Reforma apartamento pequeno: 5 dicas para otimizar espaços

Decorati / Publicado em 29/12/2017

Compartilhe:

Você precisa de dicas para otimizar espaço? Vivendo em São Paulo, é muito comum morar em apartamentos bem compactos. Em uma das maiores metrópoles do mundo, espaço é um luxo.

Mas não é porque moramos em apartamentos pequenos que queremos nos sentir vivendo em uma lata de sardinha, certo? Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco dicas super simples para se pensar na hora de montar o seu apê.

Dicas para apartamento pequeno

Tenha espelho

Espelhos dão uma sensação de amplitude muito bacana no ambiente, pois dão a ilusão de tudo ser maior. Essa pequena sala parece muito espaçosa por ter um espelho bem posicionado. A ideia foi colocada em prática no projeto da arquiteta Daniella Blanco no apartamento do casal Tatiane & Thiago.

Tenha moveis proporcionais

Não tente ter moveis grandes em um apartamento pequeno. Pode parecer obvio, mas muitas pessoas tem um sofá de seis lugares em um apartamento de 30m², algo que dificilmente vai dar certo.

Pense e planeje bem antes de comprar os seus moveis. Ter a ajuda e um projeto de um arquiteto é sempre útil. Um exemplo é o projeto da Flavia Vieira feito para o cliente Gerson Vaz do Bosque Jaraguá.

Móveis para apartamento pequeno

Sofá cama é o mais conhecido dos moveis versáteis e é uma boa pedida para quem não tem muitos cômodos e quer receber hospedes. Camas retrateis ou box com espaço para guardar as coisas também são ótimas.

O arquiteto Nilson Molina, ao se deparar com o projeto de um apartamento de 26m², teve que planejar ainda mais os cômodos do apê da Sueli Nazaresco, do Selenita Barueri. O legal foi ver uma simples sala se tornar um quarto a qualquer instante.

O bom projeto permitiu que existisse essa mudança, dependendo da necessidade do ambiente e de acordo com o momento. Lembre-se: seja criativo na hora de escolher os seus moveis.

Use cores claras

Uma ótima dica para o ambiente parecer maior é utilizar cores claras. Deixe as cores intensas para algo mais pontual. As cores claras dão uma sensação de amplitude e de continuidade. Um ambiente pequeno com muitas cores fica cansativo e pode parecer ainda menor. Veja o exemplo do projeto da arquiteta Maria Paula, que tornou isso realidade para a Carina Romão.

Você tem mais alguma dica? Gostaram das dicas para otimizar espaço? Deixe nos comentários! Nós adoramos ouvir de vocês.

Confira também na Decorati