Cozinha retrô: saiba como aplicar esse estilo no ambiente

Decorati / Publicado em 28/11/2019

Compartilhe:

O estilo estilo retrô na decoração remete aos itens utilizados na decoração nos anos 50, 60 e 70. 

É na cozinha onde esse estilo se encaixa com perfeição. Charmosa, a cozinha retrô é a melhor opção para quem gosta do clássico e nostálgico, sem deixar a elegância de lado. 

Nesse texto, você vai conferir tudo que precisa saber sobre como ter a cozinha retrô dos seus sonhos. Vamos lá?

Decoração nas paredes

O estilo retrô é composto de diversas referências de época. Uma delas são os letreiros de bistrôs, placas pin-ups e quadros com logos de marcas antigas. 

Se você é fã de algo parecido, pendure esses itens na parede e deixe sua cozinha bem personalizada. 

Outra opção é usar papel de parede com estampas de formas geométricas. Os tons pastéis também podem ajudar a deixar a cozinha com cara mais retrô.

Eletrodomésticos com carinha de antigo 

Os eletrodomésticos retrô são lindos e vão ajudar a compor a decoração da sua cozinha. Lembre-se que retrô não são eletrodomésticos antigos, até porque eles precisam funcionar bem para facilitar seu dia a dia. 

Pensando nos amantes da cozinha retrô, diversas marcas de eletrodomésticos produzem modelos dentro desse estilo com todas as funcionalidades que precisamos nos dias de hoje. Bem legal, não é?

Esses eletrodomésticos são em tons pastéis e têm pontas arredondadas. Você pode optar por uma batedeira, torradeira e até geladeira nesse estilo. 

Luminárias retrô

Para a iluminação, escolha as luminárias pendentes em cores fortes. Mesmo que alguns modelos sejam modernos, elas tem um quê mais retrô e são inspiradas na decoração das décadas de 60 e 70.

Piso de lanchonete

Se você quiser entrar de cabeça na cozinha retrô, o piso perfeito é aquele xadrez preto e branco, que muita gente já viu nas lanchonetes de filmes de época.

Caso você queria algo menos chamativo, pode continuar usando as mesmas cores nos pisos, mas com uma estampa mais neutra ou até mesmo mesclar com o cinza. 

Um pouco de brilho 

Aposte em panelas, bacias, bowls e utensílios domésticos em cobre. Para deixá-los bem à mostra na decoração da sua cozinha retrô, coloque em prateleiras ou pendure em ganchos presos na parede.

Use as cores certas

A cozinha retrô pode ser composta de vermelho, amarelo, bege e o famoso preto e branco. Os tons pastéis também estão presentes: azul piscina, verde tiffany e rosa claro são os mais usados. 

Integrando espaços no estilo retrô 

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar apartamentos que integrem dois ou mais ambientes. Mesmo que essa técnica não seja usada antigamente, é possível unir o estilo retrô a essa facilidade atual. 

Você pode dividir os ambientes com uma parede de cobogós. Além de delimitar os espaços, os cobogós vão ajudar com a ventilação nos locais do apê.

Móveis de época

Assim como no caso dos eletrodomésticos, algumas lojas e marceneiros também fazem móveis em estilo retrô, como as cadeiras e mesas de pé palito. 

Se você quiser, também dá para procurar por peças realmente antigas em feiras de antiguidades, por exemplo. 

Bancos e cadeiras

Colocar bancos e cadeiras na cozinha é uma ótima tática para compor o estilo retrô. Se elas forem de metal, acrílico ou madeira é melhor ainda. 

Outra dica é optar por cores fortes, como o vermelho, laranja e verde. Os pés devem ser finos e o encosto mais arredondado.

Se você gosta de puxar a decoração para um estilo mais romântico, coloque almofadas nas cadeiras. É legal que elas sejam estampadas com flores ou com formas geométricas. 

Curtiu as nossas dicas? Se você gosta de aprender coisas novas sobre decoração, não deixe de acompanhar nosso Blog, Instagram e Facebook

Confira também na Decorati