Decoração funcional: o que isso realmente significa?

Decorati / Publicado em 18/12/2019

Compartilhe:

Quem acompanha o Blog da Decorati há algum tempo sabe que estamos sempre falando sobre decoração funcional. Mas você realmente sabe o que esse termo significa?

Nesse texto, vamos explicar o que é uma decoração funcional e como aplicá-la no seu apartamento.

Está pronto para aprender mais sobre arquitetura? Então, vamos lá!

O que é decoração funcional?

Ter uma decoração funcional permite que você tenha um lar que esteja adequado a sua rotina e ao seu dia a dia. 

Dessa forma, seu apartamento também fica bem mais confortável e prático, pois agrega algumas facilidades para atividades que você faz diariamente.

Itens obrigatórios em uma decoração funcional 

decoração funcional

Na decoração funcional, todos ou a maioria dos itens e objetos que compõe o seu apartamento cumprem um objetivo e são realmente utilizados. Claro que eles podem ser bonitos também, mas se tiverem alguma outra função melhor ainda, não acha?

Falando apenas na estética, você não deve ter no seu apartamento nada que não ache realmente bonito, ou que não goste tanto assim. Se for esse o caso, esse objeto está sem utilidade, só acumulando poeira, enquanto pode ter alguém que esteja precisando dele. 

A decoração funcional está totalmente relacionada com a praticidade. Por isso, o apartamento precisa ser fácil de limpar. Isso quer dizer que não tem muitas coisas sob os móveis ou espalhadas pelos cantos, só o necessário. 

O último item é que tudo que você usa todos os dias deve estar armazenado em um local de fácil acesso, sem perder a organização. 

Essa última dica é facilmente aplicada na cozinha, onde muitas vezes os utensílios e eletrodomésticos podem fazer parte da decoração. 

Como aplicar a decoração funcional no apartamento?

Aprenda o passo a passo para conseguir transformar sua decoração de hoje em uma decoração funcional!

Analise sua rotina 

Até aqui, entendemos que a decoração funcional tem o objetivo de ajudar no dia a dia, certo? Então, antes de tudo, você deve se perguntar quais são suas tarefas diárias. 

É interessante até mesmo pensar nas atividades mais simples, como por exemplo, qual é a primeira coisa que você faz quando chega em casa?

Também é bom avaliar onde você deixa seus pertences. As chaves e bolsas tem um lugar específico? Você já guarda quando chega no apartamento ou só depois de um tempo?

Pode parecer coisas bem banais, mas será bem mais simples para você ter um lugar fixo e que faça sentido na sua rotina para guardar suas chaves e bolsas.

Lembrando que esses foram só alguns exemplos. A ideia é que você realmente olhe para todas as suas atividades diárias antes de realmente pensar na decoração funcional em si. Assim, fica mais fácil ver o que está faltando para melhorar sua vida. 

Pense nos seus hábitos 

Todo mundo come, dorme, toma banho e faz diversas outras atividades semelhantes. Mas, cada um faz do seu jeito e têm necessidades diferentes na rotina. 

Se você mora sozinho, pense nos seus hábitos. Já para quem mora com a família ou amigos, leve em consideração os hábitos de todos os moradores do apartamento nessa etapa. 

Para facilitar, vamos dar alguns exemplos. Pense onde você costuma fazer as refeições. É na cozinha, na sala de jantar ou na sala de estar?

Os gostos pessoais também podem entrar nessa etapa. Você costuma receber visitas em casa? Quantas pessoas mais ou menos? O que fazem quando se reúnem no seu apartamento? Ou você prefere ter momentos de lazer curtindo sua própria companhia?

Feito isso, você conseguirá analisar se algum momento do seu dia tem sido mais difícil por conta da sua decoração atual. Também vai ficar mais fácil de ver suas necessidades e o que você usa hoje em dia que pode ser descartado. 

Veja tudo que precisa para ter uma decoração funcional

Cumprindo as duas etapas anteriores, você saberá todos os móveis, objetos e acessórios que são necessários para que você cumpra todas as atividades do seu dia. 

Se você faz as refeições na cozinha, vai precisar de um balcão ou uma pequena mesa. Se come na sala de jantar, uma mesa comum já supre a sua necessidade. Mas, se come na sala de estar, que tal optar pelos ambientes integrados? Ou então colocar uma TV na sala de jantar ou na cozinha?

Você recebe bastante visitas em casa? Foque em um ambiente confortável, com sofás e outros tipos de acento e mesas de apoio.

Para quem curte passar mais tempo sozinha, saiba que seu apartamento é seu refúgio, seu lar. Coloque sua personalidade e suas necessidades em todos os cômodos. 

Dicas de como ter uma decoração funcional no apartamento

decoração funcional

Viu como tudo no seu apartamento pode funcionar para você ter mais facilidade no dia a dia?

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, separamos mais algumas dicas que podem te ajudar a ter uma decoração funcional no apartamento! 

Evite móveis muito grandes

Móveis volumosos e decoração funcional não combinam. Eles pesam bastante no visual do ambiente e são difíceis de movimentar e limpar. 

Opte por tecidos práticos 

O tecido do sofá pode causar problemas para muita gente, principalmente para quem tem crianças pequenas no apartamento. 

Prefira tecidos resistentes, como o Acquablock ou lona para o estofado do sofá. Na hora de higienizar, eles são mais simples de limpar.

Móveis multifuncionais podem mudar sua vida 

Quando os móveis têm mais de uma função, você ganhar muitos benefícios, pois são duas ou mais utilidades ocupando um só espaço. 

Uma escrivaninha, por exemplo, também pode ser uma estante. Existem diversas opções de móveis sob medida que podem ser multifuncionais.

Aqui também cabe a dica de dar outro significado aos móveis que você não está usando mais. Por exemplo, uma mesa que está velha, com a manutenção adequada, pode virar uma mesinha para o seu filho fazer as lições de casa, o que acha?

Não deixe a estética te convencer na hora da compra

Se você gosta e se interessa por decoração, sempre está procurando coisas novas, não é mesmo?

Por curtir tanto o assunto, pode ser que coisas que não vão te ajudar a compor uma decoração funcional vão te chamar a atenção na hora de compra. 

Não caia nessa tentação e foque apenas no que você precisa! Seu apartamento e seu bolso agradecem. 

Um bom exemplo é: se você não recebe muitas visitas no apartamento, não precisa de uma mesa com oito cadeiras, certo?


Esperamos que nossas dicas te ajudem muito a compor uma decoração funcional no seu apartamento! Se também está a procura de outros tipos de decoração, vai encontrar tudo que precisa no nosso Blog, Instagram e Facebook!

Confira também na Decorati