Prateleiras na decoração | As melhores ideias para o seu apartamento

Decorati / Publicado em 25/03/2020

Compartilhe:

Os itens de decoração têm a grande responsabilidade de expressar nossa personalidade e contar um pouco da história dos moradores do apartamento. Afinal, cada objeto foi comprado, herdado ou ganhado e merece um lugar especial em algum ambiente. 

Para que eles fiquem organizados e não pareçam jogados de qualquer jeito, uma ótima forma de guardar os itens decorativos é colocando estantes abertas, nichos ou prateleiras na decoração. 

Hoje, vamos falar delas: as prateleiras na decoração. Você verá as melhores dicas de como usá-las para dar ainda mais destaque para os objetos que você mais gosta!

Por que usar prateleiras na decoração?

prateleiras na decoração

Atualmente, é quase impossível encontrar um projeto arquitetônico que não tenha prateleiras. Versáteis, elas podem ser colocadas em qualquer cômodo, desde a cozinha, até os quartos.

Caracterizada pelos arquitetos e designers de interiores como peça coringa, as prateleiras na decoração dão utilidade para cantinhos vazios e preenchem áreas que estavam sem função, otimizando perfeitamente o espaço de apartamentos pequenos

Além disso, são peças simples, baratas e que podem ser instaladas facilmente em qualquer parede do apartamento. 

Existem diversos modelos de prateleiras na decoração, como as feitas com tábuas retas, as com formatos diferentes, desenhadas e as com vários níveis de altura.

Você pode optar por instalá-las em painéis ou usar as mãos francesas como apoio. São diversas opções de fixação e você pode escolher qual delas mais combina com o seu estilo.

Como valorizar o espaço com prateleiras na decoração?

prateleiras na decoração

Você pode apoiar qualquer objeto em cima da sua prateleira. Essa escolha vai depender do ambiente que você fixar a sua peça. 

Na cozinha, por exemplo, você pode colocar pratos, panelas, livros de receita e potinhos com tempero. As lavanderias também podem abrigar prateleiras com produtos de limpeza. 

No banheiro, as prateleiras podem dar um toque a mais na decoração. É só colocar frascos de perfumes e cremes, velas aromáticas, difusores, cestos com toalhas e o que mais você achar que é bonito e funcional. 

A sala de estar e o home office são perfeitos para colocar prateleiras na decoração. Isso porque esses ambientes demandam uma personalidade a mais e é aí que entram os objetos decorativos. 

Aposte em porta-retratos, lembranças de viagens, itens de decoração, livros, coleção de DVDs, troféus, objetos antigos e heranças, etc. 

Nos quartos, as prateleiras na decoração são mais funcionais, pois não servem apenas para guardar os itens, como também para valorizar cantinhos mais vazios. Nesse ambiente, elas podem ser usadas para unir móveis, como cabeceiras, mesas laterais, penteadeiras, racks, entre outros. 

Quais são os tipos de prateleiras na decoração?

prateleiras na decoração

As prateleiras podem ser encontradas facilmente em lojas de móveis separadas ou em kit. Existem modelos com suporte embutido ou separado.

Para fazer a instalação na parede, você vai precisar de buchas e parafusos que sejam adequados ao tipo de prateleira que você escolheu e ao material que ela é feita. Existem várias opções, como as de madeira, vidro ou metal.

As prateleiras na decoração com espessura mais fina costumam ser mais baratas. As que são mais grossas, podem conter alguns detalhes, como iluminação embutida ou bordas. Esses modelos são mais indicados para quadros e molduras, por suportarem mais peso. 

É mais comum encontrar prateleiras na decoração dispostas em pares, mas você pode mudar esse padrão, dependendo da sua necessidade para o ambiente e o seu gosto pessoal.

Você pode instalar as prateleiras umas em cima das outras ou então formar desenhos com intervalos diferentes. Converse com um arquiteto e faça um projeto que combine com seu jeito!

Como usar prateleiras na decoração dos ambientes?

prateleiras na decoração

Na internet, você consegue encontrar diversas referências e inspirações de como usar prateleiras na decoração dos ambientes. Um ótimo exemplo é o Blog e Instagram da Decorati! As fotos usadas nesse texto são só uma prévia do que você pode encontrar nas nossas redes sociais. 

Se você leu esse texto até aqui, já sabe que pode usar prateleira na decoração do ambiente que quiser. O que você deve prestar atenção é no material em que a prateleira é feita e a parede onde ela será instalada. Isso tem relação direta em quanto peso ela irá suportar. 

Por exemplo, se você quer colocar livros nas prateleiras, elas precisam ser confeccionadas em um material mais resistente. Outro exemplo são as paredes de gesso acartonado, que possuem pontos certos para a fixação de prateleiras. 

Agora, falando mais da parte estética, você pode criar móveis novos usando apenas prateleiras. É possível pegar algumas tábuas mais claras, finas ou feitas de um material transparente e contrastar com painéis de tv escuros ou com um espelho de fundo. O efeito fica incrível!

Você também consegue fazer uma estante falsa, usando apenas pranchas com nichos de cores diferentes. Outras opções para quem gosta de ousar com prateleiras na decoração é ligar as peças com tijolos, tubos e cabos. O resultado é o design único e bem diferente do convencional. 

Gostou das nossas dicas sobre como usar prateleiras na decoração? Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Confira também na Decorati