Materiais em Foco

Luminárias | A Decorati traz exemplos para você se inspirar!

_MG_0988

Nós já conversamos algumas vezes sobre a importância de escolher o tipo certo de luz para cada ambiente; também discutimos sobre como isso afeta a nossa percepção dentro daquele espaço… mas até agora, não tínhamos falado sobre algo tão importante quanto a luz em si: as luminárias! Sim! Elas têm um papel essencial na parte estética de qualquer apê! Isso pois, querendo ou não, acabam sendo objetos que chama a atenção. Além do que acabamos de dizer, desempenham um papel prático de abrigar as lâmpadas; também têm uma função estética importantíssima. Outro ponto que vale ressaltar, é o seguinte: dada a sua primordialidade, devem estar em sintonia com o ambiente como um todo; para que seja possível obter uma ótima unidade visual!

Hoje nós iremos dar algumas dicas e exemplos do uso de luminárias em apês, para você se inspirar, e até mesmo usar como referências para o seu projeto!

Luminárias embutidas

Esse tipo de luminária, como o próprio nome diz, fica embutida no teto! Mas não vamos nos ater apenas a esse fato. Elas são bastante eficazes e deixam o ambiente bem clean, quase minimalista, já que ficam embutidas no forro. Elas existem com vários designs e faixas de preço diferentes, basta conversar com um de nossos Decoretes e ver o que melhor se adequa ao seu apê!

 

 

 

Luminárias de Sobrepor

As luminárias de sobrepor são bem similares às luminárias embutidas, e também contam com uma grande variedade de formatos e tamanhos. A grande diferença, visualmente falando, é que elas ficam sobrepostas ao teto, como o próprio nome indica, permitindo que sejam aplicados em ambientes bem variados, já que são usadas para iluminar o ambiente de uma forma mais geral, por causa da luz direta que apresentam.

 

 

 Luminárias – Spots

Os spots podem ser de embutir, sobrepor (como os exemplos dados anteriormente), no teto ou no piso. Outra opção é de fixá-los em trilhos eletrificados, proporcionando maior flexibilidade no uso. São sempre direcionáveis e são utilizados para iluminação de destaque. Eles são modernos e muito discretos; podemos afirmar ainda, que têm designs relativamente simples, se comparados com os outros exemplos dessa lista. Apesar disso, a parte mais interessante está nos seus usos, já que podemos combiná-los com diversos estilos, e elementos do ambiente. Também é bom dizer que são muito eficazes, no que diz respeito à iluminar o apê.

 

 

Luminárias – Arandelas

As arandelas podem variar de tamanho, existem das pequenas até as grandes! Dependendo do seu design, podem projetar uma luz difusa, e na maioria das vezes trazem conforto e aconchego ao ambiente. Existem modelos que podem emitir as luzes para cima, para baixo, ou ambos! Reforçando ainda mais a ideia de um lugar aconchegante.

 

Luminárias – Pendentes

Aqui, a cena já muda um pouco, a gama de formas e desenhos disponíveis é consideravelmente maior do que dos primeiros exemplos. Os pendentes são utilizados tanto como iluminação principal, quanto como peças de composição com outras luminárias. Além disso, luminárias maiores podem estar sozinhas, acompanhadas de outras menores (até mesmo de formatos diferentes). Quanto às menores, podem estar em conjuntos idênticos, ou com formas também!

Eles também variam no que diz ao tipo de iluminação, já que dependem do design e do material. Um pendente mais translúcido, por exemplo produz uma iluminação mais difusa; enquanto pendentes com materiais mais opacos criam uma iluminação mais direta. Ainda temos uma outra variação, na qual a fonte de luz está exposta;algo muito visto no estilo industrial, com lâmpadas de filamentos.

Luminárias – Lustres

Se você deseja ir além de todos os exemplos que já demos; e busca algo que seja imponente e vistoso, talvez os lustres sejam a opção para você. São pendentes extremamente rebuscados, e desenhados pensando no apelo visual; a ideia é serem um objeto de foco da decoração de onde estiverem. Com relação à luz que emitem, dizemos que eles possuem um mais de um foco luminoso, o que implica em uma iluminação indireta, portanto, suavizada.

 

 

 

Gostou das luminárias dos nossos projetos? Esperamos que sim! 🙂

Agora que você já está munida(o) de bons exemplos, basta marcar sua reunião na Decorati e venha realizar seu sonho de apê, sem dor de cabeça!

orçamento-reforma

Deixe um comentário