As melhores dicas para você deixar seu studio com a sua cara

Decorati / Publicado em 07/11/2019

Compartilhe:

Os studios estão cada vez mais comuns, principalmente nas grandes cidades, onde há a necessidade de morar perto da faculdade, trabalho ou transporte público. 

Mesmo sendo algo bem moderno e que tem o objetivo de facilitar a vida de pessoas que moram sozinhas, é comum ter dúvidas sobre como decorar um studio. Afinal, ele é um imóvel pequeno e precisa ser projetado com cuidado para que nenhum centímetro seja perdido. 

Para você não sofrer com um monte de móveis amontoados ou com a falta de espaço, preste atenção nessas dicas de ouro para decorar o seu studio!

O que é um studio?

Se você está procurando por um apartamento, mas tem dúvidas se um studio é a melhor opção, vamos esclarecer o que esse termo significa para ajudar na sua decisão. 

Um studio é um apartamento pequeno, como se fosse um kitnet. A diferença é que não existem paredes dividindo os ambientes, bem parecido com um loft. As divisões são apenas para banheiro e, às vezes, para o quarto.

Pessoas que moram sozinhas e estão procurando um espaço pequeno e aconchegante, estão optando pelo studio. 

A decoração é um aspecto muito importante na hora de projetar um studio. Ela vai permitir que o apartamento fique agradável, mesmo sendo pequeno. 

Acompanhe as dicas para não errar na decoração!

Móveis

studio

Os móveis que têm mais de uma função têm muita importância quando falamos de espaços integrados e reduzidos. 

Você pode apostar em um painel que permite que você assista e TV em todos os ambientes, uma cama baú, uma mesa dobrável e muitos outros. 

Por isso, é importante contratar um arquiteto para te ajudar nessa missão. Ele vai avaliar suas necessidades diárias e projetar móveis sob medida que atendam às suas demandas no espaço disponível no studio. 

Também é importante ressaltar que o studio não permite muitos móveis no apartamento. Lembre-se sempre que menos é mais e opte por aquilo que é necessário para a sua vida. 

Cama

É legal comentar sobre alguns móveis em específico, como a cama, por exemplo. 

Uma dica é colocar a cama encostada paralelamente à uma parede. Dessa forma, ela pode servir de sofá também e você consegue receber suas visitas otimizando espaço.

A parte de baixo da cama também pode ser usada para armazenar coisas. Móveis personalizados com gavetas ou nichos podem facilitar muito a sua vida.

Prateleiras e nichos

Dependendo da quantidade de pertences que você tem para armazenar, as prateleiras e nichos podem salvar a decoração do seu studio. 

Eles são ótimos porque utilizam as paredes, o que otimiza muito espaço. Também deixam o ambiente muito mais leve do que os armários fechados, por exemplo.

Cores

As cores claras e neutras são ótimas para dar a impressão que o espaço é maior do que realmente é. 

Cores fortes e escuras podem ser aplicadas em móveis ou nos itens decorativos para não causar o efeito contrário das cores claras. 

A iluminação, principalmente a natural, é uma ótima aliada das cores clean para causar o efeito de amplitude. 

Divisão de ambientes

studio

O studio não tem paredes dividindo os ambientes, mas nada te impede de separá-los de uma outra forma se você quiser.

As divisórias ajudam a dar a impressão de que seu imóvel é maior, por conta da separação de ambientes.

Você pode usar móveis, prateleiras, balcões ou biombos para ficar no lugar das paredes. 

Os tapetes também podem ser usados para esse fim. É só colocá-los embaixo de todos os móveis que compõem um ambiente.

Espelhos

Assim como as cores claras, os espelhos são ótimos para dar a sensação de amplitude no ambiente. Além disso, também valorizam a iluminação do studio.

O único cuidado que você precisa ter com os espelhos é o local onde eles serão instalados. Dependendo do que eles forem refletir, poderão prejudicar sua decoração. Evite refletir o banheiro, por exemplo. 

Gostou das nossas dicas? Se quiser vê-las aplicadas em um projeto, não deixe de conferir esse tour no studio de 26m² no canal Obra Café!

Confira também na Decorati