Estantes: conheça os principais modelos e dicas de decoração

Decorati / Publicado em 23/12/2019

Compartilhe:

Além de ajudarem a compor a decoração de um espaço, as estantes também auxiliam na organização e ficam lindas em diversos ambientes. 

Isso porque elas são um dos móveis mais funcionais e versáteis que você pode ter no seu apartamento. Na estante, você consegue guardar itens de decoração, lembranças de viagens ou de um dia especial, livros, entre outros objetos.

Com esse móvel, fica bem mais simples deixar seu apartamento com a sua cara! Confira nesse texto algumas dicas de modelo, decoração e organização das estantes!

Estante minimalista 

O estilo minimalista é moderno e sofisticado. Não é a toa que é uma tendência na decoração.

Algumas características do minimalismo são os móveis com linhas retas, simplicidade e ambientes com a sensação de amplitude

Quando pensamos em estantes, às vezes a primeira imagem que vem a cabeça é um móvel que comporta MUITOS objetos. Mas, uma estante minimalista não precisa ser assim.

Os itens de decoração devem ser de cores claras e não muito extravagantes. Também devem aparecer em poucas quantidades.

Bons exemplos são as velas e vasos, que podem ser facilmente distribuídos pelas prateleiras da estante, transmitindo harmonia para a decoração.

Biblioteca em casa

Muita gente tem o sonho de ter uma biblioteca em casa. Afinal, ter um momento de leitura diariamente pode nos relaxar enquanto aprendemos coisas novas!

O que muitos têm dificuldade é em deixar essa área bonita, organizada e agradável. Os aparadores de livros são ótimas opções para isso, mas se você não se identificou com nenhum modelo, dá para improvisar com itens que você já tem no apartamento. 

Use esculturas, objetos e vasos como aparadores. Dessa forma, além de manter a organização, você também consegue transmitir a sua personalidade na decoração.

Dividindo os ambientes

Os ambientes integrados estão em alta, principalmente em apartamentos pequenos e médios. Mas também é interessante ter algum elemento que separe os cômodos. 

A estante também pode ser usada para isso. Nesse caso, o modelo mais indicado é a estante vazada. A decoração pode ser feita com peças mais leves, para não perder a delicadeza e a elegância. 

Estante no home office

O home office é um dos ambientes do apartamento que demanda mais organização. Além dos itens decorativos, a estante tem que abrigar pastas, livros, arquivos, entre outros documentos importantes. 

É necessário que esses itens estejam sempre à vista e com fácil acesso. O estilo da estante do seu home office vai depender da decoração que você escolheu para o local. O ideal é que ela seja grande. 

Uma boa dica é que seu modelo de estante tenha espaços maiores para armazenar caixas organizadoras. Dessa forma, tudo que precisa ficar mais organizado está localizado em um só lugar e você não compromete a decoração do home office. 

Também é legal mesclar os objetos de trabalho com os de decoração de forma harmoniosa. Os espaços livres devem ser preenchidos com o que você gosta para não pesar a decoração do ambiente. 

Cor, cor e mais cor

Se você adora usar cores na decoração, saiba que elas também podem ser usadas na estante sem problemas. 

Você pode optar pelas estantes multicoloridas e transformar um ambiente clean em um estalar de dedos.

Para combinar com esse móvel, use a criatividade nos itens de decoração. Essa estante fica perfeita com um estilo mais despojado.

Funcionalidade na decoração 

Móveis funcionais podem facilitar bastante o nosso dia a dia. Ainda mais quando o apartamento é pequeno ou um studio

As estantes pequenas são as melhores opções nesses casos. Por conta da sua altura, elas também podem servir como aparadores para itens de uso diário, como chaves e carteira. 

Mesmo sendo menores, elas também podem ser decoradas com quadros, velas, porta-retratos, flores e o que mais você quiser!

Tenha um próprio bar

Já pensou poder ter um bar no apartamento? As estantes são móveis perfeitos para acomodar, garrafas, copos e taças.

Você pode optar por ter uma estante apenas para isso ou separar algumas prateleiras para essa função. 

Por ser uma estante do happy hour, você ainda pode colocar peças decorativas com cores diferentes e deixar o móvel com um ar mais descontraído, perfeito para receber amigos no apartamento. 

Estilo personalizado 

Atualmente, a decoração tem ganhado espaço no mercado. Por isso, existem tantos itens de diferentes tipos que fica até difícil escolher qual você vai colocar na sua estante. 

Aproveite essa grande variedade para expressar a sua personalidade na decoração do seu apartamento. Você pode ter miniaturas, cerâmicas, fotos, cristais, entre muitos outros itens. 

Outro fato importante é que a estante pode ser usada em qualquer ambiente. O que você guardará nela vai depender de onde ela vai ficar.

Estante na cozinha 

A cozinha é um ambiente onde são guardados diversos utensílios e eletrodomésticos. Logo, é importante que tudo esteja em um local adequado para não atrapalhar as suas receitas. 

Uma estante na cozinha, além de ajudar na organização, pode dar um charme a mais na decoração do ambiente. 

Estantes de metal ou aço com detalhes aramado são perfeitas para esse local. Além disso, você tem bastante espaço para disponibilizar louças, potes, livros de receita, utensílios e eletrodomésticos. 

Já decidiu qual modelo de estante é o ideal para o seu apartamento? Se quiser uma empresa de confiança que faça móveis sob medida, conte com a Decorati!
Para mais dicas de decoração, continue acompanhando nosso Blog, Instagram e Facebook!

Confira também na Decorati