Materiais em Foco

LEDs: Conheça uma das tendências da decoração

IMG_0108

Quando falamos sobre que tipo de luz usar no apê, certamente a maioria de nós pensa nas tradicionais luminárias de teto, aquelas que ficam penduradas mesmo. E não há nada de errado nisso!

Esse tipo de detalhe, que é extremamente importante, vai de acordo com o estilo do seu projeto. Entretanto, em alguns casos, é possível pensar fora da caixinha na iluminação com leds.

Quando você quiser propor esse tipo de iluminação, para a Decorete que estiver à frente da sua reforma, vale a pena lembrar dos próximos tópicos desse post. Confira como você pode iluminar melhor o seu projeto!

LEDs – Sancas e estilos de projetos

Usar uma iluminação com leds quase sempre exige que sejam feitas sancas no forro de gesso. Mas a questão é que nem todo mundo sabe o que é isso e nem qual o motivo dela ser necessária.

Sanca de gesso é uma estrutura rebaixada, de modo que naquela área, seja possível abrigar o equipamento de iluminação. Muitas vezes vemos essas sancas iluminadas nos tetos, mas é completamente possível colocá-las nas paredes. Isso deixa o ambiente visualmente mais iluminado, clean e sofisticado!

Para aplicar esse tipo de rebaixamento, é vital que sejam contratados profissionais muito bem qualificados. Com boas mãos executando esse trabalho, você pode fazer a sua sanca de formas bem criativas. Por exemplo, fazendo degraus, curvas… enfim, existem várias disposições diferentes!

Sabemos que as sancas cabem muito bem em estilos mais clássicos e contemporâneos ou até mesmo em apês mais minimalistas (neste último, obviamente que com moderação ).

Quando começamos a pensar em apartamentos com uma pegada mais industrial, já lembramos da ausência do forro, e com isso, concluímos que não é possível usar sancas em lugares assim, certo? Bom, nem tanto. Usando um pouco de criatividade, podemos usar esse tipo de iluminação aliada ao mobiliário da casa!

(Projeto do Decorete Lucas Hidalgo. Exibindo sancas de duplas iluminadas no teto, spots na parte mais periférica do ambiente, e fitas de led nos nichos que irão abrigar garrafas do bar, que está ao lado.)

LEDs – Tons e usos

Aqui na Decorati, nós oferecemos todos os tipos de LED. Fitas, luminárias (plafons de embutir no forro, ou de sobrepor direto no teto) e spots (em trilhos, por exemplo). Como já falamos anteriormente, o que você vai usar depende de duas coisas: do seu gosto e do estilo alinhado entre você e a Decorete responsável pelo seu projeto!

Agora, vamos falar um pouco sobre as possibilidades de cores para os LEDs. Isso é bem importante, pois diz muito a respeito de um determinado cômodo e para que ele foi designado.

Branco frio

O uso do branco frio, mais azulado, é recomendado em locais que as pessoas necessitam ter uma sensação de concentração ou dinamismo. É o caso de escritórios e armazéns, por exemplo.

Mas e no ambiente doméstico? Onde é mais adequado usar branco frio? Bom, a resposta é simples: nos locais onde passamos menos tempo, ou então precisamos de uma forma ou de outra nos concentrar, como corredores, banheiros, lavanderias ou cozinhas.

(Projeto de banheiro da Decorete Daniella Blanco, onde ela usou uma iluminação fria e indireta, localizada atrás do espelho)

Branco quente

Por ser mais amarelado, e portanto mais “quente”, é possível associar seu uso em ambientes onde a pessoa que está naquele espaço vai querer se sentir mais confortável. Traz uma sensação de tranquilidade para descansar ali.

Por isso, esse tipo de lâmpada é mais recomendado para áreas de living, sala de jantar ou mesmo dormitórios, onde via de regra, não têm movimentações tão intensas. Isso tudo deixa o ambiente mais aconchegante

LEDs coloridos

Neste ponto, entramos no tema da Cromoterapia. Ela tem diversas ramificações, onde cada cor impacta de formas diferentes no ser humano.

Muitas vezes, suas aplicações envolvem usos voltados a técnicas terapêuticas. Mesmo tendo esse alto grau de especificidade, é possível encontrar muitas cores no mercado. Inclusive, algumas Decoretes já usaram iluminações coloridas em suas composições!

Por que os LEDs?

Muito se diz sobre a superioridade das lâmpadas de LED, mas no que exatamente elas são melhores que as outras opções?

O primeiro fator é certamente o que mais chama atenção: o quanto as lâmpadas de LED impactam no bolso do consumidor.

Apesar de serem um pouco mais caras, elas duram muito mais tempo que qualquer outra, o que faz com que você troque de lâmpada menos vezes com o passar dos anos. Além disso, elas demandam menos energia para permanecerem ligadas, deixando sua conta de energia elétrica mais barata.

No quesito sustentabilidade e segurança, a iluminação com LEDs também se dá muito bem. Não necessita descarte especial, pois não possui componentes tóxicos, como o mercúrio, utilizado em modelos mais antigos de lâmpadas.

Todos esses fatores contribuem para que cada vez mais, as pessoas vejam o LED como a melhor alternativa. Também faz com que outros tipos de lâmpada saiam gradualmente do mercado.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre LEDs, já decidiu como vai usá-los no seu apê? Esperamos que sim! 😀

Não deixe para depois e agende já sua reunião com um Decorete. Venha realizar seu sonho de apê, sem dor de cabeça!

 

 

orçamento-reforma

Deixe um comentário