram e Facebook

Confira também na Decorati