Dr. Decorati

Soluções para reduzir o barulho no apê

barulho no apartamento

Um dos problemas mais recorrentes e desconfortáveis na vida cotidiana de moradores de condomínios é conviver com o barulho causado pelo vizinho, por carros, por animais de estimação, aviões ou obras vizinhas. Esse é um problema complexo de resolver, já que envolve relações pessoais e muitas vezes tentar conversar para solucionar uma situação nem sempre resolve.

Felizmente, o Dr. Decorati vai nos auxiliar sobre como encontrar soluções para reduzir o barulho no apê.

Primeiramente, é importante pontuar que a acústica foi muito prejudicada pelos atuais materiais de construção utilizados em empreendimentos recentes, que nem sempre, são a melhor opção para o conforto acústico. A acústica é um problema que pode ser resolvido arquitetonicamente dependendo de sua causa e origem. Há duas causas principais de ruídos, sendo eles: o aéreo e o de impacto. O primeiro é propagado pelo som, como exemplos podemos citar uma música alta ou o barulho de um avião passando próximo. O segundo, de impacto, é mais grave e complicado de resolver, pois é transmitido por vibrações em um elemento físico como a estrutura da edificação ou uma parede, como exemplos podemos citar, o barulho do salto alto ou um vaso caindo no chão.

O ruído ocasionado pelo som aéreo pode ser resolvido com vedações especiais ou mais robustas, evitando o drywall sem nenhum tratamento ou portas ocas. As janelas anti-ruído são soluções eficazes para enfrentar esse problema, geralmente com vidros duplos e uma camada de ar entre as duas folhas, reduzem significativamente a passagem de som.

Para as portas, algo que é viável e surte um resultado satisfatório é instalar calços de borracha no batente, que serão mais um elemento de vedação.

Para ruídos de impacto o melhor é agir na origem do problema e optar por materiais elásticos que amorteçam a vibração gerada, por exemplo, no caso de salto alto, o ideal seria optar por um piso como o vinílico ou o carpete, que apesar de estar em desuso, possui um bom resultado.

Outras soluções, mas que comprometem um pouco a área útil do imóvel são as paredes duplas e paredes de gesso laminar muito utilizadas em hotéis e hospitais.

A lã de rocha é um material que é utilizado, para fins acústicos, no revestimento de paredes, pisos, estúdios, salas de cinema, coberturas e paredes externas, dentre outros, mas para isso é necessária uma intervenção maior na edificação e geralmente já faz parte do projeto arquitetônico. No entanto é possível instalá-las em paredes internas do seu apartamento.

Ruídos estruturais, como o do elevador ou o da bomba de água do prédio, exigem soluções mais pontuais e especificas que precisam de uma mobilização de todo o condomínio. Sendo o impacto de vibração significativo o isolamento acústico apenas não resolve o problema e por isso deve ser pensado em conjunto um método que
resolva também as vibrações geradas.

 

Gostou das dicas e gostaria de aplicá-las no seu projeto? Clique aqui!

Entre no nosso site para conhecer mais dos nossos trabalhos.

Deixe um comentário