Estilo rústico | Dicas e inspirações

Decorati / Publicado em 12/02/2020

Compartilhe:

Engana-se quem pensa que o estilo rústico só pode ser usado em casas de campo e em decorações de hotéis temáticos. Apartamentos e casas também combinam muito bem com o estilo rústico. 

Se você se identifica com uma decoração mais aconchegante, confortável e natural, o estilo rústico é a escolha certa para você!

Nesse texto, você vai descobrir o que é o estilo rústico, características principais e dicas para que seu apartamento tenha esse tipo de decoração!

O que é estilo rústico?

estilo rústico

Dizer que algo é rústico significa que foi feito de forma despretensiosa e sem foco nos detalhes, também relacionado ao ambiente rural.

Quando falamos no estilo rústico, os elementos que compõem essa decoração têm um acabamento natural e não são muito delicados. Às vezes, até apresentam algumas imperfeições propositais. 

A mesa de tronco de árvore exemplifica muito bem essa premissa. Ela remete ao ambiente campestre e é super natural. 

Ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil ter uma decoração no estilo rústico no apartamento. Itens de madeira e paredes irregulares e outros elementos simples fazem parte desse tipo de decoração. Também vale abusar de materiais como cal, pedra, barro, couro, cimento e metal polido. 

Quais elementos compõem o estilo rústico?

estilo rústico

Além do que já comentamos no tópico anterior, existem outros elementos que ajudam a compor o estilo rústico na decoração. 

Uma das cores principais do estilo rústico é o off-white, popularmente conhecido como branco sujo. Tons que combinam com a decoração e com essa cor são os terrosos e os pastéis mais claros. 

Detalhes coloridos são colocados nos tecidos, como xadrez, floral, listras, patchwork, chita e algodão. Inclusive, diferentes tecidos podem ser misturados no estilo rústico. 

Se você possui móveis antigos e heranças de família, esse é o tipo de decoração perfeito para encaixá-los no ambiente. Isso porque o estilo rústico traz consigo algumas tendências usadas antigamente. 

A cama, por exemplo, costuma ser menor e mais estreita, enquanto o guarda-roupa, baú, cômodas e mesas são maiores. 

Como o conforto é uma das prioridades no estilo rústico, os sofás são muito aconchegantes e cobertos com mantas e almofadas. As cadeiras de balanço também combinam muito com a decoração. 

O verniz e a laca devem ser deixados de lado. Em vez disso, você pode pintar os móveis ou até mesmo deixá-los com seu revestimento original. Os detalhes não importam muito no estilo rústico, assim como os acabamentos das peças. 

Os tijolinhos, pedras, madeira e tintas em tons claros são os revestimentos mais indicados para as paredes. Já para os pisos, a madeira realmente predomina. 

Se você é fã de tapetes, saiba que eles são bastante utilizados no estilo rústico. Escolha modelos mais simples feitos de materiais que combinem com o piso de madeira, como algodão, sargaço ou fibras de coco, por exemplo. 

As cortinas também caem muito bem nesse estilo de decoração. Opte por modelos mais leves e simples, sempre em tons mais claros e discretos. 

A cozinha é um ambiente que combina bastante com o estilo rústico. Nela, você pode deixar a mostra objetos do dia a dia que remetam a decoração, como jarras de vidro, louças antigas, objetos de cobre, colheres de pau, cestos de vime ou palha, latas e itens artesanais. 

Por último, mas não menos importante, vem a iluminação. No estilo rústico, é muito importante que a iluminação natural seja realçada e valorizada durante o dia. Por isso, as cortinas precisam ser de um tecido fino e leve.

Já na parte da noite, aposte em luminárias com iluminação amarelada para trazer aconchego ao ambiente

Quais são os tipos de estilo rústico?

estilo rústico

Estilo rústico italiano 

Voltado para o clássico, nessa vertente encontramos pedras rústicas e madeira maciça, unindo bastante itens mais chiques com os mais naturais e simples para trazer aconchego ao ambiente. 

Estilo rústico escandinavo

Essa variação do estilo rústico é mesclada com o estilo escandinavo, ou seja, possui vários itens que compõem os dois tipos de decoração. 

A madeira natural, as cores branca e azul, além de baús antigos são ótimos exemplos disso. 

Estilo rústico americano 

Quem nunca assistiu um filme onde os personagens vão passar um tempo em alguma casa de campo com decoração bem característica? Essa imagem que apareceu na sua cabeça exemplifica perfeitamente o estilo rústico americano. 

Aqui, madeiras de diferentes tons são combinadas com itens de cores mais neutras, como o azul. Também aparecem a característica cadeira de balanço e tecido xadrez. 

Estilo rústico inglês

A classe inglesa é bem retrata nessa vertente do estilo rústico. Nela, podemos encontrar poltronas grandes em frente a lareira, sofás de couro e escrivaninhas antigas feitas com madeira nobre. 

Ainda é possível colocar estantes de livros e outros móveis clássicos, perfeitos para trazer conforto e charme. 

Estilo rústico francês

Pode deixar o desgaste dos móveis e as imperfeições bem aparentes nos ambientes rústicos franceses, sejam nos móveis ou nos acessórios. Vale até mesmo investir em peças que tem erros propositais.

Wabi-sabi

Tendência de decoração em 2018, o estilo rústico com inspiração oriental realça a beleza na imperfeição que ocorre com o passar dos anos. Ou seja, não importa se o móvel está velho se ele ainda cumpre muito bem o seu propósito. 

É possível ter um apartamento decorado no estilo rústico?

estilo rústico

O estilo rústico vem se tornando uma tendência de decoração principalmente devido a correria exaustante do nosso dia a dia. Por esse motivo, é importante ter no lar elementos que remetam a natureza e nos ajudem a fugir do estresse da cidade. 

Moradores de apartamento também sofrem com essa rotina, mas a dúvida que fica é: consigo reproduzir a decoração rústica em um espaço menor?

A resposta é: claro que sim! Por conta do espaço reduzido, você pode optar por elementos mais marcantes dentro do estilo rústico. 

Como a madeira é o elemento principal, use cores e estampas que combinem bem com esse material.

Outro aspecto muito importante e presente no estilo rústico são as imperfeições. Uma boa saída é deixar a instalação elétrica exposta.

Além de causar menos sujeira na reforma e acelerar a finalização da sua obra, dá um toque bem moderno e que remete ao estilo industrial. Para as paredes com revestimento, escolha os tijolinhos, pedras, pintura, papel de parede com tecidos citados acima ou até mesmo o cimento queimado, que combinam muito bem com essa premissa.

Também é legal trazer a rusticidade para o ambiente de outras maneiras, como com os objetos e móveis. 

Hoje em dia, é bem mais fácil encontrar mesas, aparadores, itens decorativos, luminárias, puffes, entre outros, que estejam de acordo com o estilo rústico


E aí, gostou das nossas dicas? Se você ainda acha que o estilo rústico não é o ideal para o seu apartamento, não deixe de conferir o Blog e Instagram da Decorati. Lá, você vai encontrar diversas dicas para deixar seu apê do jeito que você sempre sonhou!

Confira também na Decorati