Dicas essenciais para fazer uma decoração monocromática no apartamento

Decorati / Publicado em 21/03/2020

Compartilhe:

Sabemos que combinar as cores no apartamento não é uma tarefa simples. Se você tem dificuldades nesse ponto, a decoração monocromática pode ser a sua solução. 

Com ela, você pode ter uma decoração bonita e com o toque de cor que você achar necessário. Você pode optar por um estilo mais clean, deixando as cores mais fortes para os detalhes, ou então fazer o completo oposto e deixar os tons escuros serem parte principal do ambiente. 

Nesse texto, você vai saber como ter uma decoração monocromática no apartamento sem errar, além de pegar algumas dicas sobre estilo super moderno e diferente. 

O que é decoração monocromática?

decoração monocromática

A decoração monocromática é composta de uma cor base do círculo cromático e outras variações de tons dessa mesma tonalidade. Essas variações são feitas adicionando preto ou branco a cor base, deixando-a mais clara ou mais escura. 

Se você acha que é muita coisa usar apenas uma cor na decoração, é possível adicionar cores neutras no ambiente, como preto, branco, bege e cinza. Inclusive, você também pode fazer uma decoração monocromática usando apenas essas cores, como um ambiente todo branco ou em escala de cinza, por exemplo. 

Como escolher a cor da decoração monocromática?

decoração monocromática

A sua cor base para a decoração monocromática precisa combinar com o estilo do ambiente e com o seu gosto pessoal. De nada adianta você querer usar vermelho se na verdade você prefere cores clean na decoração. 

Se você gosta de cores mais fortes, mas não tem experiência com decoração, é melhor deixar essas tonalidades para os detalhes. Dessa forma, a chance de carregar o ambiente visualmente é menor. 

O significado das cores pode ajudar na sua decisão 

É cientificamente comprovado que as cores podem mudar a percepção que temos de um ambiente e modificar o comportamento humano. Elas até são usadas em tratamentos, na chamada cromoterapia

Por isso, é importante saber o que significa cada tom antes de escolher a cor base para a sua decoração monocromática:

  • Laranja: Traz otimismo e energia aos ambientes. A cor é mais usada em salas e cozinhas
  • Vermelho: A cor da paixão, do amor e da arte combina perfeitamente com quartos e banheiros 
  • Rosa: Conhecido por ser uma cor mais feminina, o rosa é mais indicado para quartos, pois traz estilo e delicadeza para o cômodo 
  • Amarelo: A cor do sol é capaz de encher um espaço com alegria e diversão. Ela pode ser usada em quartos e sala de estar
  • Verde: Uma cor super relaxante, pois remete a natureza e calmaria. O verde fica lindo em salas de estar e banheiros
  • Roxo: Cheio de criatividade, o roxo é uma ótima cor para escritórios ou salas de estudo 
  • Azul: Tranquilidade, paz, calma e harmonia são sentimentos causados pelo azul. Aposte nos quartos nessa cor para ter uma ótima noite de sono

Dicas essenciais para fazer uma decoração monocromática

Cuidados de principiante 

Se você não tem experiência decorando ambientes monocromáticos, pode ser difícil começar decorando um ambiente grande. Por mais diferente que pareça, a decoração monocromática não é discreta por usar apenas um tom. Ela chama atenção, é ousada e cheia de personalidade. 

Uma boa dica é começar decorando o banheiro com essa técnica. Ele é um ambiente pequeno e não tem tantos elementos quanto uma quarto ou uma sala de estar, por exemplo. 

Use cores nas texturas 

Mesmo usando apenas uma cor em toda a decoração, isso não impede que você deixe de usar texturas e padrões para compor o estilo do seu ambiente. 

A variação nos tipos de revestimento de pisos, paredes e móveis é essencial para a harmonização da decoração monocromática. Ela dá leveza e movimento para um estilo mais simples e liso. 

Vamos supor que você escolha azul como a sua cor base para a decoração monocromática. Você pode comprar um sofá de veludo e pintar as paredes com tinta fosca, ou então usar um papel de parede estampado. Sentiu a liberdade de criar nesse estilo de decoração?

Não esqueça das cores neutras

As cores neutras podem e devem ser usadas para complementar a decoração monocromática. Se usadas corretamente, elas irão realçar a beleza da cor principal. 

Você pode usá-las em elementos grandes, como pisos e paredes brancas ou sofás pretos e cinzas. Para quem prefere usar mais cores fortes do que as clean, uma boa alternativa é usar materiais que possuem as mesmas cores neutras. Bons exemplos disso são a madeira e o metal.

Isso vai fazer com que sua decoração fique mais sofisticada. Use cores claras na decoração monocromática e tenha um visual incrível no seu apartamento!

Você sabia que a decoração monocromática é uma das tendências de arquitetura para 2020? Para conhecer as outras, não deixe de assistir esse vídeo do canal Obra Café!


E para continuar aprendendo sobre outros tipos de decoração, continue dando uma olhada no Blog e no Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati