Como aplicar o estilo minimalista na decoração do apartamento?

Decorati / Publicado em 14/11/2019

Compartilhe:

Você conhece aquele ditado que diz que menos é mais? Ele define perfeitamente o estilo minimalista. 

Mais que um tipo de decoração, o estilo minimalista também pode ser aplicado na moda, lifestyle e outros aspectos presentes na nossa vida. 

Ficou interessado? Leia esse texto e aprenda mais sobre o minimalismo na decoração!

O que é o estilo minimalista?

Quando vemos um ambiente com parede branca e poucos móveis, já o caracterizamos como minimalista. Mas, é importante saber dos outros aspectos que definem esse estilo antes de adotá-lo como decoração do apê. 

O objetivo do estilo minimalista é evitar tudo que é desnecessário para o nosso dia a dia. Sendo assim, os cômodos são decorados com poucos itens, são usadas cores claras e neutras, além do layout ser o mais funcional e clean possível, de acordo com a rotina do morador. 

Tudo isso é pensado para que o seu apartamento seja o seu refúgio depois de um dia cansativo de trabalho, por exemplo. Então, conforto e aconchego são conceitos muito presentes no estilo minimalista. 

Mesmo tendo poucos elementos decorativos, o minimalismo tem alguns pontos parecidos com o estilo escandinavo e o industrial. As cores claras e neutras e o uso de materiais naturais, como a madeira e o couro, são os detalhes que a decoração precisa.

O estilo minimalista

estilo minimalista

Nos móveis

Para estar de acordo com o estilo minimalista, o ambiente deve ser arejado, com cores claras e poucos móveis. 

Prefira móveis feitos em madeira. Além de ter uma ótima durabilidade, esse material tem um design simples e com poucas texturas. Se você optar por móveis coloridos, escolha tons neutros. 

Nas paredes

O off-white e o bege são ótimas opções de cores para você usar nas paredes. Além de deixarem o ambiente clean, os tons mais claros dão a sensação de amplitude e ventilação no cômodo.

Por serem claras, parece que as paredes pedem por decoração, não é? Os quadros e pôsteres podem te ajudar. Escolha modelos em tons pastéis, preto e branco ou em cores neutras.

Na iluminação

A iluminação natural sempre é a melhor opção, mas é difícil ter um bom espaço para o Sol entrar em apartamentos hoje em dia. 

Por isso, opte por lâmpadas LED. As luminárias podem ser pendentes ou outro modelo, desde que sejam em cores claras e sem contornos muito rebuscados. 

Falando um pouco sobre material, você tem várias opções para escolher o seu preferido, como madeira, cobre, metal ou concreto. 

No lifestyle 

Claro que você não precisa mudar completamente o seu jeito só para ter o estilo minimalista como decoração do seu apê, mas algumas mudanças podem ajudar a manter o estilo intacto e podem até fazer bem para você. 

Os minimalistas têm poucos objetos, pois acreditam que isso otimiza o tempo no dia a dia, já que fica bem mais fácil saber onde cada coisa está. Sem contar que tudo fica mais organizado e limpo dessa forma. 

Guardar muitos pertences que não utilizamos pode atrapalhar nossa liberdade e aumentar nossa dependência por bens materiais e o medo de perder nossas coisas, segundo o estilo de vida minimalista. 

Pronto para adotar o estilo minimalista no seu apê? Se ainda não tem certeza que essa é a decoração certa para você, confira outras dicas no nosso Blog, Instagram e Facebook!

Confira também na Decorati