5 dicas de ouro para usar a madeira na decoração dos ambientes

Decorati / Publicado em 03/10/2019

Compartilhe:

A madeira é um material atemporal. O revestimento remete a sofisticação e a nobreza, mas também é bastante versátil, podendo combinar com diversos estilos de decoração. 

Ela também é conhecida por dar um toque acolhedor aos ambientes. Isso quer dizer que a madeira combina muito bem com materiais mais frios, como cerâmica, ferro, concreto, vidro, aço inox, entre outros. 

Além de todos esses benefícios estéticos, ter um pedacinho da natureza dentro de casa faz muito bem para a qualidade de vida dos moradores do apê. 

Por essas e outras, nesse texto você vai conferir 5 dicas de ouro para usar a madeira na decoração dos ambientes. Vamos lá?

Escolha seu tom de madeira preferido

madeira na decoração

Algumas pessoas têm dúvidas de como combinar tons de madeira. Por isso, o ideal é usar o mesmo tipo de material em todo o ambiente, ou em cores bem parecidas.

Na hora de escolher a cor, é importante pensar em qual sensação você quer transmitir no seu cômodo. Se seu objetivo é dar amplitude ao local, opte pelos tons mais claros. Mas, se você prefere dar um ar mais sofisticado, as madeira escuras são as melhores opções. 

Madeira e couro: uma dupla imbatível

Falando em combinações, unir dois tipos de materiais na decoração também não é tarefa fácil.

O que mais combina com a madeira é o couro. Os dois são revestimentos naturais e, juntos, deixam o cômodo mais sofisticado, prático e cheio de estilo. 

O ideal é que os tons do couro e da madeira sejam bem parecidos. Se você achar que o ambiente ficou muito escuro, é só colocar alguns pontos de luz em outros objetos de decoração, como o tapete, por exemplo.

Aplique pontos de cor

Se você acha que a madeira deixa o ambiente sem cor, você está muito enganado! Objetos decorativos, quadros e acessórios coloridos valorizam ainda mais a madeira. 

As cores que mais combinam com esse material são roxo, vermelho, azul e amarelo. Então, aposte em almofadas, obras de arte, plantas e esculturas que brinquem com essas tonalidades.

Impermeabilize o material 

madeira na decoração

É normal ter receio de usar a madeira na decoração. Afinal, ela tem um grande inimigo: os cupins. Para evitar esse tipo de problema, existe a madeira tratada, que impede que os bichinhos prejudiquem a durabilidade do material. 

A madeira também precisa ser protegida da umidade, ou seja, se você optar por colocar o revestimento no banheiro ou cozinha, será necessário impermeabilizar o material.

Cuidado com o meio ambiente

Por mais que o Brasil seja um país rico em recursos, eles são naturais e não vão durar para sempre. No momento em que vivemos, é de suma importância cuidar do meio ambiente em todos os aspectos da nossa vida, e na decoração do apê não pode ser diferente.

Para fazer a sua parte, compre sempre materiais com certificado. Assim, você não contribui com o tráfico ilegal do material e nem com a desmatação. 

Se você gostar, também há a opção de usar madeira de reaproveitamento e outros materiais que imitam esse revestimento. 

E aí, gostou das nossas dicas? Para conferir mais conteúdos como esse, é só ficar de olho no Blog da Decorati e seguir nosso Instagram e Facebook.

Confira também na Decorati