Como escolher o melhor painel para TV

Decorati / Publicado em 09/12/2019

Compartilhe:

Colocar um painel para TV é uma ótima opção para decorar o ambiente e dar a segurança que esse equipamento precisa. 

Por conta disso, existem diversos tipos desse móvel disponíveis em lojas de móveis. Para te ajudar a escolher o melhor painel de TV, fizemos esse texto com tudo que você precisa saber sobre o assunto. 

A escolha do material 

Quando pensamos nos materiais dos móveis do apartamento, o primeiro fator que nos vem à cabeça é a estética. Mas, além da beleza, também devemos levar outros pontos importantes em consideração, como a durabilidade e a resistência. 

Confira alguns dos melhores materiais para produzir o seu painel para TV. 

Madeira

As madeiras mais indicadas para a produção de móveis são mogno, pinho, cedro, carvalho e nogueira. 

Com a manutenção e limpeza corretas, esse material é capaz de durar por muitos anos, sempre com muita resistência. 

Se você optar por um painel para TV de madeira, exija madeira certificada e evite superfícies com muitos nós. 

MDF

O termo MDF vem da expressão Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de média densidade. 

Sua origem é a madeira de reflorestamento e é produzido com fibras do mesmo material e resina sintética. 

É uma opção de material mais barata que a madeira, mas sem perder na aparência e na qualidade. Com o MDF podem ser fabricados diversos tipos de móveis, como armários, cadeiras, mesas, estantes e claro, painel para TV. 

Seu acabamento é bem maleável e versátil, possibilitando a produção em diversas espessuras e tamanhos. Assim, você sempre vai encontrar a opção mais adequada para a sua necessidade. 

Você também pode aplicar camadas anti umidade e antifúngica, para preservar ainda mais o material e a sua família. 

MDP 

Outro material amplamente utilizado na fabricação de painel para TV é o MDP, do inglês Medium Density Particleboard. Em português, o termo significa placa de partículas de média densidade. 

Assim como o MDF, o MDP é feito dos mesmos tipos de madeira e são usadas as mesmas tecnologias para fabricar os dois materiais. A diferença é o que MDF é feito com fibras e o MDP partículas de madeira. 

Ao mesmo tempo que ele é leve, também é resistente. Isso porque o material possui três camadas, sendo uma mais grossa no meio e duas mais finas nas extremidades. 

O MDP se adequa muito bem em móveis projetados em linha reta, como alguns modelos de painel para TV. 

Vidro 

Sim, é possível ter um painel para TV feito de vidro. Além de ser lindo e dar um ar bem moderno para o ambiente, um móvel de vidro é fácil de limpar. A transparência do material combina perfeitamente com o estilo clean, deixando o cômodo com uma decoração mais leve. 

A impressão que dá é que a TV está levitando, já que ela fica embutida no painel. O vidro também ajuda a dar amplitude no local, ou seja, é perfeito para ambientes menores. 

Revestimentos 

Você adora o revestimento da sua parede? Sabia que dá para fazer um painel para TV usando o mesmo material?

Mas, antes de escolher esse material, é importante avisar que essa opção dura muito mais tempo do que as outras. 

Mesmo assim, dá para brincar com as cores, texturas e acabamentos e fazer uma combinação que tenha a sua cara. É um tipo de painel para TV mais prático e fino.

Gesso

O painel para TV de gesso é bem parecido com o de revestimento, com a diferença de que é possível combinar esse material com outros, como o MDF, MDP e madeira. O gesso combina muito bem com uma decoração mais descontraída e moderna. 

Por ser mais barato e ter várias vantagens, o gesso é um material presente em diversos apartamentos. Ele consegue deixar a decoração mais leve e favorece a iluminação

A escolha do estilo 

painel para tv

Por ficar, muitas vezes, em uma posição de destaque no ambiente, o painel para TV chama bastante atenção. 

Sendo assim, você precisa tomar cuidado para não errar na combinação de cores, texturas e acabamentos. 

O ideal é que o painel para TV siga a mesma decoração do cômodo onde ele vai ficar. Quando você escolher o estilo perfeito, procure um móvel que se encaixe perfeitamente nele.

Veja abaixo alguns estilos e quais são as peças que mais combinam com cada um deles. 

Rústico 

A prioridade dentro do estilo rústico é o conforto dos moradores. Nele, os acabamentos perfeitos e simétricos não são obrigatórios

Para ele, um painel de madeira de demolição ou com pedras de corte irregular fica perfeito. 

Industrial 

Esse estilo tem como base as indústrias dos anos 50. Então, itens metálicos e estruturas aparecendo fazem parte da decoração. 

Um painel de tijolos ou em MDF com acabamento cinza para imitar o concreto dá o charme que o local precisa. 

Minimalista 

Como o estilo minimalista é composto por poucas cores ou elementos no ambiente, você pode escolher um painel colorido para contrastar com o clean das paredes ou seguir o mesmo estilo com um painel de madeira clara. 

A escolha do modelo

Além de bonito, seu painel para TV precisa ser funcional. Para que ele fique perfeito na sua decoração e esteja adequados às necessidades do seu dia a dia, você precisa se atentar em alguns pontos. 

Confira alguns modelos para se inspirar e escolher o seu!

Painel de TV suspenso 

Se você já tem um rack na sua sala e quer colocar apenas um móvel para sustentar a TV, esse é o modelo ideal. 

É um móvel mais simples, com uma placa e alguns espaços para colocar itens de decoração. Não é aconselhável colocar outros aparelhos por conta do peso. 

Painel de TV com rack 

Um painel com rack é perfeito para quem precisa guardar itens de decoração e outros aparelhos perto da TV. Alguns modelos vem até com estante para caber realmente tudo que você precisa. 

Você também pode escolher modelos com prateleiras, gavetas, armários com porta de correr e nichos. 

Painel de TV com espelho 

Móveis com espelho são ótimos para quem tem um ambiente pequeno e precisa dar a sensação de amplitude. 

O espelho pode ficar por todo o painel ou apenas em alguns pontos, como as portas do rack ou um dos lados do móvel.

Painel de TV com LED

Quem não adora chegar em casa e maratonar sua série preferida? Ou fazer uma sessão cinema no apartamento? Para melhorar ainda mais esse programa incrível, escolha o painel de TV com LED.

As luzes ficam ao lado do televisor ou na parte de trás do móvel. É só apagar as luzes do ambiente para deixá-lo mais aconchegante, bem parecido com uma sala de cinema. 

Nesse tipo de móvel, você também pode colocar rack e outros tipos de nicho, mas é importante destacar que os fios de LED devem ser instalados na estante e não são spots comuns.

Cuidados com o espaço disponível

As medidas do ambiente são muito importantes e devem ser avaliadas antes de você decidir onde seu painel para TV será instalado. Pensar na disposição dos móveis também pode ajudar.

Hoje em dia, existem diversos tamanhos de televisores. Quanto mais moderno, maior ele é, geralmente. Por isso, é importante se atentar ao espaço disponível entre o campo de visão e a TV. Se ele for menor do que o necessário, todos os moradores do apartamentos vão acabar forçando a vista para acompanhar o que está passando no televisor.

A parede mais distante do sofá é a mais indicada para a instalação do painel, para que o conforto visual esteja garantido. 

Outra dica é não colocar o painel na parede onde bate a luz natural. Ela pode refletir na TV e atrapalhar quem está querendo assistir. 

Acompanhe algumas dicas para aproveitar melhor o painel nos ambientes. 

Cômodos maiores

Um espaço maior oferece mais liberdade para compor o ambiente da forma que você achar melhor. Mesmo assim, é legal conhecer algumas dicas para não se perder na decoração. 

Os painéis largos ou aqueles que vão do piso ao teto são ótimas opções, pois ocupam grande parte da parede e dão o destaque que a decoração precisa. 

Cômodos menores 

Para que não pareça que o móvel está ocupando um espaço maior do que deveria, opte por modelos suspensos. Eles não interferem na base da parede e podem ser instalados em cima de outro móvel. 

Um modelo que deve ser evitado é aquele com mais profundidade para não atrapalhar o espaço de circulação das pessoas.

Outros cômodos 

Engana-se quem pensa que o painel para TV pode ser colocado apenas na sala de estar ou no living. 

O móvel também pode ser instalado no quarto, cozinha, sala de jantar, e até na varanda, se esse ambiente for muito bem coberto. 

Cuidados com a TV

Antes de escolher o modelo ideal do painel para TV, é necessário analisar o tamanho do televisor. Isso porque o painel é um móvel que tem destaque na decoração e se a TV ocupar todo espaço disponível, a decoração do ambiente não ficará harmônica.

Se você optar por móveis planejados, algumas lojas trabalham com alguns modelos prontos para dar suporte à telas de diferentes polegadas. A medida padrão é que o painel seja, no mínimo, 15cm maior que a sua TV. 

O peso do aparelho também pode influenciar na compra do painel. Ele deve ser passado para o vendedor ou arquiteto, que deverá indicar um móvel que aguente o peso tranquilamente. 

Pontos negativos de ter um painel para TV

Até aqui, falamos apenas dos pontos positivos de ter um painel para TV. Mas e os pontos negativos? Vamos falar sobre isso agora mesmo. 

Para fazer a instalação do painel, é necessário furar a parede, o que é uma desvantagem, principalmente para apartamentos alugados. 

Se você tiver uma parede de drywall, por exemplo, esqueça os modelos mais pesados, como os de madeira. O material da parede não consegue aguentar o peso. Nesse caso, escolha os de MDF ou MDP.

Quanto custa um painel para TV?

Existem muitos fatores que podem fazer com que o preço do painel de TV varie, como tamanho, material, detalhes, nichos, gavetas, prateleiras, etc. 

Com a grande variedade desse móvel no mercado, um modelo mais simples pode custar R$60, enquanto um mais moderno e refinado chega até R$2000. 

O importante é pesquisar e encontrar um que esteja que combine com a sua decoração e o seu bolso. Alguns dos melhores modelos do ramo custam a partir de R$200. 

E aí, já escolheu seu modelo do painel dos seus sonhos? Se precisar de mais ajuda para decorar seu apartamento, é só continuar de olho no nosso Blog, Instagram e Facebook!

Confira também na Decorati