Decoração de sala pequena | Inovação, dicas e inspirações

Decorati / Publicado em 19/03/2020

Compartilhe:

Quando temos uma sala pequena, logo pensamos em como vamos aproveitar cada cantinho da melhor forma possível, sem perder o conforto e a estética. 

Por esse motivo, é necessário tomar muito cuidado para inovar uma sala pequena, pois é bem comum que a decoração desse ambiente acabe ficando sobrecarregada. 

Para não errar nesse momento, foque na decoração funcional e confira nossas dicas para inovar uma sala pequena! Aqui, você verá como deixar esse ambiente bonito, confortável e com uma aparência mais ampla!

Funcionalidade nos móveis

decoração de sala pequena

Uma sala pequena pede móveis funcionais e sob medida. Dessa forma, eles são confeccionados com o objetivo de ajudar na sua rotina e se encaixar com perfeição no seu ambiente.

Como são muito versáteis, eles podem servir para auxiliar em mais de uma função no dia a dia. Um bom exemplo disso são as bancadas colocadas em ambientes integrados. Elas unem a sala e a cozinha, além de servirem como aparador para petiscos, drinks e outros alimentos e para fazer a comida em si. 

Use as paredes 

decoração de sala pequena

Para quem tem pouco espaço na sala, explorar outras maneiras de organizar os móveis faz toda diferença. 

As prateleiras e nichos facilitam muito a disponibilidade de utensílios e objetos de decoração em uma sala pequena. Colocar a TV pendurada direto na parede também pode ser uma boa ideia. 

Móveis suspensos ajudam a dar a sensação de amplitude. Então, aposte em racks, buffets e prateleiras. 

A circulação de pessoas é importante

decoração de sala  pequena

Todo ambiente precisa de um espaço confortável para as pessoas circularem dentro dele, e nos espaços menores, não é diferente.

A melhor opção para esses casos é optar por móveis que podem ser removidos de lugar facilmente, como os pufes, por exemplo. Eles podem ser usados e depois guardados embaixo de mesas laterais ou estantes.

Se você está em busca de algo um pouco maior, pode usar as poltronas. Elas fazem parte da decoração e também podem ser transportadas para outros lugares, caso você precise.

Menos é mais 

decoração de sala pequena

Evite móveis grandes ou com muitos detalhes. Eles ocupam mais espaço e não ajudam a dar a sensação de amplitude, diferente da mobília clean, que traz leveza ao ambiente. 

Os móveis com linhas retas usados no estilo escandinavo são uma ótima inspiração. Prefira sofás e poltronas sem braço e com menos profundidade. 

Outra dica é substituir a mesa de centro por mesas na lateral do sofá. Banquetas também são bem legais para colocar itens decorativos em cima. Caso precise delas como acento, é só retirar os objetos. 

Procure deixar o ambiente harmonioso

decoração de sala pequena

Uma sala proporcional é uma sala harmoniosa. Para isso, é necessário pensar nos tamanhos dos itens que estão dispostos no ambiente. 

Uma dúvida comum é a distância indicada da tv para o sofá. Existe uma conta para você não errar nesse cálculo: divida o número de polegadas da televisão por 18. Assim, você terá a distância ideal em metros. 

Visual clean 

decoração de sala pequena

Ambientes mais claros dão a sensação de que o local é maior do que realmente é. Como o branco reflete a luz, isso faz com que o espaço fique mais amplo visualmente. 

Para ter esse efeito na sua sala, prefira elementos de cores claras e neutras, como bege e cinza, além de texturas mais naturais nas paredes, móveis, cortinas e piso. 

Se você ama cores escuras e vibrantes, não tem problema! Elas podem ser usadas para delimitar os ambientes ou então nos detalhes, como almofadas e quadros, por exemplo.

Essa técnica é perfeita para quem gosta de trocar a decoração com frequência. Como sua base vai ser neutra, você não tem que se preocupar se aquele item vai combinar ou não com as outras cores do seu ambiente.

Iluminação não pode faltar 

decoração de sala pequena

A luz natural sempre vai ser a forma de iluminação mais agradável, e por isso, deve ser valorizada. Ela traz diversos benefícios para o seu dia a dia, como bem-estar, mais saúde, bom humor e economia na conta de luz. 

Falando especificamente na luz artificial, fazer um projeto de iluminação irá mudar a sua rotina dentro de uma sala pequena. 

Por exemplo, vale a pena usar luminárias de piso, trilhos ou pendentes para colocar foco no seu detalhe favorito da decoração, como um quadro, poltrona para leitura ou mesa de jantar.

Se você quer deixar sua sala pequena mais aconchegante, aposte na luz amarela. Ela é perfeita para causar esse efeito. 

Espelho, espelho meu 

Usados de forma correta, os espelhos irão causar a sensação de amplitude em uma sala pequena. Por refletirem a luz, eles são uma peça essencial para decorar um espaço menor. 

Você pode ousar e revestir uma parede com espelho ou usá-lo em uma proporção menor, como acabamentos de móveis, por exemplo. Racks, aparadores e mesas laterais ficam lindos com espelhos em sua composição. 

A organização é parte da decoração 

Quanto mais bagunçada a sua sala estiver, menor ela vai parecer. Manter tudo em seu devido lugar vai garantir a organização do cartão de visitas do seu apartamento. 

Pense muito bem onde cada objeto vai ficar e separe um local para itens que facilmente ficam “a mais” no ambiente, como carteiras, chaves, papéis e carregadores. Se precisar, use caixas organizadoras. 

Gostou das nossas dicas? Se precisar de ajuda para decorar outro ambiente do seu apartamento, conte com as dicas do Blog da Decorati!


Confira também na Decorati