Cozinha integrada com sala | Tendência que facilita a sua rotina

Decorati / Publicado em 13/03/2020

Compartilhe:

A cozinha é um dos ambientes preferidos de muitas pessoas dentro do apartamento, principalmente para quem adora cozinhar. Por conta dessa paixão, infelizmente as pessoas que ficam muito tempo nesse espaço se sentem separadas do resto do apê. 

Para resolver esse problema, foi criada uma bela mudança de layout nas plantas dos apartamentos: a cozinha integrada com sala. Dessa forma, você não precisa perder momentos importantes com a sua família ou as visitas enquanto cozinha. 

Conhecida como cozinha americana, esse tipo de layout foi desenvolvidos nos Estados Unidos e encantou muitos olhos apaixonados por decoração nos filmes estadunidenses. 

Ao ser trazida para o Brasil, a cozinha integrada com a sala sofreu algumas alterações para  ficar mais adequado a nossa realidade. Independente do tamanho do seu apartamento, ter uma cozinha integrada com sala pode melhorar muito a qualidade de vida no seu lar. 

Quer aprender mais sobre o layout de cozinha integrada com sala? Leia esse texto e saiba tudo sobre o assunto!

Por que ter uma cozinha integrada com sala?

cozinha integrada com sala

Ter uma cozinha integrada com sala vai ficar mais fácil reunir a família e os amigos em um só ambiente e de uma forma bem mais confortável. 

Outra vantagem é preparar drinks e alimentos, e mesmo assim, continuar mantendo contato com as pessoas. Isso porque todos eles podem ficar acomodados perto da bancada, enquanto quem gosta de cozinhar fica encarregado dos preparos. 

Se você mora sozinho ou prefere sair com os amigos ao invés de recebê-los em casa, ter uma cozinha integrada com sala também tem benefícios para o seu estilo de vida. 

Esse tipo de layout faz com que você consiga circular com mais facilidade na cozinha. Também fica mais fácil fazer uma refeição rápida, já que a bancada não demanda que você prepare uma mesa toda detalhada. 

Como dividir os dois espaços?

cozinha integrada com sala

Mesmo tendo a cozinha integrada com sala, não significa que você não poderá separar esses dois ambientes. Existem algumas formas de delimitar os dois espaços de uma maneira mais sútil e que combine com o seu estilo de decoração. 

A ilha, por exemplo, é um ótimo elemento para esse objetivo. Ela serve de apoio para preparar refeições e se você tiver uma cozinha grande no apartamento, pode até instalar um cooktop nela.

Se você não quiser usar uma ilha, outra ótima opção é usar um móvel grande que converse com os dois espaços, como uma mesa de jantar, por exemplo. 

Uma forma ainda mais delicada de delimitar os dois espaços é evitar os móveis e usar cores. Pintar as paredes com cores diferentes, mas que combinem entre si, dá a impressão de que os dois ambientes são diferentes, mas que também são complementares. 

Cuidados essenciais 

cozinha integrada com sala

Para que você consiga usar plenamente os dois espaços separadamente ou não, é importante ter alguns cuidados na hora de mudar seu layout para uma cozinha integrada com sala. 

Muitas pessoas têm medo de tomar essa decisão, pois acreditam que a sala vai ficar com cheiros de alimentos. Uma boa coifa vai impedir que o cheiro de fritura ou gordura impregne no sofá ou outros elementos da sala

Por mais que eles sejam dois ambientes distintos, é preciso colocar alguns itens parecidos na cozinha integrada com sala. Pode ser uma cor, um material, tapetes, enfim, o que você achar que combine com o seu estilo. 

Que tipos de móveis usar?

cozinha integrada com sala

Os móveis mais indicados para a cozinha integrada com sala são os sob medida. Usando esse tipo de mobília, você garante que tudo funcione da melhor maneira possível, principalmente em apartamentos pequenos. 

É possível colocar bancada, armários, prateleiras e todos os móveis que você precise para deixar sua decoração funcional e sua cozinha integrada com sala mais aconchegante. 

Precisa de inspirações para fazer o projeto da sua cozinha integrada com sala? Esse vídeo do canal Obra Café mostra dois apartamentos diferentes, mas com a mesma planta, que usam esse tipo de layout. Dê o play e confira!


E para ter mais dicas de como decorar outros espaços no apartamento, não deixe de acompanhar o Blog e o Instagram da Decorati!

Confira também na Decorati