Decoração de lavabo | Dicas e ideias

Decorati / Publicado em 17/03/2020

Compartilhe:

A decoração de lavabo é perfeita para transmitir a sua personalidade para quem visita o seu apartamento. Ela também precisa ser funcional e prática para não atrapalhar as pessoas que irão utilizar aquele local. 

Mesmo que o lavabo seja  um ambiente bem pequeno, isso não quer dizer que você não possa ousar na decoração dele, muito pelo contrário! É na decoração de lavabo que você pode ter móveis em diferentes estilos e acessórios que irão fazer toda diferença no visual do espaço. 

Hoje, você vai conhecer dicas, ideias e inspirações para decoração de lavabo. Com as nossas sugestões, você vai saber de detalhes que irão transformar o seu ambiente em bem mais que um simples banheiro. Um espaço sofisticado, aconchegante e prático. É só continuar sua leitura!

Qual a diferença entre banheiro e lavabo?

decoração de lavabo

O lavabo era bastante utilizado em igrejas católicas. Ele era o local onde os fiéis poderiam entrar para lavar as mãos.

Hoje em dia, ele tem uma função parecida no layout dos apartamentos. O lavabo é o lugar onde as visitas podem lavar as mãos quando chegam no seu lar. Para ficar mais funcional, também é colocado um vaso sanitário e um espelho. Assim, a visita pode usar o banheiro e dar uma arrumada no visual quando entra ou sai do seu apartamento.

Isso é ótimo, pois uma pessoa com que você não tem muita intimidade, como um prestador de serviços por exemplo, pode usar o seu lavabo ao invés do seu banheiro pessoal. 

Geralmente, possuem de dois a cinco metros quadrados, e diferentes dos banheiros, não têm chuveiro ou banheira.

Você pode oferecer um cuidado a mais para as suas visitas e colocar ganchos para pendurar bolsas ou jaquetas, disponibilizar toalhas limpas e manter o ambiente sempre cheiroso e arejado. 

Como fazer a decoração de lavabo?

decoração de lavabo

Coloque sua personalidade no ambiente

Por ser um ambiente que não passamos muito tempo, a decoração de lavabo pode conter móveis e acessórios mais ousados, mas que de certa forma combinem com o restante do apartamento e que estejam de acordo com o seu gosto pessoal.

Sendo assim, você pode pintar as paredes com cores claras, como também pode usar um papel de parede estampado ou apostar em um revestimento diferente, como tinta lousa ou borracha.

Existe uma infinidade de acessórios diferentes para colocar na decoração de lavabo, como espelhos com moldura ou sem, quadros, estantes, lustres, adesivos, fotos, ilustrações, plantas, cortinas, entre outros itens decorativos. 

Tudo isso irá transformar o seu ambiente em um espaço exclusivo. Então, escolha um estilo de decoração de lavabo e solte sua imaginação!

Use móveis funcionais 

Por ser um ambiente mais destinado para as visitas, o lavabo fica localizado perto de cômodos sociais, como a sala de estar ou jantar, por exemplo. 

Ele também é bem pequeno, e por isso, pede móveis que sejam funcionais. Aposte em itens que podem ser usados de várias maneiras, como uma bancada com armário embutido ou prateleiras. 

As estantes também podem ser colocadas na decoração de lavabo. Elas são ótimas para armazenar toalhas, lenços e itens de higiene pessoal. Caso não tenha espaço para uma estante, coloque nichos ou outras alternativas como as escadas, que são uma grande tendência na decoração de lavabo e banheiro.

Aposte em tendências e inovações 

A decoração de lavabo pode conter itens mais inusitados e ousados. É o local onde podemos colocar um pouco da nossa personalidade para as visitas conhecerem e verem como o visual do apartamento é bem personalizado em todos os locais. 

Tem coisa que expressa melhor a personalidade de alguém do que quadros e fotografias?

Você pode montar uma gallery wall, ou seja, vários quadros de tamanhos e formatos diferentes na parede do lavabo. 

As paredes podem e devem servir de destaque na decoração de lavabo. Outras opções são usar um papel de parede com estampas modernas ou uma cortina diferente.

Mesmo que seja um tipo de banheiro, o lavabo não tem muita umidade, o que permite que você coloque diversos itens decorativos diferentes que não poderiam ser colocados em outras áreas molhadas. 

Uma bom exemplo disso são os adesivos de parede ou ladrilhos adesivos, que são perfeitos para quem gosta de mudar a decoração do apartamento constantemente.

Além de dar a sensação de amplitude a qualquer ambiente, os espelhos são objetos que trazem elegância a decoração de lavabo.

Detalhes que fazem toda diferença 

Uma decoração sem detalhes é uma decoração incompleta, e no lavabo isso não é diferente. São eles que irão dar a sua personalidade ao ambiente de forma mais intensa.

Alguns bons exemplos são toalhas estampadas, bandejas com sabonetes, cremes com cheirinhos diferentes e velas perfumadas a seu gosto. 

Você também pode apostar em detalhes que além de bonitos, também são funcionais, como um porta toalhas. Esses itens também podem ficar em cima de puffs, banquetas ou da própria bancada. Não esqueça de combinar as cores das toalhas com a decoração de lavabo. 

Falando em bancada, outros acessórios que podem ser colocados em cima desse móvel também devem combinar com a decoração de lavabo, como o dispenser para sabonete.

Atualmente, está super na moda usar plantas na decoração. Elas são lindas e nos deixam um pouco mais perto da natureza. Escolha um tipo de planta que pode ficar armazenada nesse ambiente e dê um toque natural a sua decoração de lavabo. 

Gostou das nossas dicas? Você pode continuar inspirando a sua decoração de outros ambientes do apartamento conferindo outros conteúdos do Blog e Instagram da Decorati!


Confira também na Decorati