Decoração Retrô | Tudo que você precisa saber para ter um apê nesse estilo

Decorati / Publicado em 10/02/2020

Compartilhe:

A decoração retrô é perfeita para quem é apaixonado por cores vivas, formas geométricas e itens que remetam às décadas de 50, 60 e 70. 

Se você se identificou com esse estilo, não pode deixar de conferir esse texto. Aqui, você vai aprender como ter um apê com decoração retrô e um monte de dicas para ter o apartamento dos seus sonhos. Vamos lá?

O que é a decoração retrô?

decoração retrô

O estilo retrô é composto por itens de decoração que eram bastante presentes nas décadas de 50, 60 e 70. 

Contrariando o que muita gente pensa, dá sim para adotar a decoração retrô e ainda ter um ambiente super atual. Ou seja, você pode muito bem mesclar alguns itens de antigamente com objetos mais modernos. 

A decoração retrô é uma das queridinhas entre moradores e arquitetos, pois consegue unir memórias afetivas com a contemporaneidade de hoje, formando espaços encantadores, acolhedores e charmosos. 

Qual a diferença entre o estilo vintage e o retrô?

decoração retrô

É normal acreditar que a decoração retrô e a vintage sejam a mesma coisa, mas é aí que muita gente se engana. 

O estilo vintage é caracterizado por realmente utilizar móveis e acessórios do passado, como as relíquias de família ou objetos comprados em casas de antiguidade, por exemplo. 

Já a decoração retrô é composta por mobília e acessórios que remetam ao antigo. Muitas marcas estão reproduzindo móveis e eletrodomésticos baseados nos que eram usados antigamente, atraindo diversos fãs desse estilo. 

O que não pode faltar na decoração retrô?

decoração retrô

Para te ajudar a ter um apartamento no estilo retrô, vamos passar algumas dicas essenciais para você não errar na decoração.

Com o objetivo de facilitar seu dia a dia e não deixar o ambiente pesado, priorize objetos de decoração que não sejam apenas bonitos, mas também funcionais

Uma das características mais marcantes da decoração retrô é misturar formas e materiais. O ideal é que você escolha dois deles e crie seu ambiente. Os mais utilizados nesse estilo são as formas geométricas e abstratas, estampas florais e xadrez, além do vinil, veludo e plástico. 

Quando pensamos na decoração retrô, logo lembramos das cores fortes, como o vermelho, laranja, amarelo, rosa, azul, branco e preto. 

Unir a forte presença das cores com o mix de formas e materiais não é uma tarefa fácil. Por isso, cuidado com as escolhas. Misturar demais pode deixar seu ambiente pesado e até mesmo cafona. 

Tudo é uma questão de equilíbrio, mesmo em uma decoração tão marcante como a retrô. Uma boa dica é usar cores mais neutras nas paredes e deixar os destaques por conta dos móveis e acessórios. 

Você pode ousar no papel de parede com uma estampa usada na época, eletrodomésticos coloridos e baseados nos modelos mais antigos ou até mesmo pendurar pôsteres e quadros com artistas das décadas passadas. São milhares de opções para você escolher o detalhe que irá fazer a diferença na sua decoração retrô. 

Os móveis usados nas décadas de 50, 60 e 70 são confeccionados com linhas mais simples e retas e são mais baixos, além de terem os famosos pés palitos. Assim como os eletrodomésticos, diversas marcas de móveis estão fazendo modelos inspirados no estilo retrô. 

Um ponto importante para esse tipo de decoração é o sofá. Para uma sala retrô, escolha um modelo mais longo com acabamento liso e brilhante. Não esqueça das poltronas arredondadas para acompanhar. 

Como usar a decoração retrô nos ambientes?

decoração retrô

Cozinha

Um dos grandes destaques da decoração retrô na cozinha são os eletrodomésticos, mas nem só disso se faz uma cozinha nesse estilo. 

Hoje em dia, você pode encontrar diversos itens de cozinha inspirados na decoração retrô, como potinhos de tempero, chaleiras, xícaras e pratos. 

As cortinas na cozinha também eram bastante utilizadas antigamente. Opte por modelos estampados com flores e poás. Dessa forma, você vai ganhar um toque de leveza e delicadeza no seu ambiente. 

Mas, se você prefere algo diferente e único, os azulejos ou até mesmo os adesivos podem te ajudar com isso. Aposte em modelos com uma padronagem mais ousada ou estampado com ícones e personagens famosos antigamente. 

Sala de estar

Na sala, é legal escolher apenas um elemento do estilo retrô para ser o destaque do ambiente. Você pode escolher entre uma mesinha de centro, estante, aparador ou o famoso sofá. Claro, sem esquecer dos pés palito. 

Priorize móveis e objetos com aparência mais envelhecida, que sigam o design retrô ou que tenham tons fortes. 

Aqui, vale usar relíquias de família para incrementar a decoração. Se você tem um aparelho de telefone antigo ou até uma máquina de escrever parada em algum canto, você finalmente achou uma finalidade bem legal para eles.

Quarto 

O papel de parede é uma ótima escolha para quem quer ter um quarto no estilo retrô. Além dele, alguns outros objetos podem dar o tom que você precisa para o seu ambiente. 

Os espelhos com moldura antiga, quadros com fotos de famosos do passado e as luminárias com um visual mais envelhecido combinam perfeitamente com a decoração retrô no quarto. 

Se você curte um visual mais romântico e clássico, é legal investir em uma penteadeira ou escrivaninha baseada nos anos 50. 

Banheiro 

Sim, até o banheiro fica lindo com uma carinha mais antiga. O móvel principal para deixar seu banheiro na decoração retrô é o gabinete, que pode muito bem seguir esse estilo.

Outras ideias são usar ladrilhos adesivos com estampas de antigamente e também as molduras de espelho no mesmo design. 

Se você tem espaço e gosta de relaxar no banho, vale a pena investir naquelas banheiras com pés iguais as de filme. Também é legal colocar objetos do dia a dia no estilo retrô, como potes e produtos de higiene pessoal, por exemplo. 

Você ainda não se encontrou na decoração retrô? Não tem problema! É só assistir esse vídeo do canal Obra Café e conhecer outros estilos. 


Para continuar aprendendo sobre arquitetura e decoração, não deixe de acompanhar o Blog e Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati