Cristaleira: como usar esse móvel na decoração?

Decorati / Publicado em 22/10/2019

Compartilhe:

Quando pensamos em cristaleira, é normal lembrar da casa das avós ou tias de mais idade. Por isso, é comum ganhar esses móveis de herança, o que acaba fazendo com que eles levem a fama de ultrapassados. 

Esse é um erro que você não pode cometer! A cristaleira está voltando com tudo para a decoração de apartamentos, compondo perfeitamente os estilos clássico, retrô e até mesmo o moderno.

Quer saber como você pode usar esse móvel aí no seu apê? Confira nesse texto dicas incríveis para fazer a cristaleira brilhar na sua decoração. 

O que guardar na cristaleira?

cristaleira

Antigamente, a cristaleira servia, principalmente, para armazenar objetos mais delicados, como louças e cristais. 

Mas, como essa prática acabou mudando ao longo do tempo, hoje ela pode guardar o que você precisar, além de dar um toque bem diferente na decoração. 

Para decidir o que armazenar na cristaleira, primeiro você tem que definir em qual ambiente ela vai ficar. Isso mesmo! Ela pode ser colocada na sala, cozinha, banheiro ou onde você desejar. 

Confira algumas ideias para você se inspirar:

Sala de jantar

Se você optar pela sala de jantar, é legal colocar itens que usamos durante as refeições, como taças copos e bebidas. 

Cozinha 

Na cozinha, a cristaleira também pode ser usada de forma funcional. Coloque cristais, louças, panelas e outros objetos que precisam ficar em um alcance rápido. 

Sala de estar

Aproveite a cristaleira e solte a sua criatividade! O móvel na sala de estar permite que você coloque objetos de decoração que expressam a sua personalidade e gostos pessoais.

Você pode colocar alguma coleção, livros, enfeites, entre outros itens que combinem com seu estilo de decoração.

Banheiro

Para quem gosta de ousar na decoração, a cristaleira no banheiro pode armazenar toalhas, sabonetes, óleos e outros produtos, funcionando como um estoque. 

Como escolher a cristaleira?

Existem diversos modelos de cristaleira feitos com uma grande variedade de materiais. Por isso, é fácil fazer com que o móvel combine com a decoração que você escolheu para o seu apê. 

Além disso, você pode escolher um modelo que irá valorizar ainda mais o seu espaço. Por exemplo, a cristaleira com espelho é perfeita para ampliar ambientes pequenos

Esse modelo também dá destaque para os objetos armazenados, pois reflete tudo que está dentro da cristaleira. Logo, se você optar por ele, não coloque objetos muito grandes para que eles não tampem o espelho.

Mas se você precisa guardar objetos mais delicados, a cristaleira ideal é a com portas. É fácil achar móveis desse modelo feitos de madeira ou vidro. 

Como organizar a cristaleira?

cristaleira

Como os objetos armazenados ganham um destaque maior, é importante que eles estejam bonitos e em bom estado para não estragar a sua decoração. 

Também não é legal colocar muitos itens. Fazendo isso você pode poluir a decoração do seu ambiente. 

Para organizar corretamente a cristaleira, coloque os itens maiores no fundo e os menores na frente. Assim, todos eles podem ser vistos facilmente. 

Como cuidar da cristaleira?

A cristaleira tem como objetivo principal expor itens de decoração que você mais gosta. Por esse motivo, é essencial que ela sempre esteja limpa por dentro e por fora, para não dar aquela sensação ruim de cantinho da bagunça. 

Na parte externa, passe um pano umedecido para retirar a poeira. Se o seu modelo tiver vidro, você pode usar um pano com detergente ou um limpa vidros mais suave. 

Evite produtos que podem riscar ou manchar o móvel para que ele dure bastante tempo e faça a diferença na sua decoração. 

Curtiu as nossas dicas? Não esqueça de acessar o nossos Blog, Facebook e Instagram para continuar recebendo o melhor conteúdo sobre arquitetura e decoração!

Confira também na Decorati