Grande ideia

Tipos de Cozinha para usar de inspiração!

EdSelfieSP_Decorati_MathoFotografia_004-min

Hoje, aqui na Decorati, pensamos em explicar um pouco melhor sobre os tipos de cozinha que um apê pode ter! No texto abaixo, iremos lhe dar alguns exemplos e breves explicações sobre elas! Tome esses exemplos com inspiração para o seu projeto dos sonhos!

Tipos de cozinha: Americana (aberta)

O princípio de uma cozinha americana é ser aberta, e ter um balcão ou uma ilha. Esse balcão não só cria uma área de respiro para a cozinha em si, mas também integra ela com os demais ambiente! Além de ser uma opção que dá um ar interessante ao apê, ela também é bem prática e não exclui uma possível mescla com os outros estilos de cozinha que mostraremos a seguir. Já que mesmo com a abertura característica, é possível tê-la composta em L, em U, paralela… enfim, existem diversas possibilidades!

O seguinte esquema ilustra a premissa em triângulo da cozinha americana. A sua escolha por um balcão que é mais simples ou uma ilha que é mais funcional, depende apenas do seu espaço disponível, e do seu desejo de atribuir mais objetividade à essa parte da sua cozinha.

 

https://www.casaeplanos.com

 

Quando falamos em integrar e trazer praticidade à área de living, a cozinha em ilha também é uma opção muito interessante! Mas aqui, a proposta é um pouco mais complexa. A ilha tem um papel semelhante ao do balcão presente nas cozinhas americanas clássicas, contudo, também abriga partes importantes da cozinha; seja um forno, fogão, cooktop ou mesmo a pia! A ilha deve ser funcional em algum aspecto; pode até mesmo abrigar uma mesa em conjunto (ou não) com os itens supracitados.

Tipos de cozinha: em corredor (bilateral e unilateral)

Para cozinhas fechadas e com um formato de corredor, temos basicamente duas opções, quando tratamos de apartamentos: uma cozinha unilateral, ou bilateral. Os conceitos são bem simples e os nomes autoexplicativos. No caso da cozinha unilateral, o ponto hidráulico, os eletrodomésticos e mobiliário ficam concentrados no mesmo lado; na mesma parede.

 

Já nas cozinhas bilaterais, a perspectiva é outra. A ideia aqui é que pia, eletros e móveis estejam distribuídos em paredes paralelas. E é importante ressaltarmos esse paralelismo, pois caso elas fiquem em paredes adjacentes, formarão outro layout de cozinha, que é o do próximo tópico!

Tipos de cozinha: em L

Esse estilo não se aplica somente às cozinhas fechadas. É bastante versátil e permite uma boa gama de disposições no quesito organizacional, seja com móveis, objetos decorativos, ou mesmo utilitários, como os eletrodomésticos. Apenas ressaltando o que foi dito no tópico anterior, as paredes de ambientes nesse estilo ficam posicionadas de forma adjacente, como o formato da letra “L” ilustra bem!

https://www.decorfacil.com

 

Uma observação importante: Esse estilo de cozinha, e o anterior, funcionam muito bem para apês com metragens diminutas. Isso se dá pois podem gerar uma maior sensação de amplitude nessa parte quando unimos a cozinha com a lavanderia, sem dividi-las com portas ou algo do tipo. Hoje em dia esse recurso é bastante utilizado pelos designers de interiores!

Tipos de cozinha: em U

Por último, mas não menos importante, temos as cozinhas em “U”! Elas usualmente aparecem em apês com metragens relativamente grandes, já que demandam bastante espaço tanto para circulação, quanto para armazenamento. Elas têm um visual bem bacana, e dependendo da sua amplitude, podem até mesmo abrigar uma mesa de jantar, ou uma bancada para refeições rápidas!

 

https://www.receitas-sem-fronteiras.com

 

E aí, pronto (a) para ter uma cozinha incrível no seu projeto dos sonhos? Então não perca tempo e venha marcar sua reunião com um de nossos Decoretes! Assim você estará um passo mais próximo de fazer a reforma completa do seu apê! Venha! 🙂

orçamento-reforma

Deixe um comentário