Decoração de home office | Dicas para trabalhar em um ambiente perfeito

Decorati / Publicado em 15/03/2020

Compartilhe:

Algumas mudanças no mercado de trabalho fizeram com que cada vez mais pessoas pudessem trabalhar dentro de casa, e assim surgiu o home office. Esse espaço também pode ser usado para outros objetivos, como estudos ou uma mesa para seus hobbies. 

Para que você consiga ter atenção no seu dia a dia, a decoração de home office é super importante. Manter esse espaço organizado e agradável vai fazer toda diferença na sua rotina.

Existem alguns itens essenciais que irão te ajudar a trabalhar com mais conforto e praticidade. Isso porque, com uma boa decoração de home office, você vai se sentir melhor naquele espaço, e consequentemente, produzir melhor. 

Nesse texto, você irá descobrir as melhores dicas para decoração de home office, além de aprender como deixar esse ambiente com a sua cara!

A cadeira perfeita 

decoração de home office

A cadeira é um dos elementos mais importantes na decoração de home office. Afinal, ela é um ponto de destaque desse ambiente, e também é nela que você vai ficar sentado por todo período de trabalho. 

O ponto principal para guiar a sua escolha é o conforto, pois se já é difícil ficar nessa posição em um bom móvel, imagine em um que não é tão bom assim. O formato da cadeira precisa deixar a sua coluna ereta e estofado deve se encaixar no contorno da lombar.

Para quem gosta bastante de cadeiras de madeira, apoie uma almofada do tamanho encosto, garantindo a posição correta das costas.

Se você divide o home office com outra pessoa, é legal ter uma cadeira com regulagem. Assim, você consegue ajustar o tamanho de acordo com a altura de quem vai usar o ambiente naquele momento.

Falando um pouco sobre estética, os materiais que mais combinam com a decoração de home office são o nylon, couro e poliéster com algodão.

A mesa também é importante

decoração de home office

Se a cadeira perfeita é uma escolha importante, a mesa também precisa ser, certo? Existem diversos modelos de móvel para você escolher e colocar na sua decoração de home office. 

O mais indicado é que você opte por uma mesa feita sob medida, mas se você prefere comprar uma planejada ou em loja de móveis, sem problemas também. Lembre-se de que os materiais mais indicados para mesas nesses ambientes são madeira ou vidro.

Escolha a cor certa 

decoração de home office

Além de precisar ser esteticamente agradável, as cores na decoração de home office precisam auxiliar na concentração e produtividade. 

O vermelho é uma ótima cor para os detalhes, já que solta a criatividade. Apenas tome cuidado com a quantidade de objetos vermelhos, pois em excesso, a cor pode causar estresse e irritação. 

Os tons terrosos, como amarelo, marrom e bege são ótimos para dar foco e deixar a rotina mais estável. Sem contar que essas cores são mais fáceis de combinar com outras tonalidades, assim como o branco.

No caso do home office pequeno ou que não tem um ambiente definido apenas para ele, aposte nas cores claras para deixar a decoração mais harmoniosa. 

Um pouco de verde

Plantas na decoração de home office são sinônimo de saúde e bem e estar. Pesquisas mostram que as plantinhas melhoram nosso humor, diminuemo estresse, aumentam a produtividade e influenciam positivamente na umidade do ar, diminuindo a poeira no ambiente. 

Algumas plantas são específicas para ambientes internos. Uma boa opção para home office é a palmeira ráfis, que pode sobreviver independente do tipo de iluminação. Apenas tome cuidado para manter a terra sempre úmida. 

Para quem gosta de flores, a violeta é uma ótima ideia para decoração de home office. Coloque uma iluminação indireta perto dela e regue somente a terra, não passando água nas flores e nas folhagens. 

Funcionalidade na decoração de home office

Praticidade e funcionalidade são dois pilares para decoração de home office. Isso vai ajudar bastante na organização do espaço. 

Tudo que você precisa usar com mais frequência deve ficar em um local de fácil acesso. Dessa forma, você vai economizar um tempo valioso, já que não vai precisar ficar procurando onde estão os seus pertences. 

As gavetas são ótimas para organizar papéis e documentos. O gaveteiro pode ser organizado com tudo que você precisa nas primeiras gavetas, enquanto as demais podem abrigar objetos que você usa menos durante a semana.

Caso sua escrivaninha não tenha gavetas, não tem problema. É possível encontrar facilmente gaveteiros comprados a parte, que podem se encaixar perfeitamente com o seu móvel.

As prateleiras e nichos são ótimas opções para quem não consegue se organizar com as gavetas. O legal dessas  peças é que você pode mesclar elementos de trabalho com os de decoração de home office. 

Cuidado com os equipamentos 

O ambiente onde o home office vai ficar precisa ser o mais agradável possível. Para conseguir esse resultado, pequenas dicas podem ajudar. 

Evite colocar a mesa de frente para a janela. Ao entrar em contato com o sol, seus equipamentos podem se danificar mais rápido. 

Mesmo assim, valorize a luz natural na decoração de home office. Além de trazer benefícios para a saúde, esse tipo de iluminação vai deixar o sem ambiente de trabalho mais aconchegante. 

Pronto para ter a decoração de home office que você sempre quis? Se estiver precisando de inspirações, não deixe de assistir o tour pelo home office no canal Obra Café!

E para ver dicas de como decorar outros ambientes, continue acompanhando o Blog e o Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati